PAT: descubra como recuperar créditos tributários a partir do Programa de Alimentação do Trabalhador

25/02/2015 às 10:51
Leia nesta página:

Empresas cadastradas no PAT podem deduzir 4% do IRPJ a pagar referente à alimentação de seus funcionários

Segundo o Decreto n°5, de 14 de Janeiro de 1991, o qual regulamenta a Lei n° 6.321/76, as pessoas jurídicas tributadas pelo Lucro Real cadastradas no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) poderão deduzir na proporção limitada de 4% do Imposto de Renda (IRPJ) devido, sem o adicional, dos gastos diretos com alimentação. Também, recebe isenção da Contribuição para o Fundo de Garantia sobre o Tempo de Serviço (FGTS e Contribuição Previdenciária) sobre o valor do beneficio.

Isso é possível, pois a legislação entende que as despesas realizadas com a alimentação dos funcionários durante o período-base da pessoa jurídica configura-se custo operacional, podendo assim ser consideradas em igual montante para o fim da dedução do IRPJ. Ainda, o eventual excesso sobre o limite de 4% do imposto poderá ser transferido para até dois exercícios subsequentes, isso é, se do valor do PAT sobrar crédito para dedução, ficará guardado até a empresa utiliza-lo novamente do modo citado.

Ainda, no parágrafo terceiro do Art. 1° do Decreto citado acima, consta que são admitidas na base de cálculo do incentivo as despesas que constituírem diretamente e exclusivamente o custo do serviço de alimentação, como a matéria-prima, mão-de-obra, asseio e os gastos de energia diretamente relacionados ao preparo e à distribuição das refeições e encargos decorrentes de salários.

Para ser realizada a apuração de modo a recuperar créditos nessa operação, é preciso que se verifique se a empresa está enquadrada no programa e se caso estiver, é necessário confirmar se a base de cálculo foi devidamente reduzida. Depois de revisado os recolhimentos e localizado os créditos, deverá ser feita a retificação da Escrituração Contábil Fiscal – ECF (Antiga DIPJ), da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) e a atualização dos valores pela Taxa SELIC.

Existem casos em que as empresas cadastradas no PAT não deduzem corretamente a quantia permitida da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica. Para essas empresas é possível voltar até 60 meses e corrigir esses valores pela Taxa Selic, fazendo o aproveitamento na data atual. Conclui-se, portanto, que as empresas beneficiadas pelo Programa de Alimentação do Trabalhador pagarão menos Imposto de Renda.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
José Carlos Braga Monteiro

CEO fundador do Grupo Studio.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos