As compras de bens e serviços no sistema S

06/04/2015 às 15:47
Leia nesta página:

O texto trata da regulamentação de compras de bens e serviços fora da lei 8.666/93.

O sistema S – composto por Senai, Sesi, Sesc, Senac, Sebrae, dentre outros – é figura ímpar na Organização Administrativa Brasileira. Tem notas de entes públicos e outras típicas de entes privados.

Um exemplo do caráter misto do regime jurídico destas entidades é a forma pela qual estas procedem às aquisições de bens e serviços.

Não se lhes aplica a lei 8.666/93, visto que esta, em seu artigo primeiro não as incluiu dentre as entidades que tem obrigação de lhe aplicar:

“Art. 1o  Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Parágrafo único.  Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.”

Entretanto tais entidades são financiadas por tributos – contribuições sociais ou contribuições sobre a intervenção no domínio econômico – recursos públicos. Desta forma o uso de tal verba está sujeita às regras estabelecidas no artigo 37, caput, da Constituição Federal, ou seja, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Em 1997 o TCU exarou acórdão que reconheceu a inaplicabilidade da norma de compras da administração pública federal ao sistema S bem como se posicionou quanto à linhas mestras que devem pautar o procedimento de compras de tais entidades:

“... os Serviços Sociais Autônomos não estão sujeitos à observância aos estritos procedimentos estabelecidos na Lei nº 8.666/93, e sim aos seus regulamentos próprios devidamente publicados, consubstanciados nos princípios gerais do processo licitatório.” (Decisão 907/1997 – Plenário).”

Pautados em tal decisão os órgãos deliberativos máximos de cada ente do sistema S editam seus regulamentos – que são praticamente os mesmos em todos os casos, alterando-se apenas um ou outra hipótese de dispensa – e são normas simplificadas da legislação federal.

Atualmente tal solução é aplicada também às empresas públicas e sociedades de economia mista federais que editam seus regulamentos de compra, com a diferença que estes são homologados por órgão externo a estas - a presidência da república - o que não se aplica no caso do sistema S.

Os regulamentos preveem contratação por dispensa, inexigibilidade, convite, concorrência, pregão, concurso, credenciamento e cadastramento. O último presente em apenas alguns regulamentos, ainda precisa ser regulamentado.

É polêmica a previsão de hipóteses de dispensa que não encontram espelho na legislação federal. O STF entendeu que a criação de situações que autorizam o administrador a dispensar a licitação é regra geral, o que afastou a possibilidade de estados e municípios fazerem isso. Entretanto, vem sendo reconhecido como possível que os entes do sistema S o façam.

É comum que os candidatos a fornecedor de tais entes pensem que a contratação é livre, como numa empresa privada, ou que pense que se utiliza a norma federal. Tal desconhecimento acaba por prejudicá-los ao longo de processos licitatórios por desconhecimento do procedimento.

Mesmo advogados costumam impugnar editais, interpor recursos ou oferecer contrarrazões baseados na legislação federal, é comum a perda de prazos e a referência a normas que não tem aplicabilidade no âmbito das entidades licitantes.

Desta forma, mais do que nunca é necessário que haja a pesquisa e o estudo, já existindo material específico para o sistema S.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Pedro Camera Pacheco

Graduado pela UCSAL. Pós Graduado em direito tributário pelo IBET. Ex analista judiciário. Advogado do Sebrae/BA.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos