Artigo Destaque dos editores

Princípio da legalidade

Exibindo página 3 de 3
01/03/2003 às 00:00
Leia nesta página:

1.5 PREEMINÊNCIA DA LEI

A Preeminência da Lei é um efeito do Princípio da Legalidade, por assim dizer, o qual condiciona a validade de um ato à sua consonância com a lei. Em outras palavras, significa que todo e qualquer ato infralegal será inválido se estiver em dissonância com alguma lei que trate da mesma matéria.

Nesta acepção o princípio tem um sentido hierárquico, o qual evidencia a máxima de que não há inovação jurídica senão pela lei. A lei só é hierarquicamente inferior à Constituição, todas as outras normas hão de se adequar a ela. "Por exprimir, como vimos, a vontade geral, possui um primado sobre os atos normativos emanados dos demais poderes. Deveras, a administração pública, que a realiza nos casos concretos, apoia-se exclusivamente na lei" ( Roque Antonio Carrazza, Curso de Direito Constitucional Tributário, 5ª edição, Editora Malheiros, página 140 ).

Tratando-se de matéria que não seja reservada exclusivamente à lei, poderão ser editados atos normativos inferiores. Ainda assim os mesmos só poderão explicitar o alcance daquela ou estabelecer regras para a Administração Pública alcançar mais facilmente os objetivos previstos legalmente.

Mas se a lei preexistir ou sobrevier, prevalecerá esta. Nunca haverá conflito de normas quando se contraporem um ato administrativo e uma lei. Isto não é uma antinomia e sim um caso de ato nulo ou anulável.


Notas

01. Historicamente, pode se dizer que decorre desta separação, mas ontologicamente isto não é verdade.

02. Há uma interpretação bastante comum de que a democracia tem como lado ruim a demagogia.

03. Alguns filósofos admitem que Deus é a autoridade suprema, mas mesmo assim questionam a concentração de poderes. Um exemplo é Rousseau que diz que a lei, em última análise, vem de Deus, mas que não é fácil ao homem percebê-la.

04. O que, tempos depois, seria consagrado por Feuerbach, na expressão nullum crimen sine lege, nulla poena sine lege.

05. Por certo não foi o único, nem o primeiro, mas o mais contundente e mais articulado.

06. É bem verdade que hoje este liberalismo está bastante desgastado, mas a importância deste pensador não pode ser descartada.

07. Conforme o pensamento de Maquiavel, pilar do absolutismo.

08. Claro que não construiu seu pensamento com o objetivo de solucionar esta questão, apenas que os liberais se valeram dela.

09. Vide "Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens".

10. Até hoje nossos políticos ignoram esse fundamento político-jurídico, o que é um verdadeiro atestado de analfabetismo político, dada a idade da idéia e o quanto ela foi defendida e difundida.

11. Sobre este tema e a influência do direito natural nas declarações de direitos, diz Alain Touraine: "Esta é a razão pela qual adotei com tanto entusiasmo a idéia do direito natural, inspiradora da Declaração do Direitos de 1789: trata-se de impor limites ao poder social e político, de reconhecer que o direito de ser sujeito é superior à ordem da lei, que a convicção não é uma racionalização da responsabilidade, que a organização da vida social deve combinar dois princípios que jamais se podem reduzir um ao outro, ou seja, a organização racional da produção e a emancipação do sujeito" ( Crítica à Modernidade, 3ª edição, Editora Vozes, página 226 ).

12. Isto se deve à influência das idéias socialistas e keynesianas, uma mais que a outra conforme a natureza do Estado.

13. Trataremos disto nas próximas páginas.

14. É que Kelsen usa muito das categorias lógicas, dos imperativos categóricos, mas esta não é uma opinião unânime.

15. Principalmente porque não se aceita mais um direito frio, indiferente à dinâmica social.

16. Referimo-nos ao desgaste natural, não aos vilipêndios políticos. Sobre isto se falará adiante, quando tratarmos das medidas provisórias. Dalmo de Abreu Dallari apresenta algumas críticas à separação de poderes, dizendo, entre outras coisas, que esta fórmula está superada, que é meramente formalista, que a separação de poderes não assegurou a liberdade individual nem o caráter democrático do Estado, que o liberalismo criou uma sociedade injusta, que os países parlamentaristas não adotam a separação e nem por isso são menos democráticos em tese que os demais e que o aumento da ingerência do Estado na sociedade exige uma nova forma de organização. ( Elementos de Teoria Geral do Estado, páginas 190 a 193 )

17. As críticas à legitimidade da lei devem ser encaradas sempre com reservas, posto que por trás delas pode estar uma verdadeira crítica à democracia e uma defesa de outros regimes políticos, de duvidosa valia. Usamos esta expressão apenas por motivos de coerência, posto que pode mesmo acontecer de a lei não corresponder aos interesses sociais.

18. Em verdade este é um dos grandes problemas da democracia, ainda mais quando se adota a técnica da maioria.

19. Esta é uma crítica bastante pesada, mas baseada nos fatos. Mesmo assim somo defensores do princípio. Trata-se de uma grave distorção promovida pela burguesia após tomar o poder.

20. Aqui se põe o problema da igualdade formal em oposição à igualdade material, o qual tem gerado calorosos debates no Direito, na Ciência Política, na Sociologia, na Economia e, praticamente, em todas as ciências humanas. Nossa opinião, síntese apertada, é de que não há confronto, mas instrumentalidade de uma a serviço da outra, apesar das distorções.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

21. Esta assertiva, por evidente, só se aplica às democracias representativas.

22. Isto importa em legitimidade.

23. Em respeito ao próprio Princípio da Legalidade é melhor que seja muito mais no sentido da lei do que na forma.

24. O que ocorre no momento em função do uso indiscriminado de medidas provisórias. Ver o tópico "Medidas Provisórias".

25. Sobre isto ver Luhman, "Legitimação Pelo Procedimento".

26. Nos referimos à interferência normal do sistema de freios e contrapesos e das outras previsões constitucionais, não aos ataques políticos.

27. Por isto é que não entendemos a colocação de Noam Chomski, que afirma que uma das provas da debilidade do sistema judiciário da América Latina em geral é a exigência de apresentação de provas para a acusação de crime. ( in O que o Tio Sam Realmente Quer ).

28. Aliás, estamos vivenciando um momento assim. O problema da segurança pública está reforçando um discurso conservador que vai de encontro a muitas garantias individuais, com políticos afirmando que as mesmas é que permitem a impunidade. Lamentavelmente o acesso destas pessoas à mídia acaba induzindo uma parcela da população ao erro. Como exemplos temos os conhecidos Afanázio Jasadi, deputado estadual em São Paulo, e o general Nilton Cerqueira, ex-secretário de segurança pública do Rio de Janeiro.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Alexandre Rezende da Silva

advogado em Londrina (PR), especialista em Direito Empresarial

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SILVA, Alexandre Rezende. Princípio da legalidade. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 8, n. 63, 1 mar. 2003. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/3816. Acesso em: 20 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos