A pena de morte e o assassinato da razão

11/05/2015 às 17:25
Leia nesta página:

A punição mais eficiente para um criminoso é ser ele vítima de um crime praticado pelo próprio Estado? Qual a diferença entre o crime praticado pelo transgressor da lei e o cometido por aquele de quem se espera a aplicação da justiça?

E a polêmica do momento ficou por conta dos brasileiros que foram executados na Indonésia, condenados pelo crime de tráfico de drogas. A sociedade ficou dividida entre os que apoiaram a iniciativa do mandatário indonésio e aqueles que se indignaram com o deslinde da situação. Em tempo de crescente insegurança e com o avanço das páginas sociais, que colocam todos em posição de falar e opinar sobre os diversos temas relacionados com o assunto, não raro presenciamos o compartilhamento de falas e fatos distorcidos e equivocados acerca do tema como forma de se conduzir as massas a se posicionar sem qualquer tipo de reflexão ou análise, criando-se, pois, um exército perigosamente manipulável e imbuído de ódio e desejo de afronta à democracia, aos direitos humanos e à ordem estabelecida, sendo tal situação demonstrável historicamente como uma das causas precursoras do advento dos autoritarismos e totalitarismos. No caso em questão, vê-se uma clara intenção de confundir insegurança pública com estado de guerra, quando qualquer um que queira posicionar-se com um mínimo de discernimento e equilíbrio verá claramente que "uma coisa é uma coisa", e "outra coisa é outra coisa".

Guerra

Quando um Estado se levanta em armas contra outro. Situação de não observância da soberania dos países, abusos, afrontas, assassinatos em massa de soldados e civis inocentes. Estágio este por que passou toda a humanidade antes de se organizar em sociedades, civilizações, antes do advento das leis. Thomas Hobbes se pronunciou sobre referida época, aduzindo que o homem é mau por natureza, havendo a necessidade de uma força sobre todos, que retire de cada um parte sua liberdade, que até então era ilimitada; um poder soberano, que deverá atuar para manter a paz social, sendo, assim, o Estado, tal poder sobre os homens, que colocaria um fim no "estado natural de guerra de todos contra todos". O Estado surge, pois, com a assinatura do contrato social entre todos os homens. O iluminista Rousseau, na mesma linha, também falou sobre o contrato social, aduzindo, no entanto, que o homem é bom por natureza, e que o Estado, ao retirar sua liberdade natural, o tornou acorrentado e agressivo.

Estado

Um contrato assinado pelos homens que cederam parte de suas ilimitadas liberdades primitivas e naturais em favor de um poder soberano, sendo cada integrante da sociedade obrigado a cumprir as regras estabelecidas, a fim de que a ordem se mantenha e todos tenham garantidos seus direitos, sobretudo o de ir e vir. Cabe a este Estado fazer cumprir as regras, e, ao infringimento delas, punir o infrator que violou o direito de outrem. Mas qual o limite para a punição? Qual e pena mais apropriada para cada um dos diferentes tipos de crimes? É justo o fato de o Estado cometer um crime para punir outro?

Ora, já o dissemos acima que cada cidadão membro do Estado abriu mão de sua liberdade ilimitada para, dessa maneira, viver em paz. Exorto o célebre teórico Cesare Beccaria, para quem as penas não podem exceder a porção mínima de liberdade depositada por cada indivíduo, sendo qualquer punição que a isso exceda, um abuso, e jamais um ato de aplicação da justiça:

"(...) A reunião de todas essas pequenas porções de liberdade constitui o fundamento do direito de punir. Todo exercício de poder que deste fundamento se afastar constitui abuso e não justiça; é um poder de fato e não de direito; constitui usurpação e jamais um poder legítimo (...)”

BECARIA(2011), página 27

Beccaria aduziu que a pena tem por única finalidade impedir que o infrator siga cometendo os atos delituosos e induzindo a todos os demais a fazer o mesmo. Para ele, a pena tem que ser certa, ou seja, o cidadão tem que estar ciente de que será punido. Contudo, a sanção jamais deverá ser cruel, pois muitos são os exemplos de nações nas quais as penas, sendo cruéis, não impediram a incidência de prática de crimes ainda mais atrozes. A pena justa, para o pensador, sempre deverá ser aquela que representar para o infrator um mal maior do que o almejado benefício pela prática do crime. A crueldade de uma pena estabelece uma injusta proporção entre o delito e a sanção. Assinala, ainda, o teórico, que a pena capital apenas é justificável nas situações de desordem e caos social, quando as leis deixam de ser cumpridas coletivamente, e ainda assim quando tal for a única maneira de se impor novamente a ordem e a paz. Em outras palavras, em situação de guerra. A pena de morte nada mais é que um espetáculo macabro; jamais será uma forma justa de punir.

O próprio Deus, Inteligência Suprema, resumiu seus mandamentos em dez, entre os quais "não matarás" e "amarás ao próximo como a ti mesmo". E ainda assim, seu enviado iluminado, Jesus, padeceu em uma cruz sem absolutamente nada dever. Quando seus algozes questionaram o povo sobre o que fazer com Jesus, este gritou "crucifique-o". Naquele tempo não havia Facebook.

O que é de causar espanto é que geralmente os que se posicionam a favor da pena de morte são justamente aqueles que, por princípios morais cristãos, deveriam abominá-la. Passaram-se dois mil anos e os fariseus ainda estão por aí, e multiplicados, bradando elogios ao presidente da Indonésia pelas ruas ou nas páginas sociais. Alguns o fazem ao sair da igreja, depois de ter ouvido o pregador ensinar as palavras de Jesus, a saber, "atirai a primeira pedra aquele que nunca pecou ".

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Longe estamos da evolução moral e da aplicação da "justiça justa". Quanto mais caminhamos para o futuro, mais nos assemelhamos aos selvagens primitivos e mais cultivamos hábitos e pensamentos a eles inerentes. Quanto mais almejamos ser considerados animais racionais, evoluídos e dotados de faculdades morais, mais ansiamos ser regulados pela Lei de Talião. Quanto mais esperamos que o Estado nos proporcione a paz em troca de nossa recusa à situação de "guerra de todos contra todos ", mais suplicamos que o mesmo nos trate como bárbaros.

Referências bibliográficas:

- BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2011

- HOBBES, Thomas. Leviatã, ou matéria, formas e poder deum Estado elclesiásticos e civil. São Paulo: Martin Claret, 2009

- ROUSSEAU, Jean-Jacques. A origem da desigualdade entre os homens. São Paulo: Lafonte, 2012

- ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. São Paulo: Martin claret, 2007

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos