Direito Tributário e execução fiscal. Da prescrição intercorrente.

24/06/2015 às 18:54
Leia nesta página:

As questões aqui discutidas versarão acerca do instituto da prescrição intercorrente segundo a Lei 6.830/80 e um grande problema no que concerne ao termo a quo da contagem do prazo para que o fenômeno (da Prescrição) manifeste-se no mundo jurídico.

INTRODUÇÃO

Longe de se querer levar à exaustão o tema, o presente trabalho tem o objetivo de elucidar questões de grande relevância no que concerne ao Direito Tributário e à Execução Fiscal regida pela Lei 6.830/1980 (LEF).

Mais especificamente, as questões aqui discutidas versarão acerca do instituto da prescrição intercorrente e um grande problema no que concerne ao termo a quo da contagem do prazo para que o fenômeno (da Prescrição) manifeste-se no mundo jurídico fazendo, destarte, com que a Fazenda Pública perca o direito à pretensão de seguir com o processo de execução face à sua “inércia” e desídia junto ao processo.

Far-se-á breves considerações acerca do instituto da prescrição, analisando-o sob a ótica civilista de Juristas Renomados para, então, adentrarmos à questão principal deste estudo com a exposição dos posicionamentos majoritários dos nossos Tribunais.

Enfim, cinge-se a questão em saber a partir de quando se dá o início do prazo para a contagem da prescrição intercorrente que fulmina a pretensão do Sujeito Ativo Tributário (Fazenda); pode a omissão do Magistrado em não determinar o arquivamento do feito prejudicar o início do prazo prescricional? E quando, efetivamente, inicia-se este prazo, com ou sem o “despacho arquivador”?

BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DO INSTITUTO DA PRESCRIÇÃO

Em decorrência da segurança jurídica, ninguém poderá ver-se eternamente sob o risco de ter seu patrimônio afetado devido a obrigações onde o credor, por inércia ou desídia processual, deixa de agir a fim de ver sua pretensão atendida.

O artigo 189 do Código Civil de 2002 dispõe que violado o direito, nasce para o titular a pretensão, a qual se extingue, pela prescrição, nos prazos em que dispuser a lei (arts. 205 206 do CC/2002).

Em se tratando de Execução Fiscal, a matéria que trata da prescrição do Crédito Tributário encontra guarita no artigo 174 do CTN, que dispõe:

CTN - Art. 174. A ação para a cobrança do crédito tributário prescreve em cinco anos, contados da data da sua constituição definitiva.

A doutrina renomada de Câmara Leal, buscando na sua profunda filosofia jurídica, leciona acerca dos fundamentos da prescrição:

O interesse público, a estabilização do direito e o castigo à negligência; representando o primeiro o motivo inspirador da prescrição, o segundo, a sua finalidade objetiva e, o terceiro, o meio repressivo de sua realização. Causa, fim e meio, trilogia fundamental de toda instituição, devem constituir o fundamento jurídico da prescrição”.[1]

Para Pontes de Miranda, “a prescrição seria uma exceção que alguém tem contra aquele que não exerceu, durante um lapso de tempo, sua pretensão ou ação.”[2]

Para Clóvis Beviláqua: “a prescrição é a perda da ação atribuída a um direito, e de toda sua capacidade defensiva, em consequencia do não uso dela, durante determinado espaço de tempo.”[3]

A melhor doutrina que se conhece acerca do tema prescrição é lúcida ao dispor que aquele que não exerce seu direito e não busca sua manutenção será dele afastado, afinal, não poderá nenhum direito manter-se ad enternum, principalmente diante da inércia causada por quem um dia se disse credor.

O Credor que deixa/deixou de diligenciar, quando poderia ter feito, por lapso de tempo superior àquele permitido pela Lei, verá sua pretensão de ver seu direito reconhecido espancada pelo fenômeno discutido (A prescrição).

É certo que as ilações trazidas até aqui podem, sumariamente, ser interpretadas de forma a serem aplicadas apenas àquelas que “dormem”, quando deixam de buscar o Poder Judiciário a fim de verem seu crédito (Direito) satisfeito.

Ocorre que, outrossim, nenhuma ação poderá permanecer eternamente nos escaninhos do Poder Judiciário quando o maior interessado (o Exequente) deixar de diligenciar processualmente no sentido de ver efetivado o seu direito e, quando isso acontece, surge a Prescrição Intercorrente, objeto principal deste trabalho, o qual passaremos a dar a atenção devida a partir de agora.

O ARTIGO 40 E SEUS PARÁGRAFOS DA LEI DE EXECUÇÕES FISCAIS (Lei 6.830/80)

A priori, mister elucidar que este trabalho, em regra, não se aplica de forma substancial às execuções de títulos extrajudiciais decorrentes de relações do Direito Privado, vez que aquelas relações e sua execução regem-se Pela Civil e Processual Civil, sendo este artigo destinado aos operadores do Direito Tributário para, permissa vênia, contribuir com suas defesas contra a “ambição” desmedida do Fisco em arrecadar impostos, mesmo diante de suas omissões e “inércias”.

O art. 40, caput, da LEF, dispõe que o Juiz suspenderá o curso da execução, enquanto não for localizado o devedor ou encontrados bens sobre os quais possa recair a penhora, e, nesses casos, não correrá o prazo de prescrição.

O dispositivo apresenta o verbo suspender (no imperativo, ou seja, o Juiz não pode, ele deve), ou seja, uma vez não encontrado bens à penhora e suspenso o processo, não há de se falar em prescrição intercorrente.

O §2º daquele dispositivo determina que após 1 (um) ano da suspensão, sem que se tenha tido conta do devedor ou de seus bens penhoráveis, o Juiz ordenará o arquivamento dos autos:

 § 2º - Decorrido o prazo máximo de 1 (um) ano, sem que seja localizado o devedor ou encontrados bens penhoráveis, o Juiz ordenará o arquivamento dos autos.

Veja-se que mais uma vez a Lei, ao utilizar-se do tipo ordenará, a Lei não dá qualquer margem de discricionariedade ao Magistrado, devendo ele cumprir a exegese da norma.

O ponto nodal da controvérsia, encontra-se no §4º do art. 40 da Lei 6.830/80, ao dispor:

§ 4o Se da decisão que ordenar o arquivamento tiver decorrido o prazo prescricional, o juiz, depois de ouvida a Fazenda Pública, poderá, de ofício, reconhecer a prescrição intercorrente e decretá-la de imediato.  

Eis aí o início, segundo a Lei, do prazo para contagem da prescrição intercorrente: da decisão que ordenar o arquivamento dos autos por não terem sido encontrados nem o devedor e nem os seus bens e, é claro, diante da inércia da Fazenda em no período em que os autos foram arquivados Ela (Fazenda Pública) não ter providenciado qualquer diligência a fim de ver satisfeito o seu crédito.

Mas o assunto não parece simples, carecendo de maiores esclarecimentos.

E se tiver ocorrido o lapso temporal que enseje a prescrição sem, no entanto, ter-se dado o despacho arquivador? E se a fazenda não tiver sido intimada a se manifestar nos termos do § 4º supra transcrito? Poderá o sujeito passivo ser penalizado?

As respostas não são tão simples de serem dadas.

É que nos casos concretos tanto pode não serem encontrados bens penhoráveis, como aqueles encontrados podem não ser suficientes para o pagamento do saldo devedor e a partir daí, a Fazenda deve-se manter atenta com sua diligências.

Neste diapasão, dispõe o art. 40, da LEF, que não sendo encontrado o devedor ou bens à penhora, o processo deve ser suspenso por um ano e fazendo a subsunção desta norma à infinidade de possibilidades no mundo fático, uma vez que não encontrados bens ou, o bem penhorado não seja suficiente ao pagamento do crédito devido, o Fisco, naquele momento em que toma ciência disso, deve pedir o que ache de direito a fim de obter o alegado crédito, sob pena de não o fazendo, perder o direito à pretensão.

A falta de interesse da Fazenda Pública invoca o instituto da prescrição intercorrente repousada no artigo 40, §4º, da LEF.

Clarividente que não há dívida eterna e o credor que passa 5 (cinco) anos sem requerer o que entende devido não pode ser socorrido pelo direito sob pena de se estar pondo em risco a segurança jurídica e o desrespeito às leis que guarnecem os direitos do jurisdicionado.

A súmula 314 do C. STJ é patente ao reconhecer que a prescrição intercorrente inicia-se após um ano sem que tenha-se encontrado o devedor ou qualquer bem que quite a dívida:

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

“Súmula 314/STJ. Em execução fiscal, não localizados bens penhoráveis, suspende-se o processo por um ano, findo o qual se inicia o prazo da prescrição qüinqüenal intercorrente.”.

Verifica-se que, conforme se extrai do Sumulado pelo STJ, a suspensão do processo dá-se no momento em que não se encontra o devedor ou seus bens e, inobstante a inexistência de despacho que suspenda o processo (art. 40 da LEF), trata-se de exegese da lei, onde a omissão do Magistrado não pode prejudicar o jurisdicionado face a existência de norma imperativa que determina o que há de ser feito, eis o princípio da legalidade.

O Ministro do Superior Tribunal de Justiça Mauro Campbell Marques, Relator do REsp 1340553 / RS recebido sob a égide do art. 543-C, que discute a questão da prescrição intercorrente na Execução Fiscal, manifestou-se acerca do tema afirmando que “o espírito do artigo 40 da LEF é o de que nenhuma execução fiscal já ajuizada poderá permanecer eternamente nos escaninhos do Poder Judiciário ou da procuradoria fazendária encarregada da execução das respectivas dívidas fiscais”.

Para o Ministro, somente a lei, e não o juiz, nem a procuradoria da Fazenda Pública é a senhora do termo inicial do prazo de um ano de suspensão previsto no caput do artigo 40 da LEF:

“Não cabe ao juiz ou à procuradoria a escolha do melhor momento para o seu início. Constatada a não localização do devedor ou a ausência de bens pelo oficial de Justiça e intimada a Fazenda Pública, inicia-se automaticamente o prazo” (STJ - REsp nº 1340553 / RS (2012/0169193-3) autuado em 15/08/2012).

É que no momento em que a Fazenda é conhecedora de que não há bens, ou que o bem nomeado à penhora é insuficiente para quitar o débito, dá-se início à suspensão do processo, por força do art. 40, da LEF e, neste momento, inicia-se o prazo prescricional intercorrente, por força da lei e conforme Sumulado pelo STJ.

O que importa é que a Fazenda tenha tomado ciência da inexistência de bens capazes de quitar a dívida, não possuindo, a falta de despacho de suspensão, o condão de desvirtuar o regramento legal nem, tampouco, de causar prejuízo ao Contribuinte.

No que concerne à suspensão automática do processo, bem como seu arquivamento, inobstante o REsp, do RS, recebido sob a ótica do 543-C, do CPC, que põe fim a esta discussão, há muito o STJ vem manifestando-se de forma a amparar a tese aqui defendida:

“AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL. TRIBUTÁRIO. EXECUÇÃO FISCAL. SUSPENSÃO DA EXECUÇÃO. INTIMAÇÃO DA FAZENDA. DESNECESSIDADE. PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE DECRETADA. PRECEDENTES. ENUNCIADO N. 83 DA SÚMULA DO STJ. - Desnecessária a intimação da Fazenda Pública da suspensão da execução fiscal por ela mesma requerida, bem como do arquivamento, pois este decorre automaticamente do transcurso do prazo de um ano,conforme dispõe o enunciado n. 314 da Súmula/STJ. - Suspensa a execução e decorrido o quinquênio legal, correta a decretação da prescrição intercorrente após ouvida a Fazenda Pública, que não suscitou causa suspensiva ou interruptiva do prazo.Precedentes do STJ.Agravo regimental improvido. (STJ - AgRg no REsp: 1217890 RS 2010/0194905-0, Relator: Ministro CESAR ASFOR ROCHA, Data de Julgamento: 17/11/2011, T2 - SEGUNDA TURMA, Data de Publicação: DJe 23/11/2011).”

Destarte, diante da ausência de bens à penhora e sabedora deste fato a Fazenda Exequente, invoca-se a redação do art. 40 da LEF e da súmula 314 do STJ no sentido de suspender o processo para que, ao final de um ano, inicie-se o prazo prescricional intercorrente, sem se fazer necessário o despacho de suspensão, tampouco, o despacho de arquivamento.

CONCLUSÕES

Por tudo aqui exposto e debatido, fazendo minuciosa análise da lei e da Jurisprudência Sumulada, todavia, longe de esgotar o assunto, tem-se que o conhecimento, por parte do Fisco, de que não foram encontrados bens do devedor ou os encontrados não suprem o débito, independentemente de despacho Judicial (pois a Lei é exegética e não atribui discricionariedade), naquele momento inicia-se o prazo prescricional, cabendo à Fazenda Pública estar atenta aos seus créditos, sob pena da perda da pretensão de cobrá-los.

Resta esperarmos para que aquele Recurso Especial, recepcionado sob a égide do art. 543-C, do Diploma Processual Civil, seja no sentido de pacificar, por completo a discussão aqui traslada, pois só assim, o Judiciário atribuirá a segurança jurídica que tanto espera a sociedade pagadora de impostos.

Todavia, ainda que não seja por aquele Recurso, a análise é clara e a Fazenda não está imune à única coisa de que se tem certeza: o passar dos anos.      


[1] CAMARA LEAL, Antônio Luiz da. Da prescrição e da decadência. 4.ed. atual por Aguiar Dias. Rio de Janeiro: Forense. p. 16.

[2] Tratado de direito privado, v.6, p.100.

[3] Código civil dos Estados Unidos do Brasil comentado, obs. 1 ao art. 161.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Fernando Barbosa

Bacharelando em Direito pelo Centro Universitário Unichristus - Fortaleza/CE.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos