O Plano de Negócios, também chamado de Plano Empresarial, é uma poderosa ferramenta para os empreendedores que pretendem investir na criação de uma empresa ou para a expansão do negócio. Este planejamento tem o objetivo de analisar todos os procedimentos existentes, desde a criação até o seu avanço e crescimento no mercado.
É através do Plano de Negócios que são avaliadas questões, como recursos humanos, tecnológicos e financeiros, observando os pontos chaves e identificando as oportunidades e possíveis dificuldades. Ele também é utilizado para a solicitação de empréstimo e financiamento junto a instituições financeiras, bem como para a continuidade da empresa, independentemente do tamanho, projeto e segmento do negócio.
Apesar de ser fundamental para a conquista de investimentos e parceiros comerciais, o principal benefício na elaboração de um planejamento é o conhecimento adquirido pelo próprio empreendedor durante todo o processo.
A implementação de planos estratégicos ou de negócios é um processo dinâmico, sistêmico, participativo e contínuo para o alcance dos objetivos, técnicas e ações da organização. É um relevante instrumento para lidar com as mudanças de meio ambiente interno e externo e para contribuir com o sucesso da empresa.
Um bom Plano de Negócios deve responder perguntas que contemplem seis requisitos: a empresa, o mercado, a estratégia, as finanças, as pessoas e os riscos. A existência de um plano estratégico aumenta a possibilidade de uma empresa aproveitar as oportunidades atuais e futuras, ao mesmo tempo que permite reduzir boa parte dos riscos e ameaças existentes.
Para a elaboração, é importante estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazos e os caminhos que serão perseguidos para se atingir as metas propostas. Também é importante ressaltar que o mundo está em constante transformação, o que gera mudanças nos hábitos dos consumidores e exige vigilância no plano de negócios para que a empresa esteja preparada para atender às necessidades dos seus clientes.
QUANDO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS
O processo de fazer planos para a criação de um novo negócio ou expansão de um empreendimento sempre existiu, mesmo que de forma empírica ou na mente do empreendedor. Entretanto, a montagem de um documento com a análise dos principais itens envolvidos, ordenados de forma lógica, é recente, e se popularizou a partir da década de 90.
O Plano de Negócios é o primeiro passo a ser dado para o surgimento de uma nova empresa ou para a expansão dela, avaliando-se todas as metas e riscos existentes na implementação do projeto.
Identificar a forma de prestar um serviço mais eficaz, de maneira que o cliente obtenha o resultado pretendido, e os diferenciais oferecidos em relação à empresa concorrente também fazem parte de um bom Plano de Negócios.
A partir da avaliação dos objetivos pretendidos, é possível colocar em prática cada estratégia do plano para a obtenção de resultados concretos.
O Plano de Negócios não precisa ser totalmente finalizado antes do início do empreendimento. É possível começar com algo básico que dê uma visão geral do negócio e, a partir do avanço das técnicas, desenvolver e adicionar novas ideias que garantam a eficácia do projeto.
O QUE AVALIAR NA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS
Alguns aspectos devem ser analisados cuidadosamente na elaboração de um Plano de Negócios, tais como:
• Identificar uma necessidade
• Provar a vantagem competitiva
• Definir o foco
• Ser realista
• Mapear e analisar o mercado
• Expor todos os riscos
• Ter um plano B
• Apresentar o negócio para as pessoas certas
Além dos itens relacionados acima, é necessário que o empreendedor avalie qual é o objetivo principal do Plano de Negócios quando se pretende:
ABRIR UMA EMPRESA |
EXPANDIR UMA EMPRESA |
DIFERENÇA |
Tendências do mercado (estudo do mercado: clientes, concorrentes e fornecedores) |
Tendências do mercado (estudo do mercado: clientes, concorrentes e fornecedores) |
Na abertura de uma empresa, o estudo é um pouco limitado, pois depende de um bom networking. Na expansão, o empresário, a princípio, já conhece o caminho a percorrer |
Estruturar a empresa fisicamente |
A partir do que já tem, analise a estrutura necessária, baseada nas tendências para obter o investimento necessário |
No caso da expansão é mais fácil, pois já existem rotinas e procedimentos analisados, bem como já se sabe a atual necessidade |
Valor disponível para investimento |
Valor disponível para investimento |
A expansão de uma empresa garante maior segurança, uma vez que o empresário já conhece o mercado e seu retorno financeiro |
Projeções financeiras |
Projeções financeiras |
Na criação de uma nova empresa, as projeções devem ser realizadas através de médias ou pesquisas de mercado. Na expansão, o controle e a experiência contribuem para oferecer mais segurança ao empreendimento |
A base média do mercado e estudos do segmento |
A base é a própria experiência |
Na expansão de um negócio, há maior segurança devido ao controle e à experiência comprovada, o que diminui o risco |
Um empreendedor que seja capaz de considerar os itens acima e planejar com eficácia todos os passos para a criação ou expansão de uma empresa, certamente estará preparado para enfrentar o mercado.