O futuro da política no Brasil: haverá ética no fim do túnel?

21/07/2015 às 19:56
Leia nesta página:

Após o Mensalão e a Operação Lava Jato, eis que o Ministério Público Federal e a Polícia Federal abrem rigorosas investigações contra tradicionais políticos brasileiros. Como se comportará o governo federal diante da pressão contrária dos congressistas?

Depois das denúncias e processos por corrupção (ativa ou passiva), lavagem de dinheiro, desvios e abuso de poder econômico, que já envolvem ex-diretores da Petrobras e alguns empresários de vários ramos, além de ex-deputados e ex-favorecidos com cargos na administração pública federal, agora a Procuradoria Geral da República e os procedimentos investigatórios – com autorização do STF - voltam-se contra os políticos mais graúdos do Congresso Nacional, como é o caso de Collor de Mello, Renan Calheiros e Eduardo Cunha, atingindo por via de consequência toda a camarilha por eles comandada.

Diante do noticiado, seria lógico que qualquer cidadão normal e ligeiramente informado pudesse deduzir que agora, finalmente, “além de bagrinhos também se começa a pescar tubarões”. Só que não!

Pasmem vocês, caros leitores, que a alta cúpula política nacional, acuada pelas investigações, se levanta para denegrir o trabalho da Polícia Federal e do Ministério Público da União, e usando de chantagem (crime tipificado no art. 158 do CPC) como meio de defesa, ameaçam romper com o governo, que tem no PMDB o maior partido da coalizão dominante. Vale dizer, usam da intimidação política no afã de paralisarem os trabalhos investigatórios! Medida que se passaria por meramente protelatória e acabaria esvaziada se não fosse por um detalhe da maior relevância: a Procuradoria da República no Distrito Federal também resolveu formalizar uma investigação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por tráfico de influência internacional (em favorecimento à empresa Odebrecht).

O impasse agora está criado. Ou o governo federal cumpre na prática com as promessas de campanha e permite levar-se às derradeiras consequências o combate à corrupção e crimes conexos, ou se acumplicia de vez com os indigitados congressistas para defender a figura do ex-presidente. A decisão que for tomada, inegavelmente, ditará o futuro do Brasil!

Cabe lembrar que "nunca, antes, na história deste país" as instituições foram tão enxovalhadas e a classe política tão distanciada da sociedade brasileira. Até por isto, ao que tudo indica, caberá ao povo, por certo, uma nova tarefa: voltar às ruas para apoiar o MP e a PF nesse trabalho hercúleo de passar o país a limpo!

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Wagner Rocha D'Angelis

Advogado, historiógrafo e professor universitário. Mestre e Doutor em Direito. Especialista em Direito Internacional, Mercosul e Direitos Humanos. Ex-Coordenador do Grupo Especial de Defesa dos Direitos Humanos do Estado do Paraná e ex-Presidente da Comissão Estadual de Direitos Humanos da OAB-PR. Presidente da Associação de Juristas pela Integração da América Latina (AJIAL) e presidente do Centro Heleno Fragoso pelos Direitos Humanos (CHF). Membro Titular do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR), do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) e da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB – Seccional do Paraná (CEVIGE). Jurista com várias obras publicadas, dentre as quais: Direitos Humanos - A luta pela Justiça (Rio de Janeiro: CVBJP / Educam), Direito da Integração & Direitos Humanos no Século XXI (Curitiba: Juruá) e Direito Internacional do Século XXI - Integração, Justiça e Paz (Curitiba: Juruá).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos