Artigo Destaque dos editores

A (crise) da desconsideração da personalidade jurídica

Exibindo página 2 de 2
25/07/2015 às 13:38
Leia nesta página:

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O instituto da pessoa jurídica constitui-se em um verdadeiro instrumento de participação no fomento da economia e de alavancagem de negócios de uma forma em geral. Tal fato deve-se ao reconhecimento de personalidade jurídica a estes entes morais, dotando-os de autonomia patrimonial distinta da de seus membros.

A criação desta ficção da lei, deve-se em grande parte à evolução do sistema capitalista e da necessidade de geração de produtos, serviços e riquezas.

Entretanto, a personalidade jurídica pode ser utilizada de forma abusiva, tornando-se instrumento de fraudes praticadas por administradores desonestos, que não pautam sua conduta e seus negócios no princípio da boa-fé objetiva.

É inegável que diante de situações como esta não poderia o ordenamento jurídico ficar inerte, permitindo que inúmeras pessoas fossem lesadas e ficassem à mercê destes administradores improbos, o que por sua vez também põe em risco a segurança jurídica, tão importante para a alavancagem comercial como para a vida em sociedade.

Com a finalidade de coibir situações como esta, surge, primeiramente na doutrina, a teoria da desconsideração da personalidade jurídica, como método inibidor da fraude que se perpetua através da utilização indevida das pessoas jurídicas.

Inicialmente, a teoria da desconsideração tinha como principais elementos a fraude e o abuso de direito como parâmetros para sua aplicação, construção esta da doutrina tradicional e que foi introduzida no sistema jurídico pátrio através do ilustre doutrinador Rubens Requião.

A necessidade de positivação deste instituto, sem uma prévia análise de seu histórico, fez com que a disregard doctrine ingressasse em nosso ordenamento de forma conflitante com as legislações civil e empresarial já existentes.Este equívoco tem permitido a aplicação da teoria em bases distintas de sua essência.

Na prática, tal fato se revela por conta da semelhança que institutos tais como a responsabilidade direta dos administradores e sócios possuem com a teoria da superação. Basta lembrar que em ambos os casos estarão os sócios respondendo por obrigações originadas pela pessoa jurídica. Entretanto, cabe ressaltar que embora o resultado prático seja o mesmo, o fato gerador que enseja a aplicação de cada um desses remédios são distintos e não pode o operador do direito ignorar esta realidade.

Basta lembrar que a boa doutrina de processo civil e o artigo 267, VI do Código de Processo Civil estabelecem como condições da ação: a possibilidade jurídica do pedido, a legitimidade das partes e o interesse processual que se traduz pelo binômio necessidade-adequação, estabelecendo desta forma que o direito autônomo de ação deve ser exercido dentro destes limites pré-estabelecidos, sob pena de extinção do processo sem julgamento de mérito, o que caracterizaria abuso de direito.

É necessário que o desvirtuamento do instituto seja analisado e amplamente debatido para que as alterações legislativas sejam realizadas de forma efetiva, servindo a lei não só como fonte de direitos mas também como meio eficaz para proporcionar a segurança jurídica suficiente.

Carece que a teoria seja readaptada aos seus elementos essenciais, ou pelo menos, que se retire a qualidade da desconsideração  daqueles elementos que já se encontram previstos na legislação civil e empresarial.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALVES, Alexandre Ferreira Assumpção. DA GAMA, Guilherme Calmon Nogueira. Temas de Direito Civil-Empresarial. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

CAMPINHO, Sérgio. O Direito de Empresa à luz do novo Código Civil. 7ªed. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

COELHO, Fábio Ulhoa. Desconsideração da personalidade jurídica. São Paulo: RT, 1989.

COELHO, Fábio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. De acordo com o novo Código Civil e alterações da LSA. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

COELHO, Fábio Ulhoa. Manual de direito comercial, 18ª ed., São Paulo: Saraiva, 2007.

KOURY, Suzy Elizabeth Cavalcante. A desconsideração da personalidade jurídica (disregard doctrine) e os Grupos de Empresas. 2ª ed., Rio de Janeiro: Forense, 2003.

NEGRÃO, Ricardo. Manual de direito comercial, 2ª ed., Campinas, Bookseller, 2001.

NEGRÃO, Ricardo. Manual de direito comercial e de empresa, 4ª ed., São Paulo: Saraiva, 2005.

REQUIÃO, Rubens. Abuso de direito e fraude através da personalidade jurídica (Disregard Doctrine). Revista dos Tribunais n. 410, São Paulo, Ed. Revista dos Tribunais, p. 12-24, 1969.

REQUIÃO, Rubens. Curso de direito comercial, 25ª ed., São Paulo: Saraiva, 2003.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Fabiola Melo Miguelete

Graduada em Direito e Administração. Advogada empresarial com experiência em contencioso trabalhista, tendo atuado em multinacionais de grande porte e exercendo, atualmente, o cargo de Consultora da área trabalhista e sindical em empresa privada.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MIGUELETE, Fabiola Melo. A (crise) da desconsideração da personalidade jurídica. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 20, n. 4406, 25 jul. 2015. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/41198. Acesso em: 19 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos