A nova sistemática do dever de fundamentação expressa no NCPC e sua contribuição para a adoção do sistema de precedentes pela legislação brasileira

Leia nesta página:

O presente artigo busca abordar de forma concisa o novo dever de fundamentação do magistrado, bem como justificar sua validade no que tange ao novo modo de visualizar o processo civil, de forma uníssona e de acordo com os precedentes judiciais

Expõe o NCPC, em seu art. 489:

Art. 489. São elementos essenciais da sentença:

I – o relatório, que conterá os nomes das partes, a identificação do caso, com a suma do pedido e da contestação, e o registro das principais ocorrências havidas no andamento do processo

II – os fundamentos, em que o juiz analisará as questões de fato e de direito;

III – o dispositivo, em que o juiz resolverá as questões principais que as partes lhe submeterem.

§ 1º Não se considera fundamentada qualquer decisão judicial, seja ela interlocutória, sentença ou acórdão, que:

I – se limitar à indicação, à reprodução ou à paráfrase de ato normativo, sem explicar sua relação com a causa ou a questão decidida;

II – empregar conceitos jurídicos indeterminados, sem explicar o motivo concreto de sua incidência no caso;

III – invocar motivos que se prestariam a justificar qualquer outra decisão;

IV – não enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo capazes de, em tese, infirmar a conclusão adotada pelo julgador;

V – se limitar a invocar precedente ou enunciado de súmula, sem identificar seus fundamentos determinantes nem demonstrar que o caso sob julgamento se ajusta àqueles fundamentos;

VI – deixar de seguir enunciado de súmu,a jurisprudência ou precedente invocado pela parte, sem demonstrar a existência de distinção no caso em julgamento ou a superação do entendimetno

 § 2°– No caso de colisão entre normas, o juiz deve justificar o objeto e os critérios gerais da ponderação efetuada, enunciando as razões que autorizam a interferência na norma afastada e as premissas fáticas que fundamentam a conclusão

 § 3º A decisão judicial deve ser interpretada a partir da conjugação de todos os seus elementos e em conformidade com o princípio da boa-fé.

O novo código processual impõe ao magistrado o cumprimento do que já era previsto no art. 93, IX, CF, tal preceito, no NCPC, encontra-se no art. 489, tal imposição se deu pelo fato da má qualidade nas fundamentações judiciais por parte dos magistrados em suas decisões servindo o NCPC de módulo voltado a tornar exequível a previsão constitucional em garantir ao processo maior segurança jurídica por parte do jurisdicionado.

Com o dever de fundamentação obrigatória no NCPC, necessária se faz a quebra do entendimento que muitos têm de que o juiz não é obrigado a fundamentar sua decisão pelo fato de que tal atividade acabaria por tornar o processo inexequível e moroso, nesse sentido, Humberto Theodoro.

Percebe-se, assim, que devemos nos afastar daquele antigo entendimento(que imperou durante séculos até o advento do Código de Frederico II da Prússia, em 1748) de que a fundamentação das decisões não seria obrigatória e que ela induziria uma quebra da praticidade e da rapidez do sistema, para percebermos a absoluta necessidade e relevância de seu papel.(THEODORO JUNIOR, 2015, p.219)

Sabe-se que a exigência de fundamentação material das decisões judiciais consiste em um grande avanço no direito brasileiro, bem como ao próprio estado democrático de direito, viabiliza uma garantia contra o arbítrio e o livre convencimento motivado do magistrado, que, em muitas ocasiões, primeiro julga e depois busca elementos jurídicos para embasar sua decisão ocorre que, para uma correta fundamentação dos julgados, apenas a explicação da decisão não se faz suficiente sendo o conceito de fundamentação diferente do conceito de motivação e do conceito de explicação.

(...) é preciso diferenciar a fundamentação válida de suas simulações. Fundamentar validamente não é explicara decisão. A explicação só confere à decisão uma falsa aparência de validade. O juiz explica, e não fundamenta, quando diz que assim decide por ter incidido ao caso” tal ou qual norma legal”. A atitude do juiz que repete o texto normativo que lhe pareceu adequado, sem justificar a escolha, não vai além do que faria se não explicitasse deforma alguma o motivo da decisão. Diz Streck que “jamais uma decisão pode ser do tipo ‘defiro com base na lei x ou na súmula y’’’. Esta escolha ‘’ livre’’ de sentido não fundamenta o julgado, a não ser para alguém ainda tão imerso no paradigma racionalista que acredite que a lei tenha um sentido unívoco e pressuposto. Ao juiz contenporâneo não pode bastar, ao dar cabo a uma discussão, a mera declaração do vencedor, repetindo as razões deste como quem enuncia uma equação matemática. Ao contrário, é preciso que o julgador, no mesmo passo em que diz porque acolheu as razões do vencedor, afirme as razões pelas quais rejeitara a interpretação dada pela parte sucumbente (RAMIRES,2010. p. 41-42)

O NCPC, em seu turno, promove uma nova perspectiva para o preceito constitucional da fundamentação das decisões judiciais, expandindo e tutelando a norma, expandindo o conteúdo da mesma.

A fundamentação se diferencia da mera motivação das decisões judiciais, visto que a fundamentação deve explicar as razões pelas quais o judiciário concebe ou denega determinado entendimento sobre o direito, sendo que a motivação serve apenas para estabelecer o que o magistrado pensa sobre o direito, consistindo em algo descartável para o ordenamento jurídico, visto que, na fundamentação, o entendimento pessoal do magistrado pouco importa para a análise jurídica, sendo que, a partir do novo conceito de fundamentação empregado no NCPC, pode-se trabalhar com a ideia de extinção do livre convencimento motivado do magistrado, estando o juiz vinculado ao dever de fundamentação do caso concreto.

O dever de fundamentação das decisões judiciais, muito se fez relevante na ótica da litigiosidade massiva e repetitiva, tendo em vista que, ao julgar o caso melhor, fundamentando as decisões, bem como sua ratio decidendi, torna-se, o processo, mais célere e efetivo, pois os casos futuros análogos que poderão se beneficiar dos precedentes firmados do primeiro caso, contribuirão com a redução das demandas no judiciário, bem como elevará o nível e a qualidade das sentenças e acórdãos proferidos pelos tribunais e, também, diminuirá de forma considerável o número de recurso a estas decisões, visto que é prolatada com maior grau de eficiência e atenção.

Caso o NCPC mantivesse o mero dever de motivação das decisões pelo magistrado, o nível de preocupação e precariedade no judiciário, no que tange às causas repetitivas e massivas, só tenderia a piorar, colocando em risco a validade e eficiência das decisões judiciais, não apenas em se tratando da decisão em si, mas às análogas e semelhantes a serem interpostas no futuro.

Pode-se perceber que o art. 489 traz em seu caput e nos seus incisos, disposições referentes ao art. 458, CPC, porém a grande inovação está em seus parágrafos, onde traz o caráter compulsório da fundamentação das decisões, criticando as fundamentações superficiais, imprecisas e ineficientes, não devendo o magistrado se limitar em mera indicação de súmulas, artigos ou atos normativos, sem o devido enquadramento na causa em questão, não devendo também empregar determinados conceitos indeterminados, ou mesmo se limitar a invocar precedente ou súmula sem a devida exposição da ratio decidendi do caso, bem como sua adequação ao caso em análise.

No caso da mera transcrição de enunciados de súmulas, clara é a análise de que, para ser suscitada em decisão, deve-se identificar o enquadramento do caso em questão com o caso moldador do entendimento sumulado, elemento claríssimo da utilização da teoria dos precedentes no NCPC, pela força obrigatória hermenêutica do magistrado em identificar e adaptar os julgados para com os casos futuros análogos, daí a necessidade de uma instrumentalização das decisões em consonância com a teoria dos precedentes, também se reflete nesta atividade hermenêutica do magistrado em identificar e adaptar os julgados, sua importância para o novo sistema processual, não consistindo em mero “boca da lei” como aloca Montesquieu.

Em relação ao processo, não novo, de convergência entre o civil law e o common law.

O sistema jurídico brasileiro, encontra-se há algum tempo profundamente imerso no movimento de convergência entre o civil law e o common law, com a utilização cada vez mais corrente de decisões jurisprudenciais como fonte de aplicação do direito. Esse movimento de transição foi fortalecido pela EC n°.45/2005, que permitiu os julgamentos dos recursos extraordinários pelo STF em repercussão geral (regulamentados pelos arts. 543-A e B, CPC/1973, reformado) e das técnicas de julgamentos repetitivos absorvidas por reformas legais na legislação processual. (THEODORO JUNIOR e BAHIA NUNES, 2009, 177)

As alterações no modo de visualizar o processo, pela convergência paulatina entre o civil Law e o common Law, acabou-se por propiciar, dentro do NCPC, um verdadeiro sistema híbrido processual, adotando características de ambos os sistemas normativos, rompendo com o velho modo de visualizar o processo, em que o juiz julga por mera liberalidade, dependendo apenas de um mero convencimento motivado de suas decisões, passando agora a desempenhar um papel mais responsável no que tange às suas decisões, passando a ter, em sua função constitucional, um papel mais moderno e voltado aos precedentes, onde suas decisões passarão a conter um padrão decisório, voltado à garantia de estabilidade, confiança, segurança jurídica, previsibilidade e, mesmo indiretamente, celeridade processual, onde a partir desta decisão, será possível extrair-se a ratio decidendi do caso, passando os casos futuros a seguir ou não esta razão de decidir, como será exposto mais adiante.

A celeridade será concebida pelo fato de que, no Brasil, a principal utilização da padronização decisória consiste na chamada litigiosidade repetitiva, onde um número grupo de pessoas, geralmente trata-se de direitos individuais homogêneos, com pretensões isomórficas, adentram ao judiciário procurando, individualmente, sanar as irregularidades muitas vezes contra o próprio estado, o que acaba abarrotando o sistema, sendo a padronização decisória elemento importante para diminuir este contingente no judiciário, onde uma sentença poderia aproveitar a todos os casos análogos de forma equânime e embasada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A proposta do presente trabalho consistiu-se na análise e estudo da nova sistemática do dever de fundamentação inserida no NCPC, verificou-se, com o estudo, que tal ordenamento é muito válido para uma saudável aplicação das premissas presentes no novo código, impondo ao magistrado uma maior regularidade e seriedade em suas decisões, acabando com o chamado livre convencimento motivado do juiz, trazendo ao processo civil, novos objetivos, premissas e direções, rompendo de forma concisa com o código passado.

REFERÊNCIAS

CUNHA, Leonardo Carneiro da, a previsão do princípio da eficiaencia no projeto do novo código de processo civil brasileiro. Revista de processo. vol. 233/2015, 2014.

MITIDEIRO, Daniel. A tutela dos direitos como fim do processo civil no estado constitucional Revista de processo, 2014.

MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. O projeto do CPC: crítica e propostas. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

STÜRNER, Rolf. Sobre as reformas recentes no direito alemão e alguns pontos em comum com o projeto brasileiro para um novo Código de Processo Civil. Trad. Márcio Flávio Mafra Leal. RePro 193/358. São Paulo: Ed. RT, 2011.

MOREIRA, José Carlos Barbosa. Por um processo socialmente efetivo. Revista de Processo. São Paulo, v. 27, n.105, jan. /mar. 2002.

CRUZ, José Raimundo Gomes da. A emenda constitucional n. 45, de 8/12/2004, interpretada. Justitia, São Paulo, v. 65, n.198, 2008.

FUX, Luiz. O novo processo civil brasileiro – Direito em expectativa. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

MARINONI, Luiz Guilherme. Curso de processo civil – Teoria Geral do processo. 4. Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.

CUNHA, Sérgio Sérvulo. O efeito vinculante e os poderes do juiz. São Paulo: Saraiva 1999.

JUNIOR, Freddie Didier. Curso de Direito Processual Civil; Teoria da Prova, Teoria do Precedente, Decisão Judicial, Coisa Julgada e Antecipação dos Efeitos da Tutela, editora juspodvm, 2009,

FARNSWORTH, Edward Allan. Introdução ao sistema jurídico dos estados unidos. Antônio Carlos Diniz de Andrade (trad.). Rio de Janeiro: Forense, 1963.

RAMIRES, Maurício. Crítica à aplicação dos precedentes no direito brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2010.

JÚNIOR, Humberto Theodoro; NUNES, Dierle; BAHIA, Alexandre. Litigiosidade em massa e repercussão geral no recurso extraordinário. Revista de Processo, São Paulo: RT, v.177, 2009.

CAPPELLETTI, Mauro. Il controllo giudiziario di costituzionalità delle leggi nel diritto comparato, Milano, Revista da Faculdade de Direito da UFRGS Giuffrè, 1968

CAPPELLETTI, Mauro. Repudiando Montesquieu? A expansão e a legitimidade da justiça constitucional, Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, v. 20, 1968

MENDES, Gilmar Ferreira. Jurisdição constitucional: o controle abstrato de normas no Brasil e na Alemanha. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2007;

MENDES, Gilmar Ferreira; MÁRTIRES, Inocêncio; BRANCO, Paulo Gustavo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2008;

BARROSO, Luis Roberto. Controle de constitucionalidade no direito brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2006;

 SCARTEZZINI, Ana Maria Goffi Flaquer. O prazo razoável para a duração dos processos e a responsabilidade do estado pela demora na outorga da prestação jurisdicional. In Reforma do Judiciário. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005. p. 48).

CABRAL, Antônio do Passo. O novo Procedimento-Modelo Musterverfahren alemão: uma alternativa às ações coletivas. Revista de Processo, São Paulo, v. 32, n. 147, maio 2007..

ROSSI, Júlio César. O precedente à brasileira: súmula vinculante e o incidente de resolução de demandas repetitivas. In. WAMBIER, Teresa Arruda Alvim (org.). Revista de processo, v. 37, n. 208. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.

YOSHIKAWA, Eduardo Henrique de Oliveira. O incidente de Resolução de demandas repetitivas no Novo Código de Processo Civil: Comentários aos arts. 930 a 941 do PL 8.046/2010. In. WAMBIER, Teresa Arruda Alvim (org.). Revista de processo, v. 37, n. 206. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012. 

DUXBURY, Neil. The nature and authority of precedent. Cambridge University Press, 2008)

SILVA, Ovidio A.Batista da; GOMES, Fábio Luiz. Teoria geral do processo civil. 5. Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

ZAVASCKI, Teori Albino. Processo coletivo: Tutela de direito coletivos e tutela coletiva de direitos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant, Acesso à justiça. Tradução de Ellen Gracie Northfleet, Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris Editor, 2002.

MOREIRA, Barbosa, Por um processo socialmente efetivo. Revista de Processo. São Paulo, v.27, n.105, 2002.

CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de Direito Processual Civil. São Paulo: Atlas, 2014.

CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito constitucional: e teoria da constituição. 7. ed. Coimbra: Almeida, 2003.

CUNHA, Leonardo Carneiro da Silva. O regime processual das causas repetitivas. Revista de Processo. São Paulo, n. 139-173, 2010.

CUNHA, Leonardo Carneiro da. Anotações sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas previsto no projeto do novo código de processo civil. Revista de Processo. São Paulo, n 193, 2010

BASTOS, Antônio Adonias Aguiar, Situações jurídicas homogêneas: um conceito necessário para o processamento das demandas de massa. Revista de Processo, São Paulo, n. 186, 2010.

CUNHA, Leonardo José Carneiro Da. Primeiras impressões sobre o art. 285-A do CPC (julgamento imediato de processos repetitivos: uma racionalização para as demandas de massa. Revista Dialética de Processo Civil. São Paulo, n 39, 2006.

RAMOS, Vinícius Estefaneli. Teoria dos precedentes judiciais e sua eficácia no sistema brasileiro atual. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/24569/teoria-dos-precedentesjudiciais-e-sua-eficacia-no-sistema-brasileiro-atual>. Acesso em: 22 out. 2013

SILVA NETO, Oldack Alves da. Conceitos básicos inerentes à teoria dos precedentes judiciais. Disponível em: <http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,conceitos-basicosinerentes-a-teoria-dos-precedentes-judiciais,44054.html>. Acesso em: 15 out. 2013.

SOUZA, Marcelo Alves Dias de. Do Precedente Judicial à Súmula Vinculante. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2008.

TUCCI, José Rogério Cruz e. Precedente Judicial como Fonte do Direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Carlos Augusto Barbosa Segundo

Advogado, graduado pelo Centro de Estudos Universitários do Estado do Pará(CESUPA);

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos