O acesso à ordem jurídica justa e a Lei nº 13.146/15

31/07/2015 às 15:35
Leia nesta página:

Trata-se do Estatuto da Pessoa com Deficiência, em razão do desafio do Brasil em harmonizar seu arcabouço legal e adequar suas políticas públicas com a definição de deficiência consagrada pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas Com Deficiência.

No dia 06 de julho do corrente ano foi publicada a Lei nº 13.146/15, com período de vacatio legis de 180 (cento e oitenta) dias.

Trata-se do Estatuto da Pessoa com Deficiência, em razão do desafio do Brasil em harmonizar seu arcabouço legal e adequar suas políticas públicas com a definição de deficiência consagrada pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas Com Deficiência[1].

Por um dado instante a doutrina de José Augusto Delgado foi concretizada, por afiançar que “as leis devem ser mais claras e concentrarem, em um só diploma, todo o regulamento da situação ou das situações de fato por ela alcançada. Além de facilitar sua compreensão, permitirá a sua interpretação sistêmica, tudo a favorecer o ser a quem ela se destina – o cidadão”[2][3].

Afinal, a norma como um todo, ao menos em caráter geral passa a se revestir num só diploma.

Além dos aspectos relacionados ao ajuste formal da terminologia utilizada, a referida regra revê a conceituação de deficiência e incapacidade, bem como na adoção de nova metodologia de avaliação da deficiência[4] e do grau de incapacidade para a vida independente e para o trabalho, utilizadas como parâmetros na concessão de benefícios vinculados aos programas e às ações afirmativas existentes.

No entanto, mister enfatizar que a lei não muda a realidade dos fatos, mas de forma inovadora, no seu art. 3º, IV, alínea ‘e’, extrai-se que um dos seus objetivos inclusivo é o de quebrar barreiras atitudinais[5].

Isso implica dizer que o Administrador Público não poderá descumpri-la, mas efetivá-la sem juízo de discricionariedade, pena de se contradizer, calhando de forma imediata numa espécie de mora qualificada com ares de improbidade[6][7] e no indesejado comportamento cognominado de venire contra factum proprium[8].

Não a cumprindo, permitirá sem maiores digressões o agir judicial para implementação de tal política pública, mormente por se tratar de um compromisso interno e internacional.

Como meio fiscalizatório a proposta prevê a criação da Comissão Nacional de Monitoramento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, afora esperar a atuação de outros agentes públicos qualificados ( v.g da Defensoria Pública e Ministério Público – Lei nº 7.853/89 – art. 3º ), tendo como atribuição específica o monitoramento da implementação de tais direitos reconhecidos.

O impacto de tal legislação, como afiançado, abrange setores de todos os serviços públicos prestados pelo Estado, com destaque ao conceito de incapacidade civil e acesso à justiça[9].

Com foco conjugado nestes dois pontos, infere-se que o acesso à justiça restou influenciado por conta de que “a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa” (art. 6º) e que “a pessoa com deficiência tem assegurado o direito ao exercício de sua capacidade legal em igualdade de condições com as demais pessoas” (art. 84).

De outro lado, o art. 3º do Código Civil que dispõem sobre os absolutamente incapazes, acabou tendo todos os seus incisos revogados mantendo-se, como única hipótese de incapacidade absoluta, a do menor impúbere.

E ainda neste contexto a novel lei estatui que a curatela ficou restrita a atos relacionados aos direitos de natureza patrimonial e negocial (art. 85, caput), passando a ser uma medida extraordinária.

Desta forma, vê-se que art. 8º, da Lei nº 9.099/05 restou derrogado, permitindo, assim, ao portador de deficiência manejar por si só ação judicial perante os Juizados Especiais, desde que, é óbvio, sua limitação não lhe impeça de comunicar-se.

Caso o Magistrado perceba que o incapaz, dentro da sua limitação possa estar em condição de vulnerabilidade não suprida ou estado de colidência com o seu curador poderá, como de fato deverá para garantir a devida paridade processual, abrir vista à Defensoria Pública para que intervenha[10] na condição de Curador Especial Processual.

Tal exegese, longe de mera conjectura institucional, exsurge ex-vi-legis do art. 9º, do atual do CPC (art. 72, parágrafo único do NCPC) e Lei Complementar Federal nº 80/94, art. 4º, inciso XVI.

Agora, numa primeira análise, nos parece que nos casos de colidência de interesses entre a pessoa com deficiência e o tomadores de decisão apoiada, ficará a cargo preferencial do Ministério Público sob a perspectiva de custos legis agir, por força do art. 1783-A, §6º, do Código Civil, não se excluindo, no entanto, o possível agir da Defensoria Pública por se tratar de atribuição concorrente e disjuntiva, bastando-se ver o art. 79, §3º.

Trata-se, pois, de um passo importante e pouca vez visto de efetivação dos princípios da dignidade da pessoa humana e igualdade.

O conceito, portanto, de incapacidade civil e acesso à justiça se apresentam alterados e é óbvio, num sentido positivo.

Outro aspecto interessante é a não necessidade compulsória da interdição para fins de obtenção de benefícios previdenciários e assistenciais perante o Instituto Nacional do Seguro Social.

A certeza de tal afirmação decorrente da alteração do art. 101, da Lei no 8.213/91, que sofreu a inclusão do presente preceptivo:

  “Art. 110-A.  No ato de requerimento de benefícios operacionalizados pelo INSS, não será exigida apresentação de termo de curatela de titular ou de beneficiário com deficiência, observados os procedimentos a serem estabelecidos em regulamento.”

Trata-se de significativa mudança, por se averiguar, na prática, por parte da referida autarquia, a absurda exigência da decretação da interdição como condicionante a concessão de benefícios.

Longe de uma mera formalidade, constitui tal ato em manifesta violação dos direitos humanos, por não observar as necessidades elementares de cada caso.

Tal situação é tão grave que em 2.005, Ana Bock, Presidente do Conselho Federal de Psicologia afirmou ao correlacionar Benefício de Prestação Continuada e Interdição em Seminário perante a Câmara dos Deputados o seguinte, verbis:

“A busca, pelos psicólogos, da reinserção social dos usuários dos serviços de saúde mental, resgatando uma condição cidadã para essas pessoas, começou a se chocar com a condição, que muitos buscavam e possuíam, de interditados judiciais, sobretudo a partir do recebimento do benefício previsto na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS. Uma população muito pobre e portadora de transtorno mental tem feito um percurso que tem, na interdição judicial, a condição para que receba o Benefício de Prestação Continuada previsto na LOAS. Tomamos consciência dessa situação e, como categoria profissional que tem feito de seu trabalho na área da saúde e também sua militância em favor de uma reforma psiquiátrica no Brasil, indignamo-nos. Sem dúvida, a interdição judicial, a qual responde à falta de condição laboral dessas pessoas, vem sendo banalizada, e muitos dos usuários têm ficado com sua condição de cidadania restrita, pois ela atinge sua condição pessoal de gestão de sua própria vida, impedindo a conquista de direitos e reduzindo sua dignidade social. ( Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Comissão de Direitos Humanos e Minorias. A banalização da interdição judicial no Brasil : relatórios. – Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2007 – Pág. 13 ).

Desta forma, vê-se que à este tipo de grupo vulnerável específico, sanou-se uma grave violação.

Outrossim, alterando por completo o processo de interdição, a lei exige a análise do Curatelado por equipe multiprofissional ( art. 1.771, do Código Civil – vacatio legis especifica de 02 anos – vide art.124), justamente para que se possa verificar de maneira mais profunda e completa as potencialidades do alcançado, cujas preferências serão levadas em consideração ( parágrafo único, do art. 1.772, do Código Civil).

O instrumento também deverá ser revisto pelo tempo a ser definido, assim como deverá ser explicitado na sentença os limites da interdição, ou seja, aqueles direitos sobre os quais o mandato do curador será exercido, evitando interdições mecânicas e totais.

De forma inovadora também, previu a chamada “Da Tomada de Decisão Apoiada”, a partir do art. 1783-A, do Código Civil, segundo a qual a pessoa com deficiência elege pelo menos 02 (duas) pessoas idôneas, com as quais mantenha vínculos e que gozem de sua confiança, para prestar-lhe apoio sobre atos da vida civil, fornecendo-lhes os elementos e informações necessários para que possa exercer sua capacidade.

Para tanto, tal pleito somente poderá ocorrer judicialmente, mediante requerimento da pessoa a ser apoiada, com indicação expressa das pessoas aptas a prestarem o apoio, o que exigirá intervenção de equipe multidisciplinar e oitiva do Ministério e todos os envolvidos – requerente e pessoas que prestarão apoio.

Frisa a lei que a decisão tomada por pessoa apoiada terá validade e efeitos sobre terceiros, sem restrições, desde que esteja inserida nos limites do apoio acordado, mas caso haja situação pontual e negocial possa trazer risco ou prejuízo relevante, havendo divergência de opiniões entre a pessoa apoiada e um dos apoiadores, deverá o juiz, ouvido o Ministério Público, decidir sobre a questão.

Destaque-se que tal medida de apoio em nada se relaciona com a curatela-mandato do art. 1.780, do Código Civil, que agora restou revogada expressamente.

Portanto, num primeiro momento, conclui-se sob crivo específico, que o novel diploma ampliou o conceito de acesso à justiça sob o crivo extrajudicial ao criar um órgão sensorial e judicial, ao permitir o uso do Juizado Especial pelos deficientes, instigando, ainda, o diálogo das fontes com critério da norma mais favorável, atuação multidisciplinar técnica, individual e coletiva entre todos os atuantes na temática.

De outro lado, reduzindo o conceito de incapacidade civil, permitirá a obtenção de benefícios previdenciários sem a necessidade de interdição, cuja ocorrência será extraordinária (interdição) e sujeita a minucioso processo, cujo protagonista será o acionado, bastando-se ver a possibilidade deste requerer de forma incidental ou inicial, a aplicação da medida cognomidada de tomada de decisão apoiada.

Conclui-se, pois, que se o legislador positivou, aguarda-se que o Executivo cumpra e observe tais normas e que o Judiciário, nada obstante efetivar tais direitos mediante provocação, não crie obstáculos ao acesso pela via do Juizado Especial, sem se olvidar daqueles que atuam em sede preventiva e judicial, sejam Advogados, Defensores Públicos e Promotores de Justiça que deverão se nortear sabendo, repita-se: do protagonismo adotado como sendo do acionado, o qual deverá estar sujeito a um processo com atendimento interdisciplinar muito além do atualmente proporcionado, visando garantir a avaliação específica exigida pela lei.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos


Notas

[1] Art. 1o É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.  Parágrafo único.  Esta Lei tem como base a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, ratificados pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo no186, de 9 de julho de 2008, em conformidade com o procedimento previsto no § 3o do art. 5o da Constituição da República Federativa do Brasil, em vigor para o Brasil, no plano jurídico externo, desde 31 de agosto de 2008, e promulgados pelo Decreto no 6.949, de 25 de agosto de 2009, data de início de sua vigência no plano interno.

[2] DELGADO, José Augusto. Acesso à Justiça – Um direito da cidadania. Informativo Jurídico da Biblioteca Oscar Saraiva, Brasília, v. 9, n. 1, p. 26, jan./jun. 1.997

[3] Art. 121.  Os direitos, os prazos e as obrigações previstos nesta Lei não excluem os já estabelecidos em outras legislações, inclusive em pactos, tratados, convenções e declarações internacionais aprovados e promulgados pelo Congresso Nacional, e devem ser aplicados em conformidade com as demais normas internas e acordos internacionais vinculantes sobre a matéria. Parágrafo único.  Prevalecerá a norma mais benéfica à pessoa com deficiência.

[4] Art. 2o  Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.  § 1o  A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará: (Vigência)

Art. 124.  O § 1o do art. 2o desta Lei deverá entrar em vigor em até 2 (dois) anos, contados da entrada em vigor desta Lei;

[5]  “ A luta das pessoas com deficiência não se restringe apenas às esferas de Poder, é preciso muito mais: combater o preconceito e motivar a conscientização não apenas do Poder Público, mas de toda a População” ( Cláudia Maximino. Presidente da Associação Brasileira de Portadores de Síndrome da Talidomida )

[6] http://www.anadep.org.br/wtk/pagina/materia?id=9399;

[7] Art. 11, II, da Lei nº 8.429/92;

[8] [...] a vedação de comportamento contraditório obsta que alguém possa contradizer o seu próprio comportamento, após ter produzido, em outra pessoa, uma determinada expectativa. É, pois, a proibição da inesperada mudança de comportamento (vedação da incoerência), contradizendo uma conduta anterior adotada pela mesma pessoa, frustando as expectativas de terceiros. Enfim, é a consagração de que ninguém pode se opor a fato a que ele próprio deu causa. De acordo com Judith Martins-Costa, o venire se insere na ‘teoria dos atos próprios’, segundo a qual se entende que a ninguém é lícito fazer valer um direito em contradição com a sua anterior conduta interpretada objetivamente. (CRISTIANO CHAVES DE FARIA e NELSON ROSENVALD, Direito Civil Teoria Geral, 4ª edição, 2006, Ed. Lumen Juris: Rio de Janeiro, p. 483).

[9] “Habitualmente, a expressão “acesso à justiça” é utilizada como a possibilidade de acesso ao órgão judicial. O conceito, entretanto, vem evoluindo e se ampliando, incorporando aspectos de justiça social, expressando, desta forma, a ‘possibilidade de viver em uma ordem social que garanta a cada pessoa um mínimo necessário a sua dignidade” ( in, Temas de direitos humanos/Flávia Piovesan  - 3ª Ed. – São Paulo: Saraiva, 2.009. pág. 313)

[10] se o caso de atuação institucional devidamente apurada, pena de ingerência institucional;

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Roger Feichas

Atualmente é Defensor Público no Estado de Minas Gerais. Pós Graduado em Direito Público. Autor do Livro Mandado de Segurança - da teoria à prática - em co-autoria com Sérgio Henrique Salvador. Editora LTR - 2014<br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Inovações

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos