Procuradores da democracia

09/08/2015 às 14:44
Leia nesta página:

Sem democracia, não há advocacia.

Desde muito antes da seminal carta Oração aos Moços, de Rui Barbosa, sabe-se que a advocacia é a guardiã da democracia. Provém daí o papel essencial da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Para ficar claro, basta-nos recordar que antes do direito de ampla defesa, está o Princípio do Contraditório, ou seja, o direito de dizer contra, de desdizer o que fora dito nas acusações. Sem isso, ninguém se defende de nada. Ocorre que o mesmo princípio é a base da democracia, quando se avolumam os debates de ideias e de ideais. Sem que se apresentem teses contrárias – tese e antítese – não há defesa da verdade e nem síntese. A democracia supõe que a vontade da maioria seja respeitada, é óbvio, mas sem que se massacrem as minorias – e esta é a sua síntese, uma aposta da superação dos contrários em virtude de um consenso que leve à formação de maiorias subsequentes.
Nisto está a função civilizatória superior, impar, da democracia e, por isso, a democracia responde ao princípio da perfectibilidade. Não há involução democrática, democracia para menos ou para baixo (“quanto pior, melhor”), pois, se isto se dá dessa maneira, atente-se para outros fenômenos: fascismo, bonapartismo (manobra legal-militar que anula os cânones da democracia), ditadura civil, Estado Militar, cesarismo e outros tipos não-ideais de fazer política.
 Portanto, quando o advogado defende o contraditório – além de defender seus clientes – defende algo muito mais majestoso, posto que atua em defesa da verdade democrática, aquela que surge do confronto de perspectivas, de interesses e de visões de mundo parceladas. O diálogo ou, melhor dizendo, a força dialógica que se opera na livre possibilidade de se manifestar nos autos, no processo, repercute a livre expressão que viceja no regime democrático. Se o advogado não tem liberdade para atuar, o correspondente político será o engessamento das condições políticas de confrontar a posição política predominante. Em suma: sem democracia, não há advocacia.
 Assim, advogados que defendem regimes de exceção (ditaduras), que representam grupos criminosos (defendendo o crime e não, exatamente, a figura do criminoso) ou que forçam a delação premiada, quando esta soa como ameaça e não garantias ao constituinte, são advogados cesaristas. São advogados que requerem meios de exceção – alguns baseados na conduta do próprio general romano Caio Júlio César – para inviabilizar a livre manifestação da parte contrária. Advogados orgânicos, digamos assim, são aqueles que se engajam organicamente na defesa (legal e legítima) de suas causas. Desse modo, a defesa de suas causas está organicamente engajada na sobrevivência do regime político da democracia.
Advogados orgânicos (à democracia) tanto podem defender interesses patronais (do capital) quanto sindicais e sociais/setoriais; todavia, ambos serão legitimados, na ordem capitalista das coisas, enquanto se mantiverem fiéis ao Princípio do Contraditório. Se fizerem uso de subterfúgios, chicanas, empréstimos de poder para represar a ação adversa, imediatamente, serão considerados advogados cesaristas.
 Contra esses, a OAB (órgão máximo da defesa legal da democracia, visto que pela lógica não poderia ser de outra forma), deverá sempre agir com rigor. Ao afastar maus profissionais, em verdade, fundamenta a depuração de todo o aparato social/institucional democrático. Meus representantes e amigos são todos orgânicos e os seus? Se não forem, mude de sede, venha para a democracia.
 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Vinício Carrilho Martinez

Pós-Doutor em Ciência Política e em Direito. Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UFSCar. Professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Departamento de Educação- Ded/CECH. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/PPGCTS/UFSCar Head of BRaS Research Group – Constitucional Studies and BRaS Academic Committee Member. Advogado (OAB/108390).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos