Criminologia cultural: novos horizontes de compreensão nas ciências criminais

Leia nesta página:

O Conteúdo deste ensaio baseia-se em uma abordagem introdutória acerca da Criminologia Cultural expondo essencialmente do que se trata esta vertente que está contida nas Ciências Criminais.

Palavras-chave: criminologia cultural; mídia; sociedade.

Introdução

Este ensaio acadêmico tem como objetivo apresentar uma nova abordagem acerca das ciências criminais, qual seja a Criminologia Cultural, tratadas no grupo de estudos ciências criminais, mídia e cultura. Esta nova espécie do gênero, criminologia, vem tomando grande espaço quanto ao modo de pensar esta ciência.

A Criminologia Cultural, diferentemente das demais que observavam o criminoso, a vítima, o controle social, o comportamento criminoso como seu objeto de estudo, tem uma proposição sob um prisma diferente, analisar o crime não somente através daquele objeto, mas também suas representações simbólicas no meio social e cultural.

Nesse sentido, o grupo de estudos sobre ciências criminais, iniciado recentemente na universidade, tem feito análises sobre este tema complexo que merece atenção por estar sempre relacionado a questões polêmicas na sociedade.

Referencial  Teórico

A Criminologia Cultural, traz a necessidade de entender as representações simbólicas, imagens e significados do crime, das subculturas em relação aos produtos culturais dominantes na sociedade. O estudo desta criminologia, destaca Álvaro Oxley (2002, p. 185), “se vale de ferramentas não somente ligadas ao âmbito jurídico, mas também para com áreas relacionadas aos estudos diversos como a filosofia, a sociologia, a geografia humana e cultural, além de estudos midiáticos”, buscando uma análise capaz de entender e dialogar melhor com um fenômeno tão complexo, interpretativo e rico em significados como o crime. Através de um estudo multidisciplinar, ou indisciplinar, a Criminologia Cultural busca romper com o monólogo racional, incluindo em seu pensar categorias antes rejeitadas pelo ideal da ciência moderna e vistas com suspeição, como sentimentos e angustias, fazendo com que, por exemplo, o tédio (FERREL, 2010), seja o elemento de análise para se compreender o crime.

O estudo midiático está ligado a esta nova criminologia, pois aquele interfere diretamente na criação de um pensamento, deformado, sobre o crime na grande massa. Enquanto a apresentação das subculturas à sociedade e seus significados são exteriorizados por aqueles que as vivem, a mídia distorce e criminaliza tais subculturas e suas representações.Esta produção cultural e a alimentação de ideias em grupos sociais, vez mais é banalizada e difundida no senso comum. Inclusive, Ferrel e Hayward (2012, p 213),por exemplo,acentuam que “em resposta a produção do sistema não exibida pela mídia, os marginalizados apresentam uma crítica do sistema através da ilegalidade conservada e ditada pela mídia e política”.Salo de Carvalho (2009, p. 321) aponta a proliferação de imagens do crime e da violência em veículos midiáticos que moldam uma ideologia sobre o crime lapidando a cultura dos grupos sociais e, a partir desta ideologia carregada de equívocos, que se percebe resistência das subculturas em relação aos grupos sociais predominantes. 

Materias e Métodos (ou Procedimentos Metodológicos)

O Grupo de Estudos debate temas ligados à Criminologia Cultural, semanalmente. Ademais, é feita extensa análise bibliográfica, transdisciplinar, sobre essas categorias, para descobrir como a literatura científica, nacional e estrangeira, através das diferentes áreas do conhecimento como o Direito, a Criminologia, a Filosofia, a Sociologia, a Antropologia e etc, enxergam as relações entre crime e cultura.

Além disso, analisa-se produtos culturais e midiáticos que conversem com o material teórico estudado. 

Resultados e Discussão

Os resultados são parciais, pois o projeto de estudo na área das Ciências Criminais está em desenvolvimento. Há um grupo focado no assunto a fim de contribuir à esta nova proposição sobre a Criminologia e discutir as colaborações que ela pode proporcionar no âmbito sócio-jurídico, auxiliando o entendimento e aprofundamento das disciplinas ligadas às ciências criminais no curso de graduação em direito.

Considerações Finais

Portanto, é essencial a reflexão sobre esta proposição que a Criminologia Cultural suscita, abordar o crime e seu contexto com um todo e não isoladamente, olhar ao redor e perceber o quão complexo são as relações produzidas pela cultura na qual se está inserido e quanto isto interfere na criminologia.

Referências

CARVALHO, Salo de. Criminologia cultural, complexidade e as fronteiras de pesquisa nas ciências criminais. Revista brasileira de ciências criminais. São Paulo, n. 81, p 295-338, nov./dez. 2009.

FERREL, Jeff. Tédio e criminologia: um convite à criminologia cultural. Revista brasileira de ciências criminais. São Paulo, n. 82, p 339-360, jan./fev. 2010.

KEITH, Hayward; FERREL, Jeff. Possibilidades insurgentes: As políticas da criminologia cultural. Sistema Penal & Violência. Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 206-218, jul./dez. 2012.

ROCHA, Álvaro Felipe Oxley da. Crime e controle da criminalidade: As novas perspectivas e abordagens da criminologia cultural. Sistema Penal & Violência. Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 180-190, jul./dez. 2012.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Otávio Pontes Corrêa

Mestrando em Direito e Justiça Social da Universidade Federal do Rio Grande - RS.

Bruna Leal Rivera

Aluna da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande - RS.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos