Ironia política:crime

04/09/2015 às 14:08
Leia nesta página:

Projeto de lei que trata como crime a ironia política. Pela iniciativa parlamentar – especialmente daqueles que se sintam “agredidos” pela pilhéria e deboche popular contra uma atuação pífia ou corrupta –, falar mal de políticos profissionais na Internet pode gerar punições criminais para provedores, redes sociais e portais.

 Isso quer dizer que o direito tanto pode matar quanto promover o bem; pode ser um santo remédio jurídico – como a habeas corpus que nos protege do arbítrio – ou um infernal veneno inscrustado na lei de exceção que aniquila as liberdades, os direitos fundamentais e as próprias garantias de direitos.


No Brasil – mas não só aqui – vemos forças morais e políticas debaterem-se sobre os dois lados. Progressistas e retrógrados; liberais, democratas, republicanos e socialistas versus adeptos do coronelismo, do caudilhismo, caciquismo, patrimonialismo.


 Exemplo mais óbvio da defesa dos direitos, garantias e liberdades pode ser observado no artigo 5º da Constituição Federal de 1988. Do outro lado do processo civilizatório estão os que, por exemplo, querem destroçar o Princípio do Contraditório, o pluralismo político e o debate de ideários que podem fazer da República uma democracia.


 E um exemplo concreto se vê no projeto que trata como crime a ironia política. Pela iniciativa parlamentar – especialmente daqueles que se sintam “agredidos” pela pilhéria e deboche popular contra uma atuação pífia ou corrupta –, falar mal de políticos profissionais na Internet pode gerar punições criminais para provedores, redes sociais e portais .


 Se contabilizarmos o fato de que 40% dos congressistas da Câmara Federal respondem diretamente no STF (foro privilegiado) por crimes variados, entre ações penais e inquéritos criminais , para o povo – dirigindo-se aos que mais devem ao país –, falar mal é falar a verdade. Logo, falar mal deles é patrocinar o bem republicano.


 Assim, se estão sob judice é porque há, no mínimo, fortes indícios de autoria e de materialidade. Em que pese o direito de ampla defesa e ao final alguns possam sair inocentados, é inegável que perante a opinião pública a “presunção de culpa” já se estabeleceu.


 De qualquer modo, para serem inocentados ou culpabilizados, deverão ser julgados e, guardadas as proporções, com a chacota, é o que o povo faz: apresenta seu veredicto e sua pena.


Desacreditado, o povo faz troças daqueles que nunca foram sérios ou responsáveis. Este riso contra o poder é, em si libertador, pois retira o véu de respeitabilidade que no fundo nunca houve. É claro que não é invenção nacional e que, dificilmente, iremos encontrar a ontologia dessas reações políticas.


 Pois bem, o projeto de lei ou a “pauta bomba” capitaneada pelo presidente da Câmara, Deputado Eduardo Cunha, quer punir o imexível e acabar com a natureza humana. Em suma, implica em se voltar contras vigarices que nos são apontadas. Se tivéssemos armas, como no passado, atiraríamos; como não temos, fazemos piadas, stand up comedy da sandice política do Legislativo.


 O projeto, de suma inteligência, equivale a proibir o juiz de julgar e o espectador de rir no circo de horrores. Por sua própria natureza deveria ser cômico – claro, se não fosse trágico –, recebendo de todos nós uma sonora gargalhada.
Porém, como é trágico, é horripilante. Sobretudo se pensarmos na gravidade de só se propor coisas do gênero. Ou seja, o projeto é hilariante, mas a mentalidade é gravosa, um veneno legislativo contra a vida comum do homem médio.


Se não falha a memória, o único país da Terra com pensamento político semelhante é a Coreia do Norte, em que rir de uma manifestação do sumo dirigente (ele sozinho formata a casta superior) implica em penas de açoite e de trabalhos forçados.


Enfim, apesar de tudo, prefiro rir e debochar desse estado de coisas. Pelos menos enquanto posso.
 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Vinício Carrilho Martinez

Pós-Doutor em Ciência Política e em Direito. Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UFSCar. Professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Departamento de Educação- Ded/CECH. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/PPGCTS/UFSCar Head of BRaS Research Group – Constitucional Studies and BRaS Academic Committee Member. Advogado (OAB/108390).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos