O abono de permanência e a desaverbação ou fracionamento do tempo de contribuição

10/09/2015 às 10:17
Leia nesta página:

Analisa-se a exclusão, em caso de desaverbação ou fracionamento de tempo de contribuição para fins de aposentadoria, do tempo em que o segurado do RPPS percebeu abono de permanência.

                   A questão que se impõe a apreciação, ainda que abreviada, diz respeito à exclusão, em caso de desaverbação ou fracionamento de tempo de contribuição para fins de aposentadoria, do tempo em que o segurado do RPPS percebeu abono de permanência.

                   Em debate o disposto no art. 452, caput e § 1º da IN INSS/PRES nº 77/2015 e o art. 15 da Portaria MPS Nº 154/08.

                   Sem embargo da discussão sobre a natureza jurídica do abono de permanência, se verba remuneratória ou indenizatória, é certo que ele não tem natureza previdenciária, ou seja, não constitui benefício previdenciário.

                   Tanto é verdade que não onera os recursos do fundo previdenciário, mas é devido pelo ente público ao qual é vinculado o servidor que permanece em atividade.

                   Por isso mesmo foi instituído em substituição à anterior isenção da contribuição previdenciária prevista na Emenda Constitucional nº 20/98. Adotou-se, assim, o conceito de que o segurado (que já poderia estar aposentado mas permanece em atividade) deve continuar contribuindo com a previdência social, tendo reposto o respectivo valor por conta do órgão que é beneficiado (porque não tem os encargos decorrentes da aposentação e admissão de novo servidor) pelo labor do servidor.

                   O direito ao abono de permanência decorre exclusivamente do cumprimento dos requisitos para aposentar-se e da permanência do servidor em atividade, nas hipóteses previstas a partir da vigência da Emenda Constitucional nº 41/03.

                   Ao contrário do que alguns argumentam, data venia, não há “utilização” de tempo de contribuição para que se aperfeiçoe o direito ao abono previdenciário. “Tempo de contribuição” –– expressão que na verdade significa “contribuição por certo período de tempo” é exigência apenas para a concessão da aposentadoria.

                   Uma vez “utilizada” a contribuição referente a determinado período para a aposentação, será vedada nova contagem desse tempo (pela óbvia razão de que não há mais contribuição para ser considerada).

                   Não é, contudo, o que ocorre para fins de aquisição do direito ao abono de permanência. Veja-se que o servidor que recebe o abono de permanência não tem qualquer prejuízo na contagem desse tempo para fins de aposentadoria futura, pela regra anteriormente cumprida ou por outra de sua opção.

                   Por exemplo: se o servidor cumpre as exigências para aposentar-se pela regra permanente, mas deseja aguardar o cumprimento de tempo de carreira para fins de aposentar-se por uma das regras de transição que asseguram direito ao cálculo dos proventos pela última remuneração e à paridade, o tempo em que percebe abono de permanência não será excluído da nova contagem.

                   Nesse sentido:

“O regime de aposentadoria do servidor público não se modifica em razão de ter ele feito opção por continuar em atividade e, portanto, percebendo o abono de permanência no serviço público.

A qualquer momento que o servidor decida pela sua aposentadoria poderá optar pela sua inativação pelas regras vigentes à ocasião em que implementou todas as condições para sua inativação ou as atuais.”

(OLIVEIRA, Antonio Flávio. Questões polêmicas sobre servidor público. in SAYD, Jamile (Org.). “Servidor Público: questões polêmicas”. Belo Horizonte: Fórum, 2006, p.85)

                   Não se olvide que a verba pecuniária em comento tem fundamento na permanência do servidor em atividade quando já cumpriu os requisitos para a aposentadoria voluntária (procrastinação da concessão do benefício previdenciário), e não na contribuição ou no tempo de contribuição em si.

                   Tratando-se de direito individual constitucionalmente assegurado, e para o qual não foi estabelecida qualquer outra condição, entendemos, com o devido respeito, ser inconstitucionais eventuais normas que imponham a exclusão do tempo em que o servidor percebe o abono de permanência para quaisquer efeitos, especialmente para fins de contagem desse período (em que há contribuição, repita-se!) para outro benefício previdenciário legalmente assegurado.

                   Nesse aspecto o art. 15 da Portaria MPS Nº 154/08 (que não possui a mesma restritividade do § 1º do art. 452 da IN INSS/PRES nº 77/2015) assim dispõe:

“Art. 15. Poderá haver revisão da CTC pelo ente federativo emissor, inclusive para fracionamento de períodos, desde que previamente devolvida a certidão original.

Parágrafo único. Observado o disposto no art. 9º, será admitida revisão da CTC para fracionamento de períodos somente quando a certidão comprovadamente não tiver sido utilizada para fins de aposentadoria no RGPS ou para fins de averbação ou de aposentadoria em outro RPPS, ou ainda, uma vez averbado o tempo, este não tiver sido utilizado para obtenção de qualquer direito ou vantagem no RPPS.” (g.n.)

                   Mais uma vez vale afirmar: abono de permanência não é direito ou vantagem previdenciária, ou do RPPS, de acordo com a redação da norma do MPS.

                   Pode-se concluir, portanto, que a percepção de abono de permanência não tem o condão de considerar “utilizado” o tempo de contribuição respectivo para impedir o fracionamento ou desaverbação em favor do segurado.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Cleuton de Oliveira Sanches

Advogado, especialista em Direito Tributário pela PUC/Campinas e em Direito Constitucional pela Universidade São Francisco, Procurador do Município de Indaiatuba, sócio da Sanches e Associados Consultoria Ltda., consultor na área de Previdência Municipal

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos