Vale transporte: uso indevido e declaração falsa ensejam a demissão por justa causa

Leia nesta página:

O empregado pode incorrer em falta grave no exercício de seu direito ao vale transporte quando presta declaração falsa de endereço, onerando o empregador na obrigação de fornecê-lo, ou ainda, faz uso indevido do respectivo vale na aquisição de produtos.

INTRODUÇÃO:

O empregado pode incorrer em falta grave no exercício de seu direito ao vale transporte quando presta declaração falsa de endereço, onerando o empregador na obrigação de fornecê-lo, ou ainda, faz uso indevido do respectivo vale na aquisição de produtos no comércio. Tudo de conformidade com o que dispõe o decreto nº 95.247/87, tendo esta disposição legal estendido, também, a categoria dos domésticos este benefício, no forma que estatui o seu artigo 1º, inciso II.

DESENVOLVIMENTO:

A falta grave de que tratamos neste capítulo atinge o obreiro que utilizar o vale transporte para outros fins como comprar alimentos, pagar contas de armazéns e outros, fatos costumeiros vivenciados nas empresas.

A Lei nº 7.418/85 e o Decreto nº 92.180/85 condicionam a concessão do benefício do vale transporte ao requerimento do empregado com indicação de seu endereço e os meios de transporte adequados ao seu deslocamento. Requisito não cumprido pela autora. Revista provida. (TST – 4ª T – Ac. nº 2020/96 – Rel Min. Almir P. Pinto – DJ 03.05.96 – pág. 14263).

Esta fraude ocorre porque é impossível para a empresa analisar os problemas do mau uso do vale-transporte em suas linhas gerais – declaração de endereço falso, endereço propositalmente desatualizado, empréstimo do cartão, venda dos créditos, trajeto de ida e vinda ao trabalho feito de carona ou com veículo próprio etc.

O que é comum de se ver, no entanto, são empregadores que não sabem como agir diante dos problemas e preferem fingir que não sabem que boa parte dos vales transporte cujo preço custeiam em até 94% está indo pelo ralo na mão de alguns maus empregados que nem se dão conta de que podem ser demitidos por justa causa.

Ao fingirem não ver o problema, na prática perdoam os faltosos e o ciclo continua.

O regramento geral do Vale Transporte, imposto em 1985 pela Lei nº 7.418/85 e regulamentado pelo Decreto nº 95.247/87, é bastante simples, claro e eficaz. Ali se encontram perfeitamente delimitados os direitos e deveres de empregador e empregado no que diz respeito ao transporte entre a residência e o trabalho e vice-versa, desde a aquisição deste benefício pelo empregador até a forma de participação de ambos em seu custeio, passando pelo compromisso que os empregados têm de assumir para exercer seu direito ao uso: informar corretamente os endereços, os meios mais adequados para ir para o trabalho e voltar para casa, atualizar anualmente estas informações e usar o vale apenas para o fim determinado em lei.

Tudo quanto desvie destas premissas, inclusive fazer declaração falsa, é “uso indevido de vale-transporte” e, nesta condição, é caracterizado como falta grave. Falta grave, como se sabe, é conduta que, a exemplo das alíneas de “a” a “l” do art. 482 da CLT, podem redundar em rescisão do contrato por justa causa.

CONCLUSÃO:

O fato é que tomar conhecimento dos desvios de finalidade, das informações falsas – uso indevido, enfim – e não tomar providências significa perdoar os abusos.

As condutas devem ser coibidas, senão com rescisão do contrato por justa causa logo na primeira vez – que o empregador pode achar muito severo, mas tem direito de fazê-lo – ao menos com advertências verbais e escritas, suspensões, suspensões agravadas e, quando nada der resultado, com rescisão por justa causa, não só por ato de improbidade (alínea “a” do art. 482 da CLT), mas também, e especificamente, por uso indevido de vale transporte (conduta prevista no § 3º do art. 7º do Decreto nº 95.247/87).

Com uma coisa o empregador pode contar: basta começar a sinalizar o enrijecimento da administração no trato com a questão que os abusos ou se resolvem ou se reduzem ao mínimo possível.

COMO DECIDEM OS TRIBUNAIS:

"Refeição - Ao contrário do vale-transporte, o uso do vale-refeição fora do horário do trabalho não prevê justa causa. "O empregado pode utilizá-lo para comer a qualquer hora e em qualquer lugar. Não há declaração falsa de como ele vai usá-lo e nem lesão à empresa", esclarece a advogada. ( RO 02458-2002-471-02-00-2 - Acórdão  200405914809)".

"JUSTA CAUSA. USO INDEVIDO DO VALE-TRANSPORTE. O uso indevido do vale-transporte pelo trabalhador configura falta grave, sendo admissível a dispensa por justa causa considerando-se, inclusive, a reincidência da conduta, na forma do artigo 7º, parágrafo 3º do Decreto 95.247/87 e artigo 482, alínea a, da CLT. (TRT-1 - RO: 12722820105010001 RJ , Relator: Claudia Regina Vianna Marques Barrozo, Data de Julgamento: 17/04/2013, Sexta Turma, Data de Publicação: 03-05-2013)".

"VALE-TRANSPORTE. DESNECESSIDADE DO USO DE TRANSPORTE PÚBLICO PELO TRABALHADOR. INDEVIDO. É ônus do empregador o fornecimento do vale-transporte ao trabalhador, na forma do art. 1º da Lei 7.418/85, sendo indevido o benefício quando evidenciada a desnecessidade de uso de transporte público pelo empregado. (TRT-4 - RO: 00004674720135040014 RS 0000467-47.2013.5.04.0014, Relator: JOÃO PAULO LUCENA, Data de Julgamento: 20/03/2014, 14ª Vara do Trabalho de Porto Alegre)".

"RECURSO ORDINÁRIO. ACIDENTE IN ITINERE. ALEGAÇÃO DE PAGAMENTO DE VALE-TRANSPORTE. USO INDEVIDO DE OUTRO MEIO DE TRANSPORTE. ART. 21, IV, d DA LEI 8.213/91. Não configura culpa exclusiva da vítima tampouco desconfigura o acidente o fato de o empregado vítima de acidente de trânsito a caminho do trabalho receber vale-transporte do réu. Pouco importa para a configuração do acidente in itinere se este ocorreu em transporte público ou particular. Previsão expressa do art. 21 da Lei n. 8.213/91. (TRT-1 - RO: 00111047120135010004 RJ , Relator: FLAVIO ERNESTO RODRIGUES SILVA, Data de Julgamento: 15/04/2015, Décima Turma, Data de Publicação: 19/05/2015)".

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

SÜSSEKIND, Arnaldo. Instituições de direito do trabalho. 2000.

SZABÓ, Adalberto Mohai Júnior. Manual de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho: Normas regulamentadoras de 1 a 34 comentadas. 2011.

VOGEL NETO, Gustavo Adolpho. Curso de direito do trabalho. 2000.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Lorena Carneiro Vaz de Carvalho Albuquerque

Advogada formada pela PUC/GO, inscrita na OAB/GO desde 2009, especialista pela UNIDERP/LFG em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, especializanda pela Estácio em Direito Civil e Processual Civil, autora do livro: "Manual da Justa Causa Trabalhista - Teoria e Prática".

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos