Das verbas rescisórias e demais particularidades referentes à demissão por justa causa trabalhista

Leia nesta página:

O empregado demitido por justa causa não fará jus a nenhum tipo de indenização.

INTRODUÇÃO:

O empregado demitido por justa causa não fará jus a nenhum tipo de indenização. 

Assim, indenizações que são comumente pagas aos empregados demitidos sem justa causa, como indenização por tempo de serviço, indenização adicional, indenização compensatória sobre o montante dos depósitos do FGTS (40%), aviso-prévio indenizado, não serão devidas aos empregados demitidos por justa causa. 

DESENVOLVIMENTO:

- DIREITOS DO EMPREGADO COM MENOS DE 1 ANO DE SERVIÇO 

As parcelas devidas na rescisão de contrato de trabalho do empregado demitido por justa causa com menos de 1 ano de serviço são as seguintes: 

a) saldo de salários; 

b) salário-família;

c) férias proporcionais, acrescidas de 1/3 (*);

d) valor do FGTS do mês anterior e o do mês da rescisão depositado na conta vinculada do empregado, por meio do Sefip.

(*) Aplicação da Convenção 132 da OIT – Organização Internacional do Trabalho.

Pela Convenção 132 OIT, o empregado faz jus às férias proporcionais quando da cessação do contrato de trabalho, mesmo na hipótese de dispensa por justa causa. 

- RESCISÃO INDIRETA

Na hipótese de rescisão pelo empregado por justa causa (rescisão indireta), o empregado tem o direito ao recebimento de:

a) aviso-prévio indenizado; 

b) saldo de salários;

c) décimo terceiro salário proporcional;

d) férias proporcionais, acrescidas de 1/3; 

e) salário-família; 

f) valor do FGTS correspondente ao mês imediatamente anterior ao da rescisão, caso não tenha sido efetuado o seu recolhimento, e do mês de rescisão; 

g) 40% de multa do FGTS sobre o saldo da conta vinculada acrescido dos valores correspondentes à letra f acima. 


- DIREITOS DO EMPREGADO COM MAIS DE 1 ANO DE SERVIÇO 

As parcelas devidas na rescisão de contrato de trabalho do empregado demitido por justa causa com mais de 1 ano de serviço são as seguintes: 

a) saldo de salários; 

b) férias vencidas, acrescidas de 1/3;

c) férias proporcionais, acrescidas de 1/3 (*); 

d) salário-família; 

e) valor do FGTS do mês anterior e o do mês da rescisão depositado na conta vinculada do empregado, por meio do Sefip.

(*) Aplicação da Convenção 132 da OIT – Organização Internacional do Trabalho. 

Pela Convenção 132 OIT, o empregado faz jus às férias proporcionais quando da cessação do contrato de trabalho, mesmo na hipótese de dispensa por justa causa. 

- RESCISÃO INDIRETA

Na hipótese de rescisão pelo empregado por justa causa (rescisão indireta), o empregador está obrigado ao pagamento de: 

a) aviso-prévio indenizado; 

b) saldo de salários;

c) décimo terceiro salário, integral ou proporcional;

d) férias vencidas e/ou proporcionais, acrescidas de 1/3; 

e) salário-família; 

f) valor do FGTS correspondente ao mês imediatamente anterior ao da rescisão, caso não tenha sido efetuado o seu recolhimento, e do mês de rescisão; 

g) 40% de multa do FGTS sobre o saldo da conta vinculada acrescido dos valores correspondentes à letra f acima. 

FGTS 

Na hipótese de rescisão indireta, o FGTS do mês anterior a rescisão (se for o caso), do mês da rescisão, do aviso-prévio indenizado e a multa de 40% sobre o saldo da conta deve ser depositado dentro dos prazos normais de recolhimento através da GRF – Guia de Recolhimento do FGTS. 
Por outro lado, na ocorrência de rescisão com justa causa, o FGTS sobre as verbas rescisórias e do mês anterior a rescisão (se for o caso) será recolhido no Sefip, informando a movimentação do trabalhador no código “H” (rescisão com justa causa por iniciativa do empregador). 

TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO 

No campo “Código de Afastamento” do TRCT – Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, considerando que a despedida por justa causa, pelo empregador, não permite o saque do valor do FGTS, deve ser lançado o código “JC2”.

No caso de rescisão indireta o código de afastamento do trabalhador será o ”RI2”. 

ASSISTÊNCIA E HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO 

A assistência na rescisão de contrato de trabalho é obrigatória quando a duração do contrato de trabalho for superior a 1 ano. 
A Instrução Normativa 15 SRT/2010 determina que o assistente deverá esclarecer às partes que: 

a) a homologação de rescisão por justa causa não implica a concordância do empregado com os motivos ensejadores da dispensa; e

b) a quitação do empregado refere-se somente ao exato valor de cada verba especificada no TRCT.

Assim, desde que haja concordância do empregado, a incorreção de parcelas ou valores lançados no TRCT não impede a homologação da rescisão, devendo o assistente consignar as devidas ressalvas no Homolognet. 

PRAZO DE PAGAMENTO 

Uma vez que não há aviso-prévio na dispensa por justa causa do empregado, o empregador tem o prazo de até o 10º dia, contado da data da notificação da demissão, para realizar o pagamento das verbas rescisórias. 

Não comparecendo uma das partes, ou na falta de homologação da rescisão em face de discordância quanto aos valores, o assistente emitirá os Termos de Comparecimento, gerados pelo Sistema Homolog-net. Este sistema é uma ferramenta usada na internet que facilita o processo de homologação das rescisões, gerando, dentre outros, os modelos de Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho e de Homologação.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

DISPENSA DE ASSISTÊNCIA E HOMOLOGAÇÃO DA RESCISÃO

Não é devida a assistência na rescisão de contrato de trabalho quando o contrato extinto tiver sido firmado há menos de 1 ano. 
Verificando-se a dispensa do empregado por justa causa, com menos de 1 ano de contrato de trabalho na empresa, em consequência de falta grave cometida e não sendo esta por ele reconhecida, através de declaração expressa, o pagamento das parcelas pode ser efetuado na própria empresa.

Essa hipótese, todavia, somente ocorre quando o empregado, apesar de não admitir, expressamente, a justa causa, concorda em receber os valores que lhe são devidos. Recusando-se o empregado a receber as parcelas a que faz jus, a empresa deve manter os respectivos valores a sua disposição, até que ele concorde em recebê-los ou venha a pleitear a anulação da justa causa, através da Justiça do Trabalho.

Neste caso, por ocasião da defesa, caberá à empresa comprovar o fato que motivou a arguição da justa causa.

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO 

Quando o empregado não comparecer no prazo de pagamento ou se recusar a receber os valores rescisórios, aconselhamos que o empregador deposite-os na conta do trabalhador. Não existindo essa possibilidade, o empregador pode propor ação de consignação em pagamento. 
A ação de consignação em pagamento é um “remédio” jurídico que a legislação processual civil assegura ao devedor para cumprir sua obrigação como credor, quando este, dentre outras hipóteses, recusa-se a receber o pagamento. 
A medida objetiva evitar as consequências jurídicas decorrentes da recusa, como o pagamento da multa do artigo 477 da CLT, a favor do empregado, em valor equivalente ao seu salário, tendo em vista a extrapolação do prazo mencionado anteriormente. 

ANOTAÇÃO NA CTPS

Não é permitido ao empregador fazer anotações na CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social que abonem ou desabonem a conduta do empregado. 

As anotações desse tipo acarretam a inutilização do documento, com a consequente imposição de multa. 

Portanto, o empregado demitido por justa causa não deverá ter esta condição anotada em sua CTPS, devendo nesta ser anotada somente a data do término do contrato. 

SEGURO DESEMPREGO 

O Seguro-Desemprego, que é um benefício que propicia uma renda mínima ao trabalhador por prazo determinado, é concedido para aqueles dispensados sem justa causa, inclusive no caso de rescisão indireta do contrato de trabalho.

Dessa forma, o Seguro-Desemprego não é devido ao empregado que é demitido por justa causa.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL:

Lei 7.238, de 29-10-84; Lei 7.998, de 11-1-90; Lei 8.036, de 11-5-90; Lei 10.224, de 15-5-2001; Lei 12.347, de 10-12-2010; Decreto-Lei 5.452, de 1-5-43 – CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – artigos 158, 240, 432, 474, 482, 483, 493 a 496 e 853 a 855; Portaria 1.620 MTE, de 14-7-2010; Portaria 1.621 MTE, de 14-7-2010; Portaria 2.685 MTE, de 26-12-2011; Instrução Normativa 15 SRT, de 14-7-2010; Circular 548 Caixa, de 19-4-2011. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

SÜSSEKIND, Arnaldo. Instituições de direito do trabalho. 2000.

SZABÓ, Adalberto Mohai Júnior. Manual de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho: Normas regulamentadoras de 1 a 34 comentadas. 2011.

VOGEL NETO, Gustavo Adolpho. Curso de direito do trabalho. 2000.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Lorena Carneiro Vaz de Carvalho Albuquerque

Advogada formada pela PUC/GO, inscrita na OAB/GO desde 2009, especialista pela UNIDERP/LFG em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, especializanda pela Estácio em Direito Civil e Processual Civil, autora do livro: "Manual da Justa Causa Trabalhista - Teoria e Prática".

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos