Homens têm direito ao salário-maternidade

03/10/2015 às 11:14
Leia nesta página:

A Lei nº 12.873/2013 estendeu o salário maternidade para o sexo masculino, tanto no caso de adotante, quanto no caso do falecimento da segurada ou do segurado, onde o pagamento do benefício ocorrerá durante todo o período ou pelo tempo restante.

NOTAS INTRODUTÓRIAS

 A Lei nº 12.873/2013 estendeu o salário maternidade para o sexo masculino, tanto no caso de adotante, quanto no caso do falecimento da segurada ou do segurado, onde o pagamento do benefício ocorrerá durante todo o período ou pelo tempo restante.

ADOTANTE DO SEXO MASCULINO

Em se tratando de casal adotante, quando a mulher não é segurada da Previdência Social, o companheiro pode requerer o benefício do salário-maternidade, sendo afastado do trabalho durante a licença. Estra mesma regra é válida para casais adotantes que possuem o mesmo sexo.

O benefício será pago a qualquer um dos adotantes, sem ordem de preferência. Será concedido apenas um salário-maternidade para cada adoção, ainda que se adote mais de uma criança em um mesmo processo.

DO FALECIMENTO DA SEGURADA OU DO SEGURADO

Antes da mudança, com a morte do segurado, o pagamento do salário-maternidade era cessado e não podia ser transferido. Após a mudança, há possibilidade de transferência, onde o pagamento do benefício ocorrerá durante todo o período ou pelo tempo restante, tanto para adotantes, quanto para “legítimos”.

Para que o cônjuge tenha direito de receber o benefício, ele deve ser segurado da Previdência Social e requerer o benefício até o último dia do prazo previsto para o término do salário-maternidade originário. Então, o salário-maternidade será calculado novamente, de acordo com a remuneração integral ou com o último salário de contribuição, para os casos de trabalhador avulso e empregado doméstico, respectivamente.

SEGURADOS ESPECIAIS

Com a Lei, pode-se participar de Sociedade Empresária ou ser Empresário Individual, desde que considerado Microempresa, sem perder a qualidade de segurado especial.           Exige-se da pessoa jurídica que seja de objeto ou de âmbito agrícola, agroindustrial ou agroturístico.

Existe, ainda, a limitação de que a empresa deve ter em sua composição apenas segurados especiais, sendo a sede do estabelecimento, no mesmo município onde trabalham os trabalhadores rurais ou em municípios limítrofes.

A contratação dos empregados pode ser feita a qualquer tempo e as informações dos contratados serão computadas em sistema eletrônico com entrada única de dados, de informações relacionadas aos ministérios da Previdência Social, Trabalho e Emprego e da Fazenda.

NOTAS CONCLUSIVAS

Com as atualizações, resguarda-se e assegura-se o direito ao pai, para assumir os cuidados e protege-se os primeiros meses de vida do recém-nascido ou de convivência e cuidados com o adotado.

...............................................................................................................................

REFERÊNCIAS:

DALBOSCO, Daniela. Blog da Previdência Social. Homens adotantes podem requerer salário-maternidade. Disponível em: <http://blog.previdencia.gov.br/?p=11607>. Acesso em: 01/10/2015.

Ministério da Previdência Social. Benefício: Lei garante 120 dias de salário-maternidade para homens e mulheres adotantes. Disponível em: <http://www.previdencia.gov.br/2013/10/beneficio-lei-garante-120-dias-de-salario-maternidade-para-homens-e-mulheres-adotantes/>. Acesso em: 01/10/2015.

SANTOS, Petter Diego Souza dos. Salário maternidade ao pai face a morte de parto da genitora. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 119, dez 2013. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13910>. Acesso em: 01/10/2015.

https://juridicouniverso.wordpress.com/2015/10/02/homens-tem-direito-ao-salario-maternidade-por-antonela-martins-dos-santos/

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos