A autonomia universitária e as representações nos órgãos colegiados: uma avaliação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Leia nesta página:

A autonomia universitária e as representações nos órgãos colegiados: Uma avaliação da LDB e a CF/88

Este artigo avalia o impacto da LDB ante a composição e "peso" dos votos nos órgãos colegiados de ensino superior. 

Primordialmente, conforme entedimento geral, a autonomia universitária é garantida tão somente aos Centros Universitários e às Universidades, impossibilitando assim das Faculdades desfrutarem de tal instituto.

No que concerne a autonomia universitária, há previsão constitucional no art. 207:

Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

§ 1º É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 11, de 1996)

§ 2º O disposto neste artigo aplica-se às instituições de pesquisa científica e tecnológica. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 11, de 1996)

Ocorre que, embora a autonomia dos Centros Universitários e Universidades seja indiscutível, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei (Lei 9.394 de 1996), em seu art. 56, parágrafo único, possui norma que conflita expressamente com a Carta Magna de 1988 e com o próprio caput do art em referência:

Art. 56. As instituições públicas de educação superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos, de que participarão os segmentos da comunidade institucional, local e regional.

Parágrafo único. Em qualquer caso, os docentes ocuparão setenta por cento dos assentos em cada órgão colegiado e comissão, inclusive nos que tratarem da elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes.

Embora o legislador no momento da edição da LDB desejasse a participação democrática de todos entes dos diversos seguimentos das comunidades universitárias, não deveria este, no texto da lei, delimitar os percentuais expressamente da representação docente ante aos órgãos colegiados, cabendo à cada uma das IES, através de seus órgãos especializados fazer a proporção entre os diversos segmentos da comunidade unversitária.

A universidade democrática não será construída do nível mais alto para o mais baixo e sim do inverso, cabe à cada uma das universidades e centros universitários, observando suas limitações e necessidades, promover a adaptação de suas estruturas e programas para efetivar o pleno atendimento às normas e, principalemnte à comunidade universitária.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Uma avaliação após reunião Conselho Universitário da Universidade Federal do Piauí

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos