Teoria da Conspiracao

20/10/2015 às 13:44
Leia nesta página:

Nao se faz agradecimentos com a toga e o cargo de Ministro do STF ao governo que o indicou.

Li em um jornal de grande circulação que o fundador do PT, Hélio Bicudo, disse, textualmente: “É o PT que esta decidindo o que acontece no STF. Quem que colocou esses Ministros no Tribunal? Foi o PT. Eles não irão julgar nada contra o PT”.

A frase do jurista Hélio Bicudo foi dita após a Suprema Corte ter concedido três liminares que suspenderam as regras de tramitação dos pedidos de Impeachment adotada pelo Presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

A fala de efeito mais aproxima da teoria da conspiração do que da realidade, onde o exagero da teoria na maioria das vezes não tem nenhuma evidencia conclusiva, afastada da veracidade dos fatos.

 Tenho dito que Toga sobre os ombros tem um peso maior do que o da indicação. O Supremo Tribunal Federal é composto por pessoas ilibadas e de alto conhecimento jurídico, que por diversas vezes podem comungar com a ideologia politica (na acepção da palavra)  de quem o nomeia, mas a história tem nos mostrado que uma vez nomeados ‘aquela corte, o indicado não agradece com favorecimentos pouco republicanos, para não dizer ilícitos.

O Governo do PT indicou a maioria dos Ministros que compõem o STF e nem por isso as pessoas importantes do partido, inclusive seu tesoureiro e um ex Ministro se safaram das condenações ação penal 470, conhecida como mensalão. Vale lembrar que dos onze componentes, oito foram indicados pelos Governos Lula e Dilma.  

Em outra importante e recente decisão no Tribunal Superior Eleitoral, dois Ministros, Toffoli e Fux,  (indicados por Lula e Dilma respectivamente) acompanharam a divergência inaugurada pelo M. Gilmar Mendes determinando o prosseguimento das investigações em ação que apura irregularidades nas contas de campanha eleitoral da Presidente Dilma, contrários ao parecer da Procuradoria Geral da República. 

O fato da mais alta corte do país ter deferido liminares contrarias ao rito estabelecido pelo presidente da Câmara não que dizer que os Ministros estejam comprometidos com o Governo que os indicou, mesmo porque os exemplos anteriores jogam por terra tal assertiva.

Não se pode, a todo custo e em desrespeito a normas e ciências jurídicas, atropelar garantias do processo legal, em razão do descontentamento com a mandatária maior da nação. Um processo desta envergadura é normal que busquem a tutela jurisdicional e que haja debates jurídicos sobre o assunto.

Como bem decidiu o Ministro Teori Zavaskci, em sua liminar: “Um processo de tamanha magnitude institucional, que põe a juízo o mais elevado cargo do Estado e do Governo da Nação, pressuposto elementar a observância do devido processo legal.”

Lado outro, estabelecido o rito ou com a observância do procedimento no caso do impeachment do ex presidente Collor de Melo, vale trazer aos leitores as palavras do Eminente Ministro Gilmar Mendes de que um Presidente precisa de apoio para Governar e completou “ Se o Presidente não tiver 171 votos não pode ficar no cargo. Ninguém se mantém no cargo com liminar do Supremo, isto depende de legitimação democrática.”

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos