Acordos e efeitos da União Europeia

27/11/2015 às 00:24
Leia nesta página:

O presente artigo disserta acerca de como União Europeia surgiu e se firmou como bloco econômico através da série de acordos que lentamente conduziu os países europeus a integrar-se por completo, aspetos negativos e positivos além do impacto jurídico.

RESUMO

O presente artigo disserta acerca de como União Europeia surgiu e se firmou como bloco econômico através da série de acordos que lentamente conduziu os países europeus a integrar-se por completo e coloca-se em evidência também os aspectos positivos e negativos bem como o impacto no mundo jurídico dos Estados que a integram.

Palavras-chave: direito internacional, público, União Europeia, histórico, processo de formação, tratado.

1. INTRODUÇÃO

                        Ao fim da Segunda Guerra Mundial a Europa se encontrava temerosa. O nacionalismo exagerado presente há muito tempo no continente e agravado pelos processos de unificação dos países deu origem ao pior conflito armado do mundo despertando a preocupação, após seu término, em relação ao futuro daqueles Estados e em como diminuir as barreiras entre eles. De combatentes da resistência a advogados, incluindo Winston Churchill[1], os líderes visionários que inspiraram a criação da União Europeia juntamente com várias outras pessoas que trabalharam de forma incansável para que o projeto se concretizasse, formavam um grupo diverso de pessoas com o mesmo ideal: construir uma Europa em paz, unida e próspera.

2. PROCESSO DE FORMAÇÃO

                        O primeiro passo para a integração europeia se deu em 1948 com a criação da BENELUX, uma zona de livre comércio entre Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. Inicialmente, esse bloco funcionava como uma União Aduaneira com reduções nas tarifas de importações e exportações entre os estados-membros e a adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC). O modelo foi pioneiro e tornou-se o principal modelo dos blocos econômicos que atualmente predominam o bloco econômico mundial.

                        No entanto, considera-se geralmente como embrião da União Europeia a Comunidade do Carvão e do Aço (CECA), criada em 1952 com os países membros da BENELUX em conjunto com Alemanha Ocidental, França e Itália. O objetivo era estabelecer um mercado siderúrgico comum para integrar a produção industrial e o fornecimento de matérias-primas em todo o agrupamento. O BENELUX continuou existindo inclusive até os dias atuais.

              

                           Após a criação e os primeiros anos de sucesso da CECA e BENELUX, despertou-se o interesse de ampliação para os demais países europeus visando maior interação e cooperação entre as nações bem como as vantagens e melhores abrangências econômicas. Com o fim ainda recente da Segunda Guerra o continente se encontrava  debilitado em vários setores, especialmente o econômico, de forma a parecer muito adequado o momento para expandir-se mais ainda os limites dos tratados já existentes, sobretudo o da CECA. Assim, em 25 de março de 1957, em Roma, assinou-se o Tratado de Roma  dando origem a duas novas comunidades: a Comunidade Econômica Europeia (CEE) e a Comunidade da Energia Atômica (EURATOM). O tratado obteve ratificação de países como França, Bélgica, Alemanha, Países Baixos, Itália e Luxemburgo.

2.1 CONSOLIDAÇÃO E EXPANSÃO DA INTEGRAÇÃO

                             O Tratado que instituía a CEE afirmava, no seu preâmbulo, que os estados signatários estavam "determinados a estabelecer os fundamentos de uma união sem brechas e mais estreita entre os países europeus". [2] Assim firmavam claramente não apenas um compromisso econômico mas também um de caráter político de integração progressiva entre os países membros, criando-se na prática uma união aduaneira e um acordo de encerrar as fronteiras entre tais países em 12 anos, concretizado em 1968.

                                    De igual importância foram firmadas outras convenções dentre elas a Política Agrícola Comum (PAC), estabelecendo a liberdade de circulação de produtos agrícolas dentro da CEE com medidas protecionistas que garantiam aos agricultores europeus a não concorrência, complementada mais tarde com o Fundo Europeu de Orientação e Garantia (FEOGA) em 1962. O  Tratado de Roma também trouxe disposições sobre a proibição de monopólios, políticas comuns dos transportes de concessão e alguns privilégios comerciais aos territórios coloniais dos estados-membros.

                              A CEE foi a primeira proposta existente de promoção à livre circulação de mercadorias, capitais e, principalmente, de pessoas, integração essa que seria concretizada com o passar dos anos, à medida que as economias dos respectivos países-membros se fortalecessem. Como nova estratégia procurou um processo de integração que fosse afetando pouco a pouco o sistema econômico e consequentemente fosse cedendo as competências econômicas, administrativas e políticas. Neste sentido a CEE passa a ter uma série de instituições: a Comissão, o Conselho, a Assembleia Europeia (chamada, depois, Parlamento Europeu), o Tribunal Europeu e o Comitê Econômico e Social cujas competências se foram alargando e modificando nos diversos acordos e tratados que modificaram, nos anos posteriores, o Tratado de Roma.

                             O menos citado dos vários acordos contidos Tratado de Roma foi assinado também em 1957 e deu origem à Comunidade Europeia da Energia Atômica (EURATOM). Ainda sob os efeitos da guerra e o escasso desenvolvimento na área, a energia ainda era um problema e seu fornecimento bastante precário. Os seis estados fundadores então decidiram juntar esforços e financiamentos para investir na energia nuclear de maneira a alcançar a independência energética e evitar seus desvios para fins militares. A estrutura institucional do Tratado EURATOM é na essência igual ao Tratado CEE. As instituições comunitárias são responsáveis pela aplicação do Tratado e pelos dois organismos próprios: a Agência de Aprovisionamento e o Serviço de Salvaguardas, que efetua controlos contabilísticos e materiais em todas as instalações nucleares da Comunidade.

                           Contrariamente ao Tratado de Roma que criou a CEE, o Tratado EURATOM nunca sofreu grandes alterações e mantém-se em vigor. A Comunidade Europeia da Energia Atómica não foi fundida com a União, mantendo, por conseguinte, uma personalidade jurídica distinta, embora partilhe as mesmas instituições.  Seguem as missões da seguinte Comunidade:

  • Desenvolver a investigação e assegurar a difusão dos conhecimentos técnicos. A Comissão convida os Estados-Membros, pessoas e empresas a comunicar-lhe os respectivos programas relativos à investigação nuclear.
  • Estabelecer normas de segurança uniformes destinadas à proteção sanitária da população e dos trabalhadores e zelar pela sua aplicação.
     
  • Facilitar os investimentos e assegurar, designadamente encorajando as iniciativas das empresas, a criação das instalações essenciais ao desenvolvimento da energia nuclear na UE.
     
  • Velar pelo aprovisionamento regular e equitativo de todos os utilizadores da Comunidade em minérios e combustíveis nucleares.

                             No entanto, não houve total aceitação e harmonia com o novo modo de integração e organização europeia. A Inglaterra se negou a fazer parte da CEE por julgar mais importante suas relações econômicas, políticas e sociais já resolvidas internamente. Também não concordavam com uma união aduaneira nem concordava em participar de um tratado que, a longo prazo, cessaria as fronteiras dos países em benefício de interesse maior do continente. Por isso, para recusar totalmente sua entrada, criou a Associação Europeia do Comércio Livre (EFTA), a que aderiram a Suécia, a Suíça, a Noruega, a Dinamarca, a Áustria e Portugal. De longe, não apresentava qualquer caráter de integração política, sendo apenas uma zona de livre comércio em que não reconhecia criação de nenhuma fronteira comum. A associação revelou-se um fracasso diante da CEE nos anos 1960 pela grande disparidade entre as taxas de crescimento de cada uma.

                               O nacionalismo exagerado de algumas nações que relutavam contra a nova proposta resultou na chamada “crise da cadeira vazia” em 1966. Esta crise manteve-se por longos meses e a Comunidade paralisou suas atividades terminando, finalmente, o chamado Compromisso de Luxemburgo. Teve-se de esperar a demissão do líder francês Charles de Gaulle, ferrenho defensor da “Europa das Pátrias”, para que se abrisse porta para a adesão britânica. Mesmo contra a opinião britânica ingressaram ao CEE em 1972 somando-se mais três países em 1973: Reino Unido, Dinamarca e Irlanda. Assim, nascia a “Europa dos Nove”. Na mesma época, a Noruega realizou um referendo sobre participar ou não da CEE. Sendo maioria dos votos negativos, manteve-se a margem da Comunidade.

                              Em razão da crise do petróleo em 1973, o crescimento significativo que os países europeus vinham enfrentando sofreu decadência brusca durante o restante da década. Mesmo assim, acontecimentos importantes trouxeram avanços tanto no processo de integração dos países quanto no alargamento da Comunidade a constar:

  • A partir de 1975, foi institucionalizado o chamado Conselho Europeu, reunião periódica dos chefes de Estado e do Governo, onde se tomam as grandes decisões estratégicas da Comunidade.
     
  • Em 1979, nasceu o Sistema Monetário Europeu, acompanhado da criação do ECU ( European Currency Unit), antecedente direto do Euro. As moedas dos países membros ficavam fixadas numa estreita zona de flutuação do seu valor de câmbio em 2,5% e, além disso, os governos comprometiam-se a coordenar as suas políticas monetárias. Tratava-se do primeiro passo significativo para a unidade monetária. 
     
  • Ainda em 1979, tiveram lugar as primeiras eleições, por sufrágio universal, para o Parlamento Europeu. 
     
  • A queda das ditaduras militares na Grécia (1974), Portugal (1974) e Espanha (morte de Franco em 1975) propiciaram a adesão destes países. A Grécia em 1981, a Espanha e Portugal, em 1986, tornaram-se membros da CEE. A comunidade estendeu-se até à Europa mediterrânica e a Espanha conseguiu realizar uma antiga aspiração.

                                Em 1984 apresentou-se ao Parlamento o “Projeto do Tratado da União Europeia” propondo um novo tratado em substituição ao de Roma e que, em princípio, avançaria a integração europeia. Não foi aprovado porém inseriu o debate sobre o futuro da Comunidade, antecipando avanços que ocorreriam mais tarde. Em 1985, os três países do BENELUX assinaram o acordo de Schengen que ganhou outros membros mais tarde. Esse documento continha a ambiciosa iniciativa que garantia a livre circulação das pessoas e a gradual supressão de fronteiras entre os estados. Diante dos dois dispositivos a segunda metade da década de 1980 deu impulso a um grande alargamento político com os processos implantados e em 1986 foi aprovado o Ato Único Europeu.

                                  A década de 1990 começou com a consagração do nome “União Europeia” através da assinatura do Tratado de Maastricht em 1992. O termo União usa-se desde o início do tratado para representar o avanço num projeto histórico. Assim, o articulado no artigo 2o  do Tratado da União Europeia diz o seguinte: “O presente Tratado constitui uma nova etapa no processo criador de uma União cada vez mais estreita entre os povos da Europa…” [3]. Além disso, o tratado tem uma estrutura baseada em três pilares formado pelas suas instituições com competências supranacionais e as instituições de cooperação entre os governos chamados de Política Exterior e Segurança Comum (PESC) e a Justiça e Assuntos de Interior (JAI). Nos pilares de cooperação entre os governos, as decisões foram combinadas de tomar-se por consenso e as competências da Comissão, o Parlamento Europeu e o Tribunal de Justiça são escassas. No pilar comunitário, as decisões tomam-se cada vez mais por maioria e o papel das instituições comunitárias é essencial.

                                Também chamado de Tratado da União Europeia, traz consigo finalmente um projeto possível de concretização da integração entre os países-membros desta vez propondo mudanças em todos os campos administrativos e políticos e garantindo assim novos direitos e possibilidades na vida de tais nações. As mais importantes sem dúvida foram as relacionadas à criação de uma cidadania europeia com passaporte unificado e livre circulação de pessoas entre os países e a união econômica monetária que mais tarde, em 1995, propôs-se o euro como moeda oficial de circulação dentro do bloco. O uso exclusivo da moeda se deu em três atos que atingiu sua meta em 2002, com exceção do Reino Unido e da Dinamarca, formando a chamada “zona do euro”. No que se refere às instituições, o Tratado introduz novidades importantes: o Parlamento aumenta os seus poderes, o Conselho de Ministros passa a denominar-se Conselho da União Europeia, a Comissão recebe o nome oficial de “Comissão das Comunidades Europeias”, o Tribunal da Justiça, o Tribunal de Contas e o Comité Económico e Social reforçam as suas competências, cria-se o Comité das Regiões, de carácter consultivo e prevê-se a criação do Banco Central Europeu, ao iniciar-se a terceira fase da União Económica e Monetária.

3. ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS

                                 A União Europeia é hoje o bloco político e econômico mais influente no mundo, formado pela maioria dos países do continente europeu totalizando 28 Estados-membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Suécia e Reino Unido. Apesar dos problemas de integração encontrados durante e após a assinatura do Tratado de Roma,  a União Europeia é referencia como bloco econômico por ter conseguido cumprir todas as fases de integração, especialmente a última referente a livre circulação de bens e pessoas.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

                                    Soma-se isso à isenção de tarifas alfandegárias e o uso de moeda única que proporcionaram um crescimento igualitário adicionando mais qualidade de vida para as populações dos países-membros evitando assim problemas de migração em larga escala entre os mesmos assim como falta de condições e serviços, como por exemplo na educação e profissionalização, que em certo nível foram acordadas nos tratados a fim de levar igualdade para todos do bloco. Por outro lado, os países que desfrutam do crescimento e benefícios do bloco como um todo equiparavelmente também sofrem as consequências quando um membro entra em crise gerando um efeito dominó, como ocorreu na crise de 2008 e na crise da Grécia. Nesta última, um dos empréstimos cedidos pela União Europeia foi de 7 bilhões de euros. [4]

4. IMPACTO NO MUNDO JURÍDICO

                                     Mudanças significativas também foram realizadas no mundo jurídico com a criação da União Europeia. Instituiu-se um quadro único de direito comunitário decorrente de uma soberania partilhada, constituídos de normas que saem da esfera do direito nacional e em muitos casos colocam o direito comunitário acima do direito interno. No modelo comunitário, a relação se sustenta em bases verticais,  no qual os Estados partilham sua soberania que assegura o processo de  integração, a ordem jurídica comunitária e o poder supranacional. O direito comunitário nasce desce modelo, vinculando os países-membros, as pessoas físicas e jurídicas no âmbito de cada Estado. A União Europeia não compõe uma federação, uma vez que os estados-membros preservam a individualidade enquanto sujeitos do Direito das Gentes, exceto no que se refere a competência transferida para as Comunidades. No entanto, possui personalidade jurídica através de seus tratados, sendo exercida através de seus órgãos, patrimônios e recursos.

5. CONCLUSÃO

                                         A União Europeia é resultado de um ideal somado à necessidade diante do fim da Segunda Guerra de reconstruir e reerguer um continente de maneira distinta, procurando cessar os conflitos ligados ao nacionalismo radical e unir os países a fim de promover o crescimento econômico e a tolerância entre os mesmos.

                                          Para tanto, firmaram-se ao longo de 67 anos vários tratados que aos poucos foram abrangendo mais países e, com resultados positivos e reais benefícios, provaram que a integração era o melhor caminho para os países alavancarem suas economias. Como consequência, mesmo os países que se encontravam relutantes e ainda presos na antiga mentalidade de total soberania cederam ao novo e se enquadraram nos moldes de união dando novo alcance e importância aos tratados, que passaram a contar com as mais ricas e importantes nações europeias.

                                           A partir de então os avanços e desenvolvimentos se deram rapidamente e os planos de integração tornaram-se mais complexos levando à assinatura do Tratado de Maastricht em 1992, oficializando a criação da União Europeia que já contava com órgãos comuns, interesse e ação de todos os Estados-membros que trabalharam constantemente para garantir que todos os projetos e dispositivos se aplicassem em seus territórios visando a ratificação do tratado e a harmonia entre todos os participantes, sempre com a intenção de obter visibilidade e harmonia em vários setores, em especial o econômico.

                                          A União Europeia hoje constitui, portanto, bloco econômico de maior relevância do mundo com o melhor exemplo de integração de poderes e sistemas, não alcançado ainda por nenhum outro no mundo. No entanto, apesar do processo de integração estar totalmente concluído por conta da abertura de fronteiras e circulação livre de pessoas e bens, ainda há muitos desafios para manter-se todo sistema funcionando somados aos problemas e crises sempre ameaçadoras e exigentes de decisões imediatas que sempre são decisivas para o futuro do bloco.

6. REFERÊNCIAS

OCAÑA, Juan Carlos. União Europeia: O Processo de Integração e a Cidadania Europeia  - O Tratado de Roma e a evolução da CEE (1957-1986). Disponível em: <http://www.historiasiglo20.org/europortug/troma.htm.

JESUS, Alfredo Sousa de. Tratados de Roma (1957). Disponível em: <http://euroogle.com/dicionario.asp?definition=915.

OCAÑA, Juan Carlos. A União Europeia: O Processo de Integracão e a Cidadania Europeia - O Tratado da União Europeia ou de Maastricht (1992). Disponível em: <http://www.historiasiglo20.org/europortug/maastricht.htm#O%20desenvolvimento%20da%20Uni%C3%A3o%20Europeia.

MARTINS, Eliane Maria Octaviano Martins. O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA DA UNIÃO EUROPÉIA. Disponível em: <http://laginski.adv.br/artigos/Eliane/integracao_economica_ue.htm.

[1] A história da União Europeia – Fundadores da UE. Disponível em: < http://europa.eu/about-eu/eu-history/index_pt.htm.

[2] OCAÑA, Juan Carlos. União Europeia: O Processo de Integração e a Cidadania Europeia  - O Tratado de Roma e a evolução da CEE (1957-1986). Disponível em: <http://www.historiasiglo20.org/europortug/troma.htm.

[3] OCAÑA, Juan Carlos. A União Europeia: O Processo de Integracão e a Cidadania Europeia - O Tratado da União Europeia ou de Maastricht (1992). Disponível em: <http://www.historiasiglo20.org/europortug/maastricht.htm#O%20desenvolvimento%20da%20Uni%C3%A3o%20Europeia.

[4] LAGARDE, Christine. União Europeia libera empréstimo de 7 bilhões de euros à Grécia. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/07/ue-concede-financiamento-ponte-de-7-bi-de-euros-grecia.html

                        

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Uiara Sousa de Oliveira

Estudante de Direito no UNICEB- Brasília - DF.<br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos