O que são princípios? Suas fases, distinções e juridicidade

Leia nesta página:

Os princípios, além de serem a origem, a base de sustentação da norma, também são ideias mais genéricas - de onde podem ser extraídas concepções e intenções para a criação de outras normas, ou onde se encontra sustentação em caso de lacunas na sua aplicação.

Princípios são os alicerces da norma, são o seu fundamento em essência, são o refúgio em que a norma encontra sustentação para racionalizar a sua legitimação, são a base de onde se extrai o norte a ser seguido por um ordenamento, seja em sentido lato – como é possível observar-se de princípios constitucionais, no caso do princípio da legalidade, por exemplo – em que todos devem obediência à lei (não só os indivíduos, mas também o Estado), seja em ramos específicos do direito, como o trabalhista - em que o princípio da proteção do trabalhador serve de alicerce para a construção de todos os outros princípios dessa área do direito e de sua legislação não codificada.

Para o Dicionário Aurélio Eletrônico, princípio significa: o primeiro impulso dado a uma coisa; origem; o que constitui a matéria; o que entra na composição de algo; regras ou conhecimentos fundamentais e mais gerais.

A definição de princípio para o Dicionário Eletrônico Michaelis é: momento em que uma coisa tem origem; aquilo do qual alguma coisa procede na ordem do conhecimento ou da existência; característica determinante de alguma coisa; regras ou código de (boa) conduta pelos quais alguém governa a sua vida e as suas ações; lei, doutrina ou acepção fundamental em que outras são baseadas ou de que outras são derivadas.

Melo [2009, p. 882-83) define princípio como:

Mandamento nuclear de um sistema, verdadeiro alicerce dele, disposição fundamental que se irradia sobre diferentes normas compondo-lhes o espírito e sentido servido de critério para sua exata compreensão e inteligência, exatamente por definir a lógica e a racionalidade do sistema normativo, no que lhe confere a tônica e lhe dá sentido harmônico.

O que se pode extrair, então, desse compêndio inicial? É que os princípios, além de serem a origem, a base de sustentação da norma, também são ideias mais genéricas - de onde se pode extrair concepções e intenções para a criação de outras normas, ou encontrar a sua sustentação em caso de lacunas na sua aplicação. É o que bem se observa no art. 4º da LINDB – Lei de Introdução as Normas de Direito Brasileiro, no art. 8º parágrafo único da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, bem como no art. 126 do CPC – Código de Processo Civil, todos afirmam que, em caso de omissão de regra, o juiz deve decidir a lide baseado em analogia, costumes e princípios gerais de direito.

Atualmente, o direito encontra-se posto e as regras estão a regular a vida das pessoas em sociedade. Sendo assim, os princípios participaram, com esse caráter primário, da formulação das leis vigentes, assim como se prestam a auxiliá-las, mesmo após promulgadas e válidas, sendo o sustentáculo, no caso de socorro, para a sua aplicação. Isso quer dizer que, além do caráter primário e de base na construção normativa, o princípio ainda possui uma característica subsidiária, pois ele será chamado a auxiliar na aplicação da norma, no momento em que não forem encontrados fundamentos, na própria norma, para o seu emprego de forma autônoma. Ou ainda, caso seja necessária uma visão sistêmica de todo o ordenamento para que se alcance o real sentido de aplicação da norma (caso em que uma interpretação literal da lei, por exemplo, poderia não trazer o resultado esperado na sua aplicação), sendo desejado o auxílio do princípio na composição do fundamento da interpretação.

Até se chegar a essa compreensão moderna da aplicabilidade e juridicidade dos princípios foi necessária a transposição de algumas fases, são elas: a jusnaturalista, a positivista e a pós-positivista.

Na jusnaturalista, era entendido que os princípios não possuíam normatividade. Eles seriam diretrizes de justiça praticamente sem aplicabilidade. Essa fase caiu em declínio com o movimento de codificação do século XIX.

Já na positivista, os princípios são codificados. Entra em voga a doutrina positivista, em que prevalecia a legalidade estrita. Nesta fase os princípios derivavam das leis, mas não teriam força normativa, eles prestariam-se ao preenchimento de lacunas e ao auxílio na interpretação das leis. O Holocausto e todos os abusos cometidos na 2ª Guerra Mundial contribuíram para a derrocada dessa fase, pois muitas críticas surgiram quando os alemães procuraram justificar os seus atos no cumprimento de ordens fundadas em leis válidas. Visto que, naquele momento, o direito era dissociado da moral e dos valores, pois consolidado na legalidade estritamente formal.

Surge, então, a fase pós-positivista, aquela em que os princípios passam a ter normatividade. O direito ainda é positivo, contudo, fica superada a legalidade estrita, ganhando espaço o direito de valores, da moral. É a fase em que os princípios são hodiernamente conhecidos, sendo eles normas de onde é possível serem extraídos princípios e regras.

Norma é resultado da interpretação dos textos jurídicos (leis). O aplicador não interpreta normas, e sim textos – para deles extrair a norma. O texto, em decorrência da cultura, da época, ou do contexto em que está inserido, pode ter diversas interpretações e, consequentemente, dar origem a normas com significados totalmente distintos.

A regra estabelece ou proíbe algo – é um conceito fechado. Exemplo: a proibição de utilização de prova ilícita não é um princípio, é uma regra – já que está ordenando que algo não seja feito; a motivação das decisões pelo magistrado também não é um princípio, mas uma regra, pois obriga o magistrado a dizer a razão de estar tomando aquela decisão, sob pena de nulidade do ato. A regra estabelece a conduta devida, e sua importância não a transforma em princípio, o que é um erro comum. A relevância da regra leva alguns a alçá-la ao status de princípio.

Em suma, o princípio não proíbe nem obriga, ele deixa o sistema aberto – visando um determinado estado de coisas - sem informar como se chega a esse resultado. Deixa margem para que a situação concreta demonstre o que é melhor. Ele está em consonância com o ordenamento vigente como um todo. E, sendo este alterado, seguindo uma evolução social, o seu entendimento pode levar a uma nova interpretação do princípio. E o princípio, como conceito aberto que é, consegue perpetuar a norma que dele se extrai.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

REFERÊNCIAS:

ÁVILA, Humberto. Teoria dos Princípios – da definição à aplicação dos princípios jurídicos. 4ª ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 21ª Ed. São Paulo: Malheiros, 2007.

MELO, Celso Antônio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. 26 ed. São Paulo: Malheiros. 2009

http://dicionariodoaurelio.com

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Frederico Fernandes dos Santos

Advogado. Graduado em Direito pela Faculdade Estácio do Amapá. Pós-Graduado em Direito Administrativo pela Faculdade Unyleya/AVM. Pós-Graduado em Direito Processual Civil e Direito do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (UCAMPROMINAS). Pós-Graduado em Direito Imobiliário e Direito Tributário pela Escola Paulista de Direito (EPD). Membro da Associação Brasileira de Advocacia Tributária (ABAT). Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI). Membro do Congresso Internacional de Altos Estudos em Direito (CAED-Jus). Autor de livros e artigos publicados em diversas revistas jurídicas. Fundador do site www.adblogado.adv.br - O seu blog jurídico.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos