Lei da guarda compartilhada cria maturidade

28/12/2015 às 20:39
Leia nesta página:

A lei da guarda compartilhada completa seu primeiro ano de vigência, mas as dúvidas ainda permanecem. O estudo apresenta um panorama geral do tema.

Escrevi, anteriormente, algumas críticas acerca da redação do parágrafo 2º do artigo 1584 em seu inciso II, que fora incluído pela lei 11.698/2008. O artigo em que teci tais críticas (A falaciosa determinação da aplicação da guarda compartilhada, Migalhas, 17 de março de 2014) teve grande repercussão, tendo sido citado em outros artigos e monografias que trataram da lei 13.058/2014.

Pela lei 11.698/2008, não havendo consenso entre os pais, a guarda compartilhada deve, em regra, ser aplicada. Desse entendimento restavam inúmeros problemas sobre os quais já dissertei anteriormente, e nada se dizia acerca do poder familiar, que não se confunde com a guarda.

Todavia, com a inovação da lei 13.058/2014, o parágrafo 2º do artigo 1584, em seu inciso II, foi modificado, passando a ser redigido da seguinte forma:

"Quando não houver acordo entre a mãe e o pai quanto à guarda do filho, encontrando-se ambos os genitores aptos a exercer o poder familiar, será aplicada a guarda compartilhada, salvo se um dos genitores declarar ao magistrado que não deseja a guarda do menor.".

Na nova redação foi incluído o termo poder familiar, devendo estar ambos os genitores aptos a exercê-lo, podendo, ainda, um dos genitores deixar claro que não anseia compartilhar da guarda, nem mesmo tê-la unilateralmente. É possível que ambos os pais, sejam eles biológicos ou afetivos (por isso evito usar o termo genitores), não estejam aptos a exercer o poder familiar, como expresso na redação oficial, nos casos de extinção, suspensão e perda do mesmo.

Extingue-se o poder familiar pela morte dos pais ou do filho, pela emancipação, pela maioridade e pela adoção, conforme expressa o artigo 1635 do Código Civil, conquanto que a suspensão trata apenas de um afastamento temporário, nos casos de abuso de autoridade, falta aos deveres e ruína aos bens dos filhos, bem como se qualquer um dos pais for condenado por sentença penal irrecorrível com pena que exceda a dois anos de prisão (nesse caso é facilmente visível que o mesmo deve ser suspenso, podendo ser retomado posteriormente ao cumprimento da pena), conforme assevera o artigo 1637 do Código Civil. Por fim, perderá o poder familiar aquele que castigar imoderadamente o filho (não irei adentrar no aspecto subjetivo da moderação, mas todo castigo deve preservar a incolumidade física e psíquica do menor), deixar o filho em abandono, praticar atos contrários à moral e aos bons costumes (outro aspecto subjetivo), conforme narra o artigo 1638 do Código Civil.[1]

Importante realçar que caso algum dos pais incida reiteradamente nas hipóteses de suspensão do poder familiar, poderá perdê-lo; bem como, por decisão judicial, na forma do artigo 1638, o poder familiar poderá ser extinto.[2]

É do poder familiar que decorrem as decisões acerca dos filhos menores, decisões essas que serão compartilhadas em igualdade de condições pelos pais, diferentemente da guarda, que será o dever de cuidado e companhia física que os pais deverão ter pelo menor.[3]

Ou seja, não se confundem a guarda com o poder familiar, todavia, como escrevi anteriormente, dificilmente a guarda compartilhada não terá problemas se não houver o mínimo de consenso entre os pais, agora divorciados. Ora, deverá existir o acordo bilateral no tocante ao dever de cuidado e companhia física em relação ao menor e, para que esse acordo exista, deverá existir o mínimo de confiança por parte dos ex-cônjuges.

Vencida a primeira questão, qual seja, guarda difere do poder familiar, existindo o poder familiar, que é exercido de forma conjunta e igualitária pelos pais, qualquer que seja a modalidade de guarda, para que exista a guarda compartilhada, definida rapidamente como a convivência e o dever de zelo e segurança para com o menor, visando evitar a alienação parental, deverá, sim, existir o mínimo de consenso e de acordo entre os pais.

Outra questão que suscita dúvida e resta em enorme equívoco é dizer que, na guarda compartilhada, a criança passará alguns dias na casa da mãe e outros dias na casa do pai, ou vice-versa. Essa modalidade de guarda é conhecida como guarda individual exercida de maneira alternada, na qual um dos pais tem a guarda por determinado tempo, vindo a ser sucedido pelo outro (caso das chamadas "crianças caramujo", por estarem sempre com uma mochila nas costas, vivendo como nômades). Na guarda compartilhada, que é modalidade de guarda conjunta, há uma alternância, porém, de modo flexível, sem atendimento a um cronograma fixo e rígido, por exemplo, o filho que mora na casa de sua mãe, mas viaja e passa momentos com o seu pai.[4]

Vencida a segunda questão, ainda resta outro argumento que utilizei no momento da redação da lei anterior, mas que ainda se mantém vivo, qual seja, a questão dos pais virem a residir próximos de si, ou que ao menos estejam e participem da vida dos filhos com certa frequência, pois do poder familiar deriva o dever de cuidado, mas da guarda compartilhada a faculdade do amor, encontrado na convivência física com o menor, assim evitando a alienação parental, o maior argumento de existência da guarda compartilhada.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Por fim, a jurisprudência continua a mostrar-se acertada como no momento do advento da lei anterior, conforme ilustra o recente acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo:

“AGRAVO DE INSTRUMENTO Ação de regulamentação de guarda e de visitas Tutela antecipada Guarda compartilhada - Existência de animosidade entre os genitores do menor Inviabilidade Visitas Regime provisório razoável e adequado - Ausência de elementos contrários que apontem para o desacerto da decisão agravada Recurso desprovido.”

(TJ/SP, Agravo de Instrumento n. 2089204-02.2015.8.26.0000, 6ª Câmara de Direito Privado, Des. Relator: José Roberto Furquim Cabella. J. 01/09/2015).

No entendimento do presente, a guarda compartilhada pressupõe a perfeita harmonia, consenso e maturidade dos genitores. E, assim, a lei da guarda compartilhada completa o seu primeiro ano de existência, exigindo maturidade da doutrina, da jurisprudência, dos aplicadores do direito e também, quiçá, dos pais.


Notas

[1] SCALQUETTE, Ana Cláudia Silva. Família e Sucessões, 7.ed.,São Paulo: Atlas, 2014, p. 100- 102.

[2] Idem.

[3] SIMÃO, José Fernando.  Artigo publicado na revista eletrônica Conjur sob o título: Sobre a doutrina, guarda compartilhada, poder familiar e as girafas. Publicado em 23 de agosto de 2015. Disponível em: http://www.conjur.com.br/2015-ago-23/processo-familiar-doutrina-guarda-compartilhada-girafas.

[4] FUJITA, Jorge Shiguemitsu. Filiação. São Paulo: Atlas, 2009, p. 88-89.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Guilherme Oliveira Atencio

Advogado Criminalista e ex-Assessor no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos