Contribuições ao estudo da natureza jurídica da ilegitimidade processual

Exibindo página 2 de 2
12/02/2016 às 17:26
Leia nesta página:

[1] Nesse sentido, pontua Cândido Rangel Dinamarco que “Tinha-se até então a remansosa tranquilidade de uma visão plana do ordenamento jurídico, onde a ação era definida como direito subjetivo lesado (ou: o resultado da lesão ao direito subjetivo), a jurisdição como sistema de tutela de direitos, o processo como mera sucessão de atos (procedimento); incluíam a ação no sistema de exercício dos direitos (jus quod sihi debeatur, judicio persequendi) e o processo era tido como conjunto de formas para esse exercício, sob a condução pouco participativa do juiz”. (DINAMARCO, Cândido Rangel, A instrumentalidade do processo, p. 18).

[2]  BUENO, Cassio Scarpinella, Curso sistematizado de direito processual civil. v.1. p. 376. 

[3] Cfr. Cândido Rangel Dinamarco, A instrumentalidade do processo, p. 18.

[4] A esse respeito, pontua Cândido Rangel Dinamarco que: “essa maturidade, caracterizada pelo encontro de todos em torno de certas ideias comuns, como a própria autonomia do direito processual e seus institutos, a maior participação do juiz na preparação do provimento que emitirá a final, a necessidade de assegurar o juiz natural o due process of law e a efetividade do processo, com a real e equilibrada participação contraditória dos seus sujeitos interessados” (DINAMARCO, Cândido Rangel, A instrumentalidade do processo, p. 21.

[5] Cfr. Cândido Rangel Dinamarco, A instrumentalidade do processo, p. 21.

[6] Nesse sentido, preleciona José Roberto dos Santos Bedaque que: “O processualismo, isto é, a excessiva autonomia do processo frente ao direito material, constitui um mal, pois desconsidera o objeto na construção do instrumento” (BEDAQUE, José Roberto dos Santos, Direito e processo: a influência do direito material sobre o processo, p. 25).

[7] Não se pode deixar de olvidar, à evidência, para o fato de que nem sempre o processo será utilizado para resolver crises, como pode ser notado nas hipóteses de jurisdição voluntária. No entanto, a análise de tais casos foge aos propósitos do presente de trabalho.

[8] Cfr. José Roberto dos Santos Bedaque, Direito e processo: influência do direito material sobre o processo, p. 25.

[9] Cfr. Cândido Rangel Dinamarco, A instrumentalidade do processo, p. 22.

[10] Cfr. Cândido Rangel Dinamarco, A instrumentalidade do processo, p. 25.

[11] Lei n. 9.099, de 26 de setembro de 1995.

[12] Lei n. 7.347, de 24 de julho de 1985.

[13] Lei n. 8.429, de 2 de junho de 1992.

[14] Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990.

[15] Lei n. 10.741, de 1° de outubro de 2003.

[16] Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990.

[17] A esse respeito, Cândido Rangel Dinamarco observa que: “Em todo o campo coberto pela jurisdição constitucional da liberdades vê-se, pois, a obsecada preocupação em dar efetividade às garantias que a Constituição oferece, para que não fiquem em mera promessa. Isso é substancialmente assim também nos mecanismos de controle de constitucionalidade das leis e dos atos normativos da Administração, onde se trata de impedir que prevaleçam se e quando em conflito com a ordem constitucional. Conclui-se, portanto, que toda a jurisdição constitucional se caracteriza como conjunto de remédios processuais oferecidos pela Constituição, para a prevalência dos valores que ela própria abriga. Eis então, de modo visível, a relação entre instrumentalidade desses remédios para com a Constituição” (DINAMARCO, Cândido Rangel, A instrumentalidade do processo, p. 32).

[18] Cfr. BEDAQUE, José Roberto dos Santos, Direito e processo, p. 20.

[19] GONÇALVES, Aroldo Plínio, Técnica processual e teoria do processo, p. 68.

[20] CINTRA, Antonio Carlos Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel, Teoria Geral do Processo, p. 305.

[21] CINTRA, Antonio Carlos Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel, Teoria Geral do Processo, p. 268-269.

[22] Considerando esse contexto, Daniel Amorim Assumpção Neves destaca que: “A teoria concreta do direito de ação encontra-se superada, somente tendo interesse histórico. Nunca conseguiu responder a dois questionamentos que demonstrar sua impropriedade: (a) na hipótese de sentença de improcedência há declaração de que o direito material alegado pelo autor não existe; nesse caso, com a resolução do mérito desfavorável ao autor, não teria ele exercido o direito de ação? (b) na hipótese de sentença de procedência na ação declaratória negativa, quando o acolhimento do pedido do autor declara a inexistência do direito material; não teria havido direito de ação nesse sentença de procedência do pedido?” (NEVES, Daniel Amorim Assumpção, Manual de Direito Processual Civil, p. 89).

[23] CINTRA, Antonio Carlos Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel, Teoria Geral do Processo, p. 270.

[24] NEVES, Daniel Amorim Assumpção, Manual de Direito Processual Civil, p. 90.

[25] Lei n. 5.869, de 11 de janeiro de 1973.

[26] NEVES, Daniel Amorim Assumpção, Manual de Direito Processual Civil, p. 90. Em igual sentido: MARINONI, Luiz Guilherme, Curso de direito processual civil. Teoria geral do processo, p. 181.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

[27] CINTRA, Antonio Carlos Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel, Teoria Geral do Processo, p. 271.

[28]  NEVES, Daniel Amorim Assumpção, Manual de Direito Processual Civil, p. 92.

[29] NEVES, Daniel Amorim Assumpção, Manual de Direito Processual Civil, p. 92.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Guilherme Rossini Martins

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Aluno especial da Pós-Graduação em Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogado em São Paulo.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos