Racismo e injúria racial

17/02/2016 às 20:47
Leia nesta página:

O presente artigo estabelece um paralelo entre o Racismo e a Injúria Racial, institutos jurídicos distintos que tendem a causar confusão quanto ao seu entendimento.

É bastante comum a confusão tecida com relação a estes dois tipos penais, principalmente quando formulada em notícias veiculadas pelo rádio, televisão e principalmente pela internet.

Conforme uma acepção genérica, e não pretendendo uma qualificação jurídica da palavra, temos que o racismo constitui, sumariamente, uma forma de pensamento ou atitude tendente a separar as raças humanas, com o intuito de segregar certa etnia ou manifestação fenotípica específica, por considerá-la inferior.

Através deste conceito, atos objetivos que demonstrem aversão, xenofobia ou segregação de certa raça (características físicas visíveis) ou etnia (mais ampla em relação àquela, abrange a origem, tradição, religião etc.) podem ser interpretados como manifestações racistas.

Entretanto, o critério adotado por nosso ordenamento pátrio é completamente divergente.

A Injúria Racial encontra-se elencada no artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal Brasileiro, e, por se apresentar como uma forma qualificada de um crime contra a honra, tem sua pena colocada no lapso de um a três anos de reclusão, além de multa.

O tipo penal tem como bem jurídico tutelado a honra subjetiva, apresentando-se como a noção que cada pessoa faz a respeito de si própria, ou seja, de suas qualidades e atributos.

Tem-se por injuriado aquele que sofre com o menoscabo ou vilipêndio proferido por outrem. Consumando-se a partir do momento em que a pessoa ultrajada toma conhecimento do teor da infâmia. Segundo o Diário de Justiça do Estado do Pará (DJPA)¹:

A injúria, nos termos do artigo 140, do CP , ocorre quando alguém ofende outrem em sua dignidade ou decoro. É a ofensa ao decoro ou a dignidade de alguém (atinge-se a dignidade de alguém ao se dizer que é ladrão, o estelionatário, homossexual; o decoro, ao se afirmar que é estúpido, ignorante, grosseiro etc.). A norma protege a honra subjetiva (sentimento que cada pessoa tem a respeito de seu decoro ou dignidade). Na injúria, não há a imputação de um fato, mas a opinião que o agente dá a respeito do ofendido. Deve existir a vontade de ofender. O crime de injúria exige a intenção de humilhar, de ofender, e não apenas de expressar determinada opinião (RT 791/696), devendo ser consideradas no contexto em que as expressões estão integradas, e não isoladamente.

Portanto, quando a injúria proferida ostentar insultos ou gestos desqualificadores de certa raça, com o intuito de ofender (animus injuriandi vel diffamandi), dirigidos pontualmente a uma pessoa, e esta restar insultada em sua honra subjetiva, poderemos considerar praticado o crime em epígrafe.

O crime é condicionado à representação do ofendido, para que seja deflagrada a ação judicial e o exercício do jus puniendi estatal. Em razão de sua natureza, admite a prescrição e o instituto benéfico da fiança.

Já na lei 7.716/1989, também conhecida popularmente por Lei Caó, em homenagem ao deputado e constituinte originário Carlos Alberto de Oliveira, que, inclusive, foi responsável pela inclusão do inciso XLII do artigo 5º, que determina que a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível.

Em tal documento o crime de racismo recebeu tratamento legal, consubstanciando-se em uma conduta discriminatória bem mais ampla do que a injúria, já que visa atingir determinado grupo ou coletividade.

É da responsabilidade do Ministério Público acionar o aparato judicial no intuito de punir o meliante. A título de exemplo citamos as seguintes situações: Vedar o acesso a áreas públicas aos descendentes nipônicos; não aceitar a entrada de negros em seu estabelecimento comercial; incluir cláusula em proposta de emprego recusando a contratação de indígenas; impossibilitar a frequência de crianças muçulmanas ou judias em instituições de ensino etc.

O crime de racismo é inafiançável e imprescritível, portanto não há possibilidade de o infrator responder em liberdade mediante o pagamento de fiança, bem como é possível suscitar a ocorrência do crime independente do tempo em que tenha ocorrido.

Outra diferença em relação ao crime de injúria, é que o tipo objetivo do racismo está atrelado às questões da dignidade da pessoa humana, da igualdade substancial, da proibição de comportamento degradante e, principalmente, da não segregação.


Referencial:

1 Diário de Justiça do Estado do Pará (DJPA) de 25 de Fevereiro de 2015, Pág. 692.

http://phmp.com.br/artigos-e-publicacoes/artigo/a-diferenca-entre-o-crime-de-racismo-e-a-injuria-qualificada/

http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/79571-conheca-a-diferenca-entre-racismo-e-injuria-racial

http://danieldecamargo.jusbrasil.com.br/artigos/136584604/racismo-e-injuria-qualificada-breves-consideracoes

http://racismo-no-brasil.info/lei-e-penalidade.html

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos