Não é o Ministro. Na verdade, alguém fez o Ministro.

03/03/2016 às 15:38
Leia nesta página:

Ensaio que critica a dominação dos juristas pela mídia.

Este ensaio trata de uma questão que, a mim, parece importante; o motivo pelo qual estamos, ainda, discutindo a flexibilização, terceirização, desregulamentação dos direitos trabalhistas. Não vou tecer muitas considerações sobre estes fenômenos. Meu interesse é outro: por que ainda discutimos isso.

Não é muito relevante o fato de o presidente do TST, dias atrás, ter feito infelizes referências no Globo a respeito da flexibilização e da terceirização. O que é de fato relevante é o motivo que o levou a fazê-las. Ora, é sabido, como bem relata a juíza Lygia Maria Godoy Batista Cavalcanti, em texto ainda no prelo, que a flexibilização não apenas em países de capitalismo tardio mas em países desenvolvidos ocasionou precarização, menos renda e maior desemprego. Então, por que o presidente do TST defende estes fenômenos?

É evidente que o sr. Ministro tem estas informações. E tem muitas outras. Mas por que não se posiciona de forma diversa? Aliás, porque a maioria da comunidade jurídica não se posiciona de forma diversa?

O problema vem não da formação intelectual ordinária. Vem, isto sim, do poder que a propaganda e a mídia exerce sobre a mente da grande maioria das pessoas, incluídos ministros de estado e autoridades. Ora, é praticamente corrente o problema da precarização e flexibilização. Mas ainda assim, os defensores destes fenômenos conseguem, diuturnamente, aprovar medidas e elaborar palestras justificando estes fenômenos. Não é o fato de determinada pessoa exercer algum cargo importante dentro da administração pública que evitará a contaminação pelo jornalismo de baixo. Pela má propaganda ou pelo deboche aos mais humildes. A desigualdade aumenta. Os meios de comunicação noticiam isso as avessas e, na maioria das vezes, a população adquire sem raciocínio crítico, estas informações mal dadas. E por que não seria diferente com um Ministro de tribunal superior?

Ora, se ele tem os dados, como pode dar uma declaração como aquela? Creio que o efeito da propaganda e da dominação pelo discurso corrente da mídia, discurso este privatista, elitista, anti-democrático e excludente exerce mais peso que os dados concretos levantados por profissionais altamente competentes. E é interessante que boa parte dos poderes da república (ver relatório do deputado Ricardo Barros do PP/PR) e também de ministros de estado, de tribunais superiores e magistrados em geral endossam este discurso de forma contundente.

O déficit de opinião ou a repetição da opinião corrente e conservadora, opinião esta elaborada e distribuídas pelas elites dominantes[1] busca justificar a concentração de renda, exclusão e baixos salários, a fim de permitir pagamento de juros exorbitantes a seus clientes e/ou empresas. Este discurso muitas vezes maquiado por juristas de boa reputação e vinculados inclusive a instituições públicas de ensino superior, coloniza o mundo da vida e torna-se o discurso da maioria (ou da grande maioria). A grande maioria repete o discurso, mas não participa da renda. Pelo visto ministros e altos agentes de poder são colonizados por este discurso, da mesma forma que os trabalhadores e pessoas mais humildes e com menor formação técnica ordinária.

Mas o que fazer, se os Falcons  “están volviendo a la calle”?[2].

Não creio que tentar convencer algum agente de poder tenha significativa importância ou efeito. Este texto busca a formação daqueles que estão por vir. Educar os filhos, sobrinhos, amigos e colegas. Ler além do capital e das linhas cegas da imprensa corrente. Não acessar apenas os sítios mais comuns e populares de fofocas e entretenimento que mostram BBB ou a temperatura em Porto Alegre. Há várias formas de se formar um juízo crítico diverso daquele repetido todas as noites entre 20h e 21h na televisão. Dá trabalho, mas é perfeitamente possível e, confesso, liberta e faz muito, mas muito bem para a alma.


[1] Conceito de elites dominantes: grandes quadros de empresas privadas, na maioria das vezes economistas de instituições financeiras, e empresários 

[2] Falcon era um veículo da Ford utilizado pela ditadura Argentina para recolher opositores ao regime ditatorial.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rafael da Silva Marques

Juiz do Trabalho titular da Quarta Vara do Trabalho de Caxias do Sul;<br>Especialista em direito do trabalho, processo do trabalho e previdenciário pela Unisc;<br>Mestre em Direito pela Unisc;<br>Doutor em Direito pela Universidade de Burgos (UBU), Espanha;<br>Membro da Associação Juízes para a Democracia

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos