Suspensão ou indeferimento do seguro desemprego por existir CNPJ ativo: ilegalidade do ato do MTE

07/03/2016 às 13:41
Leia nesta página:

Muitas pessoas que possuem CNPJ ativo em seu nome estão com problemas para receber o seguro desemprego, tendo em vista que o MTE está presumindo que há fonte de renda por este simples fato.

Muitas pessoas que possuem CNPJ ativo em seu nome estão com problemas para receber o seguro desemprego, tendo em vista que o MTE está presumindo que há fonte de renda por este simples fato.

Em alguns casos, o seguro desemprego já deferido é suspenso. Em outros casos, o pedido sequer é deferido.  

Porém, a jurisprudência do TRF 4º é uníssona ao esclarecer que as hipóteses de suspensão e cancelamento do benefício de seguro-desemprego estão elencadas nos artigos 7º e 8º da Lei 7.998/1990, de forma que o art. 3º, V, da Lei 7.998/1990, trata dos requisitos para a concessão do benefício, dos quais se pode extrair que a hipótese de ser sócio de empresa por si só não está elencada nas causas de suspensão ou cancelamento. A  lei é clara ao estabelecer que não pode ter outra fonte de renda!

A alternativa para quem está nessa situação e procurar um advogado é ajuizar a ação judicial cabível. 

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Camila Squeff

Formada em Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no 2005. Advogada com atuação jurídica por 10 (dez) anos junto a escritórios e empresas. Assistência jurídica para clientes de grande porte, tais como: Sul América Seguros, Bradesco Seguros, Claro S.A, Editora Globo S.A, Sonae Capital Brasil Ltda., atual WMS Supermercados do Brasil Ltda., Martins Comércio e Serviços de Distribuição de Serviços, entre outros, bem como para pessoa física;<br>• Atuação concentrada em Direito Cível, Processual Cível, com ênfase no Direito do Consumidor e Constitucional. Ações FGTS e suspensão indevida do seguro desemprego. Presto serviços de correspondente jurídico, tais como acompanhamento de processos, diligências e audiências em Joinville e região. <br>E-mail para contato: [email protected] <br>Telefone: 47 97054141<br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos