Fundo de saúde.

A inconstitucionalidade do desconto compulsório do Fundo de Saúde dos militares do Estado do Rio de Janeiro

08/03/2016 às 15:34
Leia nesta página:

Fundo de Saúde. Desconto compulsório em folha de pagamento é declarado inconstitucional pelo Tribunal do RJ.

A contribuição para o Fundo de Saúde dos Servidores Militares tem natureza tributária, o que é incompatível com o sistema de contribuição obrigatória. Assim, em caso de desconto em folha, o militar deverá requerer a suspensão dos descontos e bem como a devolução dos valores pagos nos últimos 5 anos, vez que descontados indevidamente verba de natureza alimentar.

Assim entendeu o desembargador FERNANDO FERNANDY FERNANDES em julgamento pela DECIMA TERCEIRA CAMARA CIVEL: DA POLÍCIA MILITAR. CONTRIBUIÇÃO SOCIAL. NATUREZA TRIBUTÁRIA. DESCONTO COMPULSÓRIO. INCOMPATIBILIDADE COM O SISTEMA DE CONTRIBUIÇÃO OBRIGATÓRIA. SUSPENSÃO E DEVOLUÇÃO DOS DESCONTOS A TÍTULO DE FUNDO DE SAÚDE DA PMERJ. RESTITUIÇÃO DAS PARCELAS DESCONTADAS, RESPEITADA A PRESCRIÇÃO QUINQUENAL. SENTENÇA MANTIDA.

A inconstitucionalidade da Lei 3.465/2000, Lei que regulamenta o desconto compulsório para o Fundo de Saúde, já foi declarada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro já em 2007, embora muitos desconheçam a mesma, sendo descontados mensalmentes os valores de forma indevida visto que a suspensão dos descontos não se realiza de forma automática, sendo necessário requer administrativamente e, muitas vezes, também judicialmente.

Assim, o militar que tem o desconto efetuado em seus recebimentos poderá requerer o fim do desconto e a devolução dos valores pagos nos últimos cinco anos.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Mônica Castro

do Escritório CASTRO VILLAÇA Advogados Associados, especialista em direito previdenciário, previdenciário militar (pensão militar)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos