O que mudará na nova lei do seguro desemprego?

22/03/2016 às 20:42
Leia nesta página:

Conheça as novas regras para a conssensação do beneficio apartir da nova Lei 13.134/15.

A nova Lei "publicada em 30/12/2014, a Medida Provisória 665, que alterou a Lei 7.998/90, a qual regula o Programa do Seguro Desemprego, passou por diversas alterações na Câmara e no Senado. Em 16/06/2015 a Medida Provisória 665 foi sancionada e virou a Lei 13.134/15, a qual altera o Art. 3° sobre o direito a percepção do beneficio, e o art. 4°, sobre os meses trabalhados e as parcelas, da Lei 7.998/90.

Agora mostraremos o que mudou na nova Lei 13.134/15 relacionada ao beneficio.

O que mudou para quem solicitar o benefício pela primeira vez?

 A partir de agora, o trabalhador que for solicitar o benefício terá que comprovar recebimento de salário de no mínimo 12 meses consecutivos ou não, dentro de um prazo de 18 meses. 

E pra quem solicitar o benefício pela segunda vez?

O trabalhador terá que comprovar que recebeu salários em 9 meses consecutivos ou não dentro do prazo de 12 meses. Depois as outras solicitações, é necessário que o trabalhador comprove recebimento de salário de pelo menos 6 meses subsequentes e anteriores a data de despesa do trabalho, nesse caso o trabalhador deverá ser registrado sem interrupção, diferentemente das duas primeiras modalidades. 

Para quem solicitar o seguro desemprego 3 vezes em menos de 10 anos?

O trabalhador que solicitar o Seguro Desemprego em menos de 10 anos, deverá fazer um curso profissionalizante dentro de sua área. Caso a pessoa desista do curso ou não se matricule, poderá perder o direito de receber o benefício. O curso profissionalizante tem no mínimo 160 horas. Esse curso é gratuito e será ministrado pelo Senac, Senai, Senar e institutos semelhantes.

Em relação ás parcelas a receber pelo trabalhador, segue tabela abaixo:

Solicitação do

Quantidade de meses

Quantidade de

Benefício

trabalhados

parcelas

1° Vez

No mínimo 12 e no máximo 23

4

No mínimo 24 meses

5

2° Vez

No mínimo 9 e no máximo 11

3

No mínimo 12 e no máximo 23

4

No mínimo 24 meses

5

3° Vez

No mínimo 6 e no máximo 11

3

No mínimo 12 e no máximo 23

4

No mínimo 24 meses

5

Bom, o que isso mudará na vida do trabalhador?

A partir de agora ficou mais rigoroso solicitar o benefício, onde notaremos a maior diferença em números.

Como fazer a contagem dos salários recebidos e dos meses trabalhados:

* Para determinar o direito do seguro desemprego, na contagem dos salários recebidos, basta o empregado ter trabalhado apenas 1 dia no mês, para contar como salário recebido.

* Nos meses trabalhados, o empregado precisa ter trabalhado no mínimo 15 dias no mês, para contar como mês trabalhado e ter direito ao seguro desemprego e estipular a quantidade de parcelas.

* Os meses trabalhados que forem contabilizados para uma determinada solicitação ao seguro desemprego, não podem ser contabilizados para uma nova solicitação.

* Vale o aviso prévio, trabalhado ou indenizado tanto na contagem dos salários recebidos e para a contagem dos meses trabalhados.

Bom, por um lado a lei ficou ruim, pois o Brasil sofre grande crise e assim gerando muitos desempregos. Hoje em dia, a grande maioria da população está desempregada e com essa nova lei do Seguro Desemprego o empregado sofre por não conseguir um emprego e quando consegue, tende a ser mandado embora e não ter o direito ao beneficio, principalmente se for seu 1° emprego. 

Antes que eram apenas 6 meses trabalhados agora são 18 meses para poder ter direito a esse beneficio.

e se o empregado precisa ajudar a família que passa necessidade e precisa de uma renda para "sobreviver"? A nova lei ficou ruim por esse motivo, já por outro lado foi bom ter mudado, pois, antes dessa nova Lei varias pessoas entravam em um serviço trabalhava os seis meses e depois fazia algo para ser demitido e ficar em casa recebendo do governo. Quando dava o tempo de acabar o seguro ele arrumava outro serviço, trabalhava mais seis meses e depois arrumava um jeito de ser demitido para novamente dar entrada no seguro e receber o benefício. 

A nova Lei, trouxe grandes melhorias, fazendo com que o empregado tenha mais responsabilidades no serviço, e não atrapalhe quem precisa realmente de um serviço, contribuindo assim até para o empregador, que também sofria com  a falta de responsabilidade de seus funcionários.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos