O sistema nacional de inovação e a importância da autonomia tecnológica de acordo com a Constituição Federal

15/05/2016 às 13:48
Leia nesta página:

O texto que segue analisa o sistema nacional de inovação e sua relação com o objetivo constitucional de obtenção da autonomia tecnológica nacional.

Segundo Eduardo da Motta e Albuquerque, o sistema nacional de inovação é “uma construção institucional, produto de uma ação planejada e consciente ou de um somatório de decisões não-planejadas e desarticuladas, que impulsiona o progresso tecnológico em economias capitalistas complexas. Através da construção desse sistema de inovação viabiliza-se a realização de fluxos de informação necessária ao processo de inovação tecnológica.”. Ou seja, o sistema nacional de inovação consiste na associação, união, de vários participantes que vão trabalhar em conjunto de forma a desenvolver o processo de inovação tecnológica.

A ideia principal do sistema nacional de inovação é articular pontos do sistema comum entre os seguintes setores: academia, Estado e indústria. Podemos citar como exemplos: as universidades com seus institutos de pesquisa, as empresas e o governo. Além desses agentes, podemos ainda colocar nesse rol as instituições financeiras, de modo que estas, juntamente com os outros setores, também são responsáveis pela difusão das inovações nesse sistema nacional.

O sistema nacional da inovação está intimamente ligado com o objetivo constitucional de obtenção da autonomia tecnológica nacional, uma vez que esse é para alcança-la. Ao analisar de forma conjunta os artigos presentes no Capítulo IV – Da Ciência, Tecnologia e Inovação da Constituição Federal é possível perceber que é colocado como função do Estado o incentivo à inovação tecnológica. O mercado interno deve ser incentivado de modo a viabilizar, dentre outros pontos, a autonomia tecnológica do País, e para alcança-la é colocado como dever do Estado (art. 218 da Constituição Federal) o estímulo à formação e fortalecimento da inovação nas empresas, entes públicos e/ou privados, bem como a constituição e a manutenção de parques e polos tecnológicos e de demais ambientes que promovam a inovação. Além disso, é autorizado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Munícipios firmarem instrumentos de cooperação com órgãos e entidades públicos e privados, de modo a compartilharem recursos, por exemplo, pessoas especializadas, com o fim de realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico e de inovação.

Na hipótese desses objetivos serem alcançados, estaremos diante de uma autonomia tecnológica, e fica claro que o meio de cumprir estes objetivos colocados pela Constituição Federal e acima elencados é a adoção do sistema nacional de inovação. Tanto é verdade que este sistema é previsto e descrito no art. 219-B da Constituição, que dispõe: “O Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação será organizado em regime de colaboração entre entes, tanto públicos quanto privados com vistas a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação.”.

A autonomia tecnológica tem grande importância, tanto que é prevista na nossa lei máxima, pois os países constituídos do sistema nacional de inovação, logo, dotados de autonomia, são, de acordo com a explicação do funcionamento do sistema capitalista dado pela Comissão Econômica para América Latina, países de centro (ricos). Isso porque esses países têm uma economia homogênea, ou seja, a tecnologia está disseminada em todos os setores, e possuem, portanto, autonomia tecnológica, visto que produzem sua própria tecnologia. Essa situação, entretanto, é exatamente o inverso nos países periféricos (pobres), uma vez que, apesar de terem tecnologia, ela não está distribuída, de modo que não possuem mercado interno e nem autonomia tecnológica.

Portanto, conclui-se que os países mais com as economias mais fortes são dotados de revolução tecnológica (autonomia tecnológica), que, por sua vez, depende da interação/colaboração entre determinados setores, como o Estado, a academia e as indústrias.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos