Teoria geral da prova

17/05/2016 às 21:20
Leia nesta página:

Abordagem inicial sobre a Teoria Geral da Prova no Processo Civil. A prova, importante meio para a formação do convencimento do juiz, será analisada segundo o Novo Código de Processo Civil de 2015, com comparações ao Código de Processo Civil de 1973.

1. Fase Instrutória:

Instaurada a fase instrutória, sendo apresentada resposta do réu que torne controvertidos os fatos ou consequências jurídicas que o autor pretende deles extrair.

A controvérsia, desta forma, pode ser exclusivamente de direito, quando não há necessidade de provas ou pode ser de fatos controvertidos, na qual o juiz dará às partes a oportunidade de comprová-los.

2. Conceito de Prova:

As afirmações do autor podem ou não corresponder à verdade. E elas ordinariamente se contrapõem as afirmações de fato feitas pelo réu em sentido oposto, as quais, por sua vez, também podem ou não ser verdadeiras. As dúvidas sobre a veracidade das informações (...) constituem questões de fato que devem ser resolvidas pelo juiz, à vista da prova dos fatos pretéritos relevantes.”  [1]

        Prova é, portanto, os meios utilizados para formar o convencimento do juiz a respeito de fatos controvertidos que tenham relevância ao processo.

3. Classificação das Provas:

a) Quanto ao objeto: podem ser diretas, ou seja, aquelas que se ligam diretamente ao fato que se pretende demonstrar (exemplo: recibo ao pagamento ou o instrumento ao contrato) ou podem ser indiretas, aquelas que mostram algum outro fato ligado ao que será provado, e que poderá levar à conclusão desejada (exemplos: testemunhas).

b) Quanto ao sujeito a prova: a prova pode ser pessoal, prestada por uma pessoa a respeito de um fato (exemplo: ouvida de testemunhas ou o depoimento pessoal das partes); ou a prova pode ser real, obtida através do exame de determinada coisa (exemplo: perícia sobre a prova).

c) Quanto à forma: será oral a prova que for colhida verbalmente (exemplo: depoimentos das partes e das testemunhas) ou será escrita quando for redigida (exemplo: documentos e perícias). 

4. Objeto da Prova:

O objeto da prova são os fatos controvertidos relevantes para o julgamento do processo.

Para isto, não dependem de prova os fatos (art. 374, CPC/2015):

I) Notórios;

II) Afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária;

III) Admitidos no processo como incontroversos;

IV) Em cujo favor milita presunção legal de existência ou veracidade.

5. Ônus da Prova:

Há casos em que, esgotadas todas as provas possíveis, os fatos não ficaram suficientemente esclarecidos. Se ainda houver prova que auxilie no processo, o juiz deverá mandar produzi-la, de ofício (art. 370, CPC/2015). Desta forma, a regra do ônus da prova tem por função indicar qual dos litigantes sofrerá as consequências negativas advindas da falta de comprovação.

     As partes não são obrigadas a produzir prova a respeito do que alegarem, mas tem o ônus de fazê-lo, que pode ser definido como a atividade que a pessoa desempenha em favor de si mesma, e não da parte contrária.

Quem tem o ônus da prova é aquele que sofrerá as consequências negativas que advirão da ausência daquela prova no processo.

A distribuição do ônus da prova ocorre da seguinte maneira, segundo o art. 373, CPC/2015:

  • Cumpre ao autor a prova dos fatos constitutivos do seu direito;
  • Cumpre ao réu a prova da existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

Em suma, o ônus da prova, em regra, cabe a quem alega determinado fato, de forma a valer não apenas às partes, mas também a todos aqueles que intervenham no processo.

6. Valoração da Prova:

O direito brasileiro acolhe o sistema a persuasão racional ou do livre convencimento, que pode ser definido como o convencimento formado com liberdade intelectual, mas sempre apoiado na prova constante dos autos e acompanhado do dever de fornecer a motivação dos caminhos do raciocínio que conduziram o juiz à conclusão.

Por meio do art. 131, CPC/73: “o juiz apreciará livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstâncias constantes nos autos, ainda que não alegados pelas partes; mas deverá indicar, na decisão, os motivos que lhe formaram o convencimento”.

Atualmente, a valoração da prova encontra respaldo no art. 371, CPC/2015: "o juiz apreciará a prova constante nos autos, independentemente do sujeito que a tiver promovido, e indicará na decisão as razões da formação de seu convenciemnto".

7. Hierarquia das Provas

A lei processual não estabelece hierarquia entre as provas – em princípio, nenhuma tem valor superior à outra, cabendo ao juiz as levar em conta na formação seu conhecimento.

8. Meios de Prova:

Os meios de provas são os elementos trazidos ao processo para orientar o juiz na busca da verdade. Devem ter sido obtidos por meios lícitos, pois, caso contrário, deverão ser desentranhadas dos autos e, consequentemente, não aproveitados em julgamento. Podem ser:

  • Depoimento pessoal (CPC/1973, arts. 342 a 347 - CPC/2015, arts. 385 a 388);
  • Confissão (CPC/1973, arts. 348 a 354 - CPC/2015, arts. 389 a 395);
  • Exibição de documentos ou coisa (CPC/1973, arts. 355 a 363 - CPC/2015, arts. 396 a 404);
  • Prova Documental (CPC/1973, arts. 364 a 399 - CPC/2015, arts. 405 a 438);
  • Dos documentos eletrônicos (sem correspondência no CPC/1973 - CPC/2015, arts. 439 a 441)
  • Prova Testemunhal (CPC/1973, arts. 400 a 419 - CPC/2015, arts. 442 a 463);
  • Prova Pericial (CPC/1973, arts. 420 a 439 - CPC/2015, arts. 464 a 480);
  • Inspeção judicial (CPC/1973, arts. 440 a 443 - CPC/2015, arts. 481 a 484).

9. Da Produção da Prova:

A produção da prova pode se dar em três momentos distintos:

a) Requerimento – a petição inicial e a contestação;

b) Deferimento – o juiz, no saneamento do processo, decidirá sobre a realização de exame pericial e deferirá as provas que deverão ser produzidas na audiência de instrução e julgamento;

c) Produção – provas documentais podem ser produzidas desde a petição inicial, porém, prova oral apenas será produzida na audiência de instrução e julgamento.


[1] Teoria Geral do Processo - CINTRA, Antonio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel – 29ª Edição, página 385, Malheiros Editor

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos