As evoluções do Direito Eleitoral brasileiro

19/05/2016 às 07:20
Leia nesta página:

Será feita uma breve análise da evolução do Direito Eleitoral e do voto no Brasil, desde o Período Colonial até os dias de hoje.

Sumário: Introdução; 1. O sufrágio no Brasil; 1.2 Sufrágio Restrito; 1.3 Sufrágio Censo Alto; 1.4 Sufrágio Masculino; 1.5 Sufrágio Universal; 2. O voto no Brasil; Conclusão; Referências.

Palavras Chave: História - Direito Eleitoral – Evolução – Sufrágio – Voto;


Introdução:

O Direito Eleitoral é o ramo do Direito destinado a estudar os sistemas eleitorais e sua legislação, ou seja, regulamenta os direitos políticos dos cidadãos e o processo eleitoral. Um dos principais instrumentos utilizados para eleições de representantes políticos ou para tomar decisões políticas é o Voto, que é o exercício do direito dado ao cidadão de escolher os seus representantes (Sufrágio). Do período Colonial até o atual sistema eleitoral e a Constituição de 1988, esse direito já sofreu diversas restrições, como a exigência de uma renda mínima e a exclusão feminina.


1.  O sufrágio no Brasil

As votações que existiam durante a Colônia e durante o Império brasileiro estavam restritas a homens que detinham certo nível de renda. Da Colônia até quase o fim do Império, só podiam votar (e ser votados) nobres, burocratas, militares, comerciantes ricos, senhores de engenho e homens de posses, o chamado Sufrágio Censitário.

A primeira eleição que se tem notícia no Brasil aconteceu em 1532, para a organização política das vilas de São Vicente (litoral de São Paulo) e de Piratininga (atual cidade de São Paulo), onde, inicialmente, o voto era apenas em dois graus, ou seja, apenas para a escolha de juízes, vereadores, almotacéis e outros oficiais.

As primeiras normas eleitorais a entrarem em vigor no Brasil foram as chamadas Ordenações do Reino, elaboradas em Portugal no fim da Idade Média e utilizadas até 1828. Em 1821, D. João VI convocou as primeiras eleições gerais no Brasil para escolha de deputados às Cortes de Lisboa, e o Brasil, acostumado somente com a eleição em dois graus, viu-se diante de um complexo processo eleitoral, em quatro graus.

1.2 Sufrágio Restrito

O sufrágio censitário ou restrito é aquele pelo qual somente aqueles que demonstrassem possuir determinada renda anual e pagasse o valor estipulado poderiam participar dos pleitos eleitorais. Neste caso, somente os ricos tinham direito de votar e de ser votado. A Constituição Federal de 1824 estabeleceu uma espécie de sufrágio censitário que disciplinava que somente quem pagasse determinada quantia financeira poderia participar das eleições.

1.3 Sufrágio Censo Alto

O sufrágio cultural ou censo alto é aquele pelo qual somente o cidadão que demonstrasse possuir determinado grau de erudição poderiam participar dos pleitos eleitorais, ou seja, somente os intelectuais poderiam participar das eleições.

Verifica-se que a junção do sufrágio censitário com o sufrágio cultural corresponde ao ideal de Aristocracia, onde somente quem possuía a força moral ou a força econômica poderia participar das questões políticas, ou seja, somente os intelectuais e os ricos tinham os direitos políticos reconhecidos.

1.4 Sufrágio Masculino

Sufrágio masculino é aquele pelo qual somente os homens têm o direito ao voto e a votar, ou seja, nesse regime, as mulheres são excluídas do direito de participar dos pleitos eleitorais. O sufrágio masculino se justificava na ideia de que as mulheres nasciam com a incapacidade congênita, ou seja, nasciam com deficiência para discutir questões políticas. Estas somente puderam participar das eleições no Brasil a partir de 1932, com a reforma do Código Eleitoral.

1.5 Sufrágio Universal

Todos passaram a ter o direito de votar e ser votado independente do sexo ou condição social desde que estejam aptos perante a justiça eleitoral. Com a proclamação da República, a legislação eleitoral aboliu a exigência de renda para ser eleitor ou candidato e proibiu o voto dos analfabetos ao considerar eleitor o cidadão que soubesse ler e escrever. No entanto, com a Constituição Federal de 1988 todos os cidadãos com mais de 16 anos, homens ou mulheres, alfabetizados ou analfabetos, passaram a ter o direito a escolher seu representante através do voto. Tal configuração de participação política foi uma vitória no sentido de ampliação dos critérios da democracia representativa.

 


2. O voto no Brasil

O voto no Brasil é secreto, ou seja, a decisão do eleitor não é publicada e é obrigatório para aqueles que têm de 18 anos até os 70 anos, podendo sofrer punições da Justiça Eleitoral aquele que não justifique a sua ausência. Para maiores de 16 e menores de 18 anos, para os maiores de 70 e para os analfabetos, o voto é facultativo.

Segundo a Constituição Federal de 1988, no parágrafo 2º do artigo 14, não poderá participar das eleições os conscritos, durante o serviço militar obrigatório, nem os estrangeiros. Verifica-se que a Constituição não proíbe a participação dos naturalizados, pois estes gozam em regra dos mesmos direitos dos brasileiros natos.


Conclusão:

Diante de todos esses momentos da história do sistema eleitoral brasileiro o cidadão lutou para que todos passassem a ter o direito ao voto sem ter que pagar nenhuma taxa ou se enquadrar nas exigências que eram feitas. Portanto, é necessário que o cidadão brasileiro exerça esse direito que lhes foi dado, se interesse pela política do seu país, estado ou município, e vote consciente, pois somos nós cidadãos que temos o poder de mudar a situação político-econômica do nosso país, e o instrumento para fazermos isso é o Voto.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Referências:

 - Artigo 14 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988;

- Russignoli Bugalho, GUSTAVO; Direito Eleitoral; Editora JH Mizuno.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos