Sou obrigado a trabalhar no feriado?

01/06/2016 às 11:14
Leia nesta página:

Legislação veda atividades em feriados e domingos, mas há exceções.

É comum entre empregados a dúvida se há ou não a obrigação de trabalhar em feriados civis e religiosos. Embora a prática seja vedada pela legislação, há exceções, como no caso de atividades que não podem ser interrompidas por prestarem serviços essenciais, caso de médicos, policiais e bombeiros, por exemplo. Nesses casos, o empregador deve pagar remuneração dobrada ao empregado ou determinar outro dia de folga como forma de compensação.

De acordo com a Lei nº 11.603/07, são permitidas atividades do comércio aos domingos, desde que de acordo com a respectiva legislação municipal. A lei também permite que os empregados trabalhem nos feriados, desde que seja autorizado em uma convenção coletiva de trabalho. Também é essa lei que dá direito a feriados civis e religiosos aos trabalhadores domésticos.

Dessa forma, é vedado o trabalho em dias de feriados nacional ou religioso, desde que não haja autorização em lei ou convenção coletiva. As empresas que descumprirem a lei estarão sujeitas a sofrer as penalidades previstas.
Importante ressaltar que os feriados civis e religiosos são determinados por leis, sendo regulados pela Lei nº 9.093/95. Já a lei que estabelece os feriados nacionais é a Lei nº 10.607/02.

Confira uma dúvida sobre o assunto no Jus Dúvidas:

Posso levar advertência por não trabalhar no feriado?

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos