Prestação de serviços - Terceirização

A terceirização

Leia nesta página:

A terceirização é uma ferramenta de gestão empresarial implicando no repasse de atividades a terceiros, num regime contratual ou de parceria. Assim, a empresa tomadora pode, com esse expediente, concentrar suas energias em seu negócio principal.

A figura jurídica da terceirização significa a contratação de serviços por meio de empresa intermediária entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. Em que, a nosso juízo, a relação de emprego acontece entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante destes.

Compreende-se que a terceirização trabalhista também pode ser conceituada como uma ferramenta de gestão empresarial, que consiste no repasse de algumas atividades ou até mesmo de processos compostos de diversas atividades a terceiros, num regime contratual ou de parceria, permitindo à empresa tomadora concentrar suas energias em sua principal vocação do negócio.

Para a jurista Gabriela Neves Delgado, “a terceirização de serviços é a relação trilateral que possibilita à empresa tomadora de serviços (empresa cliente) descentralizar e intermediar suas atividades acessórias (atividades-meio), para terceirizantes (empresa fornecedora), pela utilização de mão-de-obra terceirizada (empregado terceirizado), o que, do ponto de vista administrativo, é tido como instrumento facilitador para a viabilização da produção global, vinculada ao paradigma da eficiência nas empresas”.

Entende-se por atividades-meio todas aquelas não essenciais da empresa, ou melhor, as que têm a finalidade de dar suporte às atividades principais constantes em seus objetivos sociais. Portanto, as atividades principais estão descritas na cláusula objeto do contrato social das empresas e são chamadas de atividades-fim.

O professor Gustavo Cauduro Hermes em artigo intitulado A terceirização e os riscos jurídico-trabalhistas dos contratos de prestação de serviços, ensina:

“Por outro lado, existem riscos, inclusive e, sobretudo trabalhistas, em sua operacionalização. Estes riscos dividem-se basicamente em três: risco de vinculo de emprego direto entre tomador de serviços e empregados do prestador dos serviços respectivos, responsabilidade subsidiária pelas obrigações trabalhistas inadimplidas pelo terceiro, e mesmo responsabilidade solidária por encargos trabalhistas.

Ocorre que, dentro da estrutura funcional dos processos terceirizados, surgem normalmente muitos contratos de prestação de serviços e mandatos acessórios. Cumpre às partes envolvidas nas atividades terceirizadas acautelarem-se atentamente aos riscos existentes evitando-os.

Neste sentido, a redação de contrato escrito de prestação de serviços com objeto bem definido, recaindo sobre verídicos serviços, e sintônico à finalidade estatutária do prestador de serviços surge como primeira providência jurídica.

Em segundo lugar, e não menos importante, em caso do representante legal da contratada (prestadora) não estar acessível a contatos cotidianos de trabalho com o tomador dos serviços, impõe-se nomear representante legal habilitado para estes contatos rotineiros de ajuste operacional. Este representante, verdadeiro mandatário, normalmente também se apresenta como potencial reclamante, razão pela qual a cautela de redigir documento de nomeação deste preposto, aos moldes de uma verdadeira procuração, inclusive com seu aceite firmado no mesmo, parece-nos de grande valia.

Em terceiro lugar, e diante desta estruturação jurídica acima, deve-se evitar possíveis desvios de gerência e finalidade dos contratos de prestação de serviços, visando a não permitir que se exija do contratado objeto diverso do que se contratara ou mesmo que tais exigências cotidianas recaiam sobre pessoa diversa do representante legal da contratada, o que caracterizaria a subordinação direta e o vínculo empregatício por decorrência, em sintonia com o importante princípio trabalhista da primazia da realidade.

Em quarto lugar, cumpre ao tomador, então cauteloso a conter possível configuração de vínculo empregatício, também eleger um prestador de serviços idôneo e em boa condição financeira, além de fiscalizar o cumprimento de suas obrigações trabalhistas, inclusive e sobretudo no tocante aos encargos, a fim de minimizar a possível e indesejável hipótese de ser instado a pagar dívidas que não gerou.

Como se viu, são vários os riscos que correm as partes, especialmente os tomadores de serviço, em virtude da terceirização. E o pior, muitos deles arbitrariamente impostos ao empresariado, sem sustentáculo legal. Muitos destes riscos, como se percebe, são juridicamente administráveis, bastando tomar medidas acautelatórias.” (grifos nossos).

Fonte: http://www.amdjus.com.br/doutrina/trabalhista/106.htm

Quanto às implicações trabalhistas, caso os empregados da prestadora de serviços forem utilizados nas demais empresas em suas atividades fins, corre-se o risco de existência de vínculo empregatício com essas empresas, cabendo tal constatação na prática da prestação de serviços.

Há o risco de responsabilidade solidária pelas obrigações trabalhistas inadimplidas pelo terceiro e, ainda, o da responsabilidade solidária pelos encargos trabalhistas.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos