Noções iniciais sobre o incidente de assunção de competência no NCPC

02/07/2016 às 19:46
Leia nesta página:

Pretende traçar breves comentários sobre o Incidende de Assunção de Competência.

O Incidente de Assunção de Incompetência, doravante denominado IAC, não é uma novidade, pois já havia previsão no art. 555, §1º, do CPC/1973, in verbis:

“§ 1o Ocorrendo relevante questão de direito, que faça conveniente prevenir ou compor divergência entre câmaras ou turmas do tribunal, poderá o relator propor seja o recurso julgado pelo órgão colegiado que o regimento indicar; reconhecendo o interesse público na assunção de competência, esse órgão colegiado julgará o recurso. (Incluído pela Lei nº 10.352, de 26.12.2001)

O IAC consiste, basicamente, na remessa de um processo de um órgão fracionário para um órgão maior, designado pelo Regimento Interno do Tribunal, para decidi-lo. Exemplificando: um relator ou uma turma remetem o processo para uma seção ou plenário ou órgão especial.

A finalidade do IAC é a estabilização, preventiva ou não, da jurisprudência e a formação de precedente obrigatório, sendo possível ajuizamento de reclamação em caso de desobediência da decisão em IAC:

Art. 988.  Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para:

IV – garantir a observância de acórdão proferido em julgamento de incidente de resolução de demandas repetitivas ou de incidente de assunção de competência;     

No IAC, o relator ou o órgão fracionário podem encaminhar recursos, remessas necessárias ou ações de competência originária para decisão - não são apenas recursos.

As situações que ensejam o IAC são as seguintes: a) relevância do ponto de vista jurídico; b) com grande repercussão social; c) com potencial de multiplicação em outras demandas e d) dirimir conflito jurisprudencial entre câmaras ou turmas do mesmo Tribunal. Há duas ressalvas a serem feitas: (1) a repercussão não precisa ser geral, basta social, ou seja, não é algo tão grande como em Recurso Extraordinário e (2) a questão deve ser de direito, não de fato.

O requerimento de instauração do IAC pode ser de feito de ofício, por alguma das partes, pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública.

É possível O IAC em qualquer tribunal, diferentemente do IRDR que só pode em tribunais de segunda instância, mais precismente o TRF, TJ e TRT.

A intervenção do Ministério Público é obrigatória no IAC, sendo possível a intervenção de Amicus Curiae e as audiências públicas. Afirmo que é obrigatória a intervenção do parquet pois o IAC faz parte do microssistema de formação concentrada de precedentes vinculantes, mas é bom que deixemos claro que não faz parte do microssistema de julgamento de recursos repetitivos.


 


 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Caio Cezar

Estudante

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos