Roubo e furto não são sinônimos, mas crimes diferentes

13/07/2016 às 19:24
Leia nesta página:

Breve texto diferenciando os crimes de furto e roubo, ambos previstos no Código Penal, nos artigos 155 e 157.

Roubo e furto não são sinônimos. Porém, é corriqueiro utilizarem estes dois termos para designar o mesmo acontecimento criminoso, sempre que algum bem é levado de outrem. No entanto, roubo e furto são dois crimes distintos, sendo que um deles é, consideravelmente, mais grave que o outro.

Furto é delito previsto no artigo 155 do Código Penal e ocorre sempre que alguém se apossar de algum objeto móvel (não pode ser uma casa, por exemplo; se alguém tomar conta de um imóvel comete outro tipo de crime) que não lhe pertencia, empreendendo tal conduta em seu próprio benefício ou de outrem.

O tipo penal (assim é chamado cada um dos crimes previstos em lei) do artigo 155, furto, prevê pena de reclusão mínima de um e máxima de quatro anos. Mas, em alguns casos, esta pena poderá ser maior, quando ele passará a ser denominado de “furto qualificado”. Isto ocorrerá quando o infrator cometê-lo durante a noite (aumento de 1/3), por meio de arrombamento e rompimento de obstáculos, por meio de fraude ou abuso da confiança, escalada, chave falsa e auxílio de duas ou mais pessoas, situações em que a pena mínima será de dois e a máxima oito anos de reclusão. O furto de veículo automotor prevê sanção de três a oito anos.

Por outro lado, caso o criminoso seja primário e a coisa furtada de pequeno valor, a pena pode ser diminuída em até 2/3, a reclusão ser substituída por detenção ou até mesmo substituída a restrição da liberdade por multa.

Interessante considerar que a energia elétrica é equiparada a bem móvel, consistindo em crime de furto o ato de fazer na residência os célebres “gatos”, com a finalidade de desviar eletricidade da rede pública ou vizinhança. Há quem defenda o mesmo com relação ao sinal de TV paga, havendo, inclusive, decisões judiciais imputando o crime aos autores da famosa “Sky gato”, porém, sem previsão expressa, apenas um projeto de lei, o PL 188/15, que tramita no Congresso Nacional.

Roubo é outro delito, previsto no artigo 157 do Código Penal, e, assim como no furto, ocorre sempre que alguém subtrai objeto móvel que não é seu. A diferença é que, aqui, haverá emprego de violência, grave ameaça ou, de alguma forma, impedimento de a vítima resistir. Caso a violência ocorra somente após o cometimento da conduta criminosa, com o fito de se esquivar da punição, também considera-se roubo.

A pena mínima para quem comete este crime é de quatro anos e a máxima dez. Assim como no furto, há situações que o tornam mais grave e, consequentemente, a pena será maior. Isto ocorre quando o roubo se realizar com o uso de arma, praticado por duas ou mais pessoas, a vítima está a serviço de transporte de valores, de veículo automotor levado para outro estado ou quando a vítima tem sua liberdade restringida. Nestas situações, a pena pode ser aumentada de 1/3 até a metade. Se a violência empregada resultar em lesão corporal grave, a pena será de sete a quinze anos de reclusão e, em caso de morte, vinte a trinta anos.

Portanto, basicamente, furto e roubo consistem na subtração de um bem móvel, mas que, no roubo, para tal, utiliza-se de violência. Estes dois crimes encontram-se no título II da parte especial do Código Penal Brasileiro, que vai do artigo 155 até o 183.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940.Código Penal

MASSON, Cléber Rogério. Direito Penal esquematizado - Parte Especial, Vol. 2. São Paulo: Método, 2011

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Tunay Ribeiro de Carvalho

Advogado, graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Atua nas áreas do Direito Previdenciário (aposentadorias), Consumidor, Cível, Família e Júri.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos