Ineficácia de medida socioeducativa.

Uma reflexão no direcionamento para prestação de serviço à comunidade

Exibindo página 1 de 4
Leia nesta página:

Medida socioeducativa se mostra ineficiente na ressocialização do menor infrator. Cabe observar as causas e verificar se a prestação de serviço à comunidade é instrumento capaz de realizá-la.

RESUMO:Trata da ineficácia das medidas socioeducativas enquanto promotoras da inclusão e reinserção na sociedade do menor que comete ato infracional. Averigua as limitações de sua efetivação enquanto caráter sociopedagógico na prestação de serviço à comunidade. Faz contextualização da sociedade atual permeada pela violência e criminalidade, tendo o menor infrator grande participação nessa realidade. Ressalta as concepções e a natureza das medidas socioeducativas, disposição e vigências identificando os limites da efetivação do caráter socioeducativo da medida de prestação de serviço à comunidade. Evidencia que as medidas socioeducativas configuram sanções estabelecidas no ECRIAD aplicadas aos menores em situação de conflito com a lei, de modo geral visando o atendimento socioeducativo, a redução da reincidência criminal e a prevenção da violência. Conclui que os pressupostos doutrinários não denotam consenso quanto a sua eficácia e efetividade, a grande maioria entende que a execução das medidas socioeducativas não produz os efeitos desejados, pois carece de maior atenção do Estado, investimento na capacitação de recursos humanos e no desenvolvimento de programas direcionados para reintegrar o menor infrator à vida cotidiana.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Vera Gomes Ribeiro Ramos

Possui graduação em direito pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés (2014), graduação em Nutrição pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2004) , especialização em Nutrição Humana E Saúde Pública pela Universidade Federal de Lavras (2005) e especialização em Gestão da Política da Assistência Social pela Universidade Veiga de Almeida (2012). Sócia da Ramos, Palacio e Fernandes Sociedade de Advogados, inscrita na OAB/MG 4749.

Alexandre Jacob

Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos