Como requerer a pensão militar?

01/08/2016 às 16:39

Resumo:


  • O processo de habilitação à pensão militar é iniciado em casos de falecimento de militar na ativa, militar na ativa desaparecido e militar inativo considerado desaparecido.

  • Documentos necessários para requerer a pensão incluem certidão de óbito do militar, CPF, carteira de identidade, certidão de casamento, contracheques, entre outros.

  • É permitida a acumulação de pensão militar com proventos de disponibilidade, reforma, vencimentos ou aposentadoria, desde que não exceda o subsídio mensal do Ministro do STF.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Aqui trazemos os passos a serem seguidos no Processo Habilitação à Pensão Militar.

Neste artigo será explicado o que o cidadão precisa fazer para requerer a pensão pelo falecimento de um militar. Este processo se chama Habilitação à Pensão Militar.

Todas as Organizações dispõem dos modelos de requerimento e declarações, bem como da relação dos documentos necessários, para instruir o Processo de Pensão e estão aptas a elaborá-los, com o objetivo de dinamizar a tramitação do mesmo. 

Os beneficiários fazem jus ao recebimento de pensão a partir da data do falecimento do militar. Caso o processo se inicie anos depois, somente serão pagas as mensalidades referentes aos últimos 5 anos.

O Processo de Habilitação será iniciado nos seguintes casos:

a) falecimento de militar na ativa;

b) militar na ativa desaparecido:  após 30 dias de declarado extraviado, e decorridos 6 meses, iniciar-se-á o Processo de Habilitação à Pensão Militar.

c) militar inativo considerado desaparecido: decorridos 4 anos do desaparecimento, o processo se inicia e será regido pelo código de processo civil.

Os documentos necessários, por exemplo, para a anexação ao requerimento apresentado pelo cônjuge são os seguintes:

a) certidão de óbito do militar;

b) cópia do cartão do CPF;

c) cópia da carteira de identidade do militar;

d) cópia da certidão de casamento do militar;

e) cópia dos 3 últimos contracheques do militar;

f) cópia da Declaração de Beneficiários;

g) cópia do cartão do CPF da Beneficiária;

h) cópia da carteira de identidade da Beneficiária;

i) cópias das certidões de nascimento, casamento ou óbito dos filhos, quando for o caso;

j) Declaração de percepção ou não pelos cofres públicos federais, estadual, municipal ou autárquico, a título de pensão, vencimentos ou proventos;

k) comprovante de conta-corrente bancária individual em banco conveniado; e

i) cópia do comprovante de residência.

É permitida a acumulação de:

a) uma Pensão Militar com proventos de disponibilidade, reforma, vencimentos ou aposentadoria; ou

b) uma Pensão Militar com a de outro regime, se a soma das duas não exceder o subsídio mensal, em espécie, do Ministro do Superior Tribunal Federal.

Os militares atuais que fazem a contribuição adicional para Pensão Militar, no valor de 1,5% sobre as parcelas que compõem a remuneração ou os proventos, têm o direito para os seus Beneficiários referente à acumulação de pensões:

a) de duas pensões militares; ou

b) de uma pensão militar, com proventos de disponibilidade, reforma, vencimentos, aposentadoria ou pensão proveniente de um único cargo civil.

Perderá o direito à Pensão Militar o Beneficiário que:

a) venha a ser destituído do pátrio poder, no tocante às quotas-partes dos filhos, as quais serão revertidas para estes;

b) atinja, válido e capaz, os limites de idade estabelecidos;

c) renuncie expressamente ao direito; e

d) tenha sido condenado por crime de natureza dolosa, do qual resulte a morte do militar ou do pensionista instituidor da Pensão Militar.

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