O valor jurídico do afeto

Exibindo página 4 de 5
02/08/2016 às 14:24
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

A presente monografia teve como objetivo principal buscar no ordenamento jurídico a responsabilidade civil pela ausência afetiva dos pais, no que tange o dever de promover a afetividade, dando à criança e ao adolescente a atenção que necessitam para crescer com dignidade. A relevância deste tema está relacionada ao fato de que, constitucionalmente, a família, considerada como elemento básico de uma sociedade, deve ser responsável pelos cidadãos oriundos dela.

Nesta esteira o artigo 227 da Constituição Federal de 1988, é taxativo, pois acolhe à criança e o adolescente, com a devida proteção no ordenamento jurídico, o que assevera que a mencionada tutela é alcançada quando a aplicação da norma atende o objetivo do legislador, os quais estão dispostos e elencados no Direito de Família e adentra na Constituição Federal consubstanciado pelos princípios constitucionais norteadores do ordenamento jurídico.

Considerando que pela evolução constante da sociedade, e que ao mesmo tempo em que o Direito não apresenta de pronto soluções que acompanham esta evolução, no sentido de editar leis para as diversas situações que se apresentam na sociedade. Com isso não poderá negligenciar na prestação da tutela devida a quem dela necessita, principalmente quando o que está envolvido é os direitos fundamentais para garantir à criança e o adolescente um desenvolvimento pleno. Neste sentido o ECA veio consolidar de forma expressa algumas relações no âmbito da afetividade, entre pais e filhos, e que, tais discussões ainda causam polêmica e divergência na doutrina, e concomitantemente nas jurisprudências.

Com este trabalho foi possível verificar que durante séculos a afetividade esteve oculta aos olhos do judiciário, não encontrando relatos de que era possível, mesmo implicitamente, ter decisões favoráveis. Com isso ocasionou injustiças, e por fim, afrontou a dignidade da pessoa humana por séculos.

A compreensão do afeto como princípio norteador nas relações pais e filhos, ultrapassa as linhas divisórias no contexto biológico, os quais definem a realidade que se apresenta atualmente. Nesta esteira, fazendo uma leitura paterno/filial, o princípio da afetividade vai além de um diploma legal, está intrínseco à própria condição de ser pai.

O avanço dado pelo constituinte em dizimar juridicamente a discriminação entre filhos, sepultado o termo pejorativo da ilegitimidade do filho nascido fora do casamento, dando a este filho o mesmo valor jurídico que é dado ao filho nascido do matrimônio. Mesmo com a regulamentação do artigo 227 da constituição, há de se considerar que muito está a se fazer, quando está a se tratar da responsabilidade dos pais. É nítida a lacuna que o legislador deixou ao editar a Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990, em vigência, e, com isso, deixando de tratar a afetividade como instituto jurídico próprio.

Há de se considerar que o instituto jurídico da responsabilidade civil de indenizar, mesmo que de forma acanhada, o judiciário vem fazendo uso, mesmo que minoritariamente. Porém, no efeito prático, a indenização por falta da afetividade, não tem instituto jurídico próprio.

Foi com a observação de lacunas na legislação atual que tutela o direito da criança e do adolescente, que, o Senador Marcelo Crivella, apresentou no Senado Federal o Projeto de Lei n. 700, de 2007, propondo reforma no ECA. Várias críticas foram feitas, alegações que esta se propondo valorar o sentimento. Porém, o Senador não se apresentou sozinho nesta batalha. Antes do projeto, quando da comemoração de quinze anos de vigência do ECA, na sede do STJ, o Presidente do Superior Tribunal de Justiça, o então Ministro Edson Vidigal – em sua palestra já sinalizava que “ECA não tem sido eficaz para vencer mazelas a que crianças e adolescentes são submetidos”. É com esta análise que entende-se ser necessária a reforma do ECA, para punir os pais que promovem a lesão do abando afetivo ao filho. Entende-se que, quando se comete o abando afetivo ao filho, em primeiro momento não se tem uma visão clara do ato cometido, mas que, em prazo mais longo, a lesão passa a ser notada pela própria sociedade.

Com isso, conclui-se que o objetivo da reforma do ECA não é de promover o enriquecimento, muito menos de criar uma indústria de indenizações, mas, fazer com que os pais, ao inadimplir a obrigação com o filho, sejam responsabilizados pelo ato negligenciado. Observa-se ainda que, aos que nasceram em um lar, e por toda trajetória da infância, bem como na adolescência, tiveram à presença constante dos pais, gozando de afeto e demais privilégios deste amparo, não conseguem mensurar a falta do afeto. Contudo, à criança e o adolescente, que não tiveram o mesmo privilégio da presença do pai ou da mãe, e, conseqüentemente, a falta do afeto, com certeza, guardam consigo lesões, marcada por prejuízos irreparáveis. E nesta mesma esteira, prevalece à máxima “O filho de hoje, é o pai do homem de amanhã”. Sigmund Freud.

REFERÊNCIAS

BARBOZA, Heloisa Helena. O Direito de Família no Projeto do Código Civil: Considerações sobre o Direito Pessoal.  Revista Brasileira de Direito de Família, Porto Alegre: Sintese, IBDFAM, n. 11, outubro/dezembro/2009.

BARCELLOS, Ana Paula de. A eficácia jurídica dos princípios constitucionais: O princípio da dignidade da pessoa humana. 2ª ed. Ampl. Ver. E atual. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

BARROS, Wellington Pacheco. A proporcionalidade como princípio de direito - Wellington Pacheco Barros, Wellington Gabriel Zucehtto Barros.  Porto Alegre: Livraria do Advogado Ed., 2006.

BARROSO, Luis Roberto. Temas de direito constitucional. 2ª ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

BEVILÁQUA, Clóvis. Código Civil Comentado. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, Vol. I, 1936.

___________, Clóvis. Direito de família. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Freitas Bastos, 1943.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 24 ed. São Paulo, 2009.

BRASIL, Constituição (1988).

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm: acessado em: 08 de outubro de 2010.

_______, Constituição (1891).

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao91.htm: acessado em: 08 de outro de 2010.

_______ – Código Civil Brasileiro de 1916.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L3071.htm: acessado em: 08 de setembro de 2010.

_______ – Código Civil Brasileiro de 2002.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10406.htm: acessado em: 08 de setembro de 2010.

_______ – Código Penal Brasileiro - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del2848compilado.htm: acessado em: 18 de outubro de 2010.

_______ – Estatuto da Criança e do Adolescente –

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069Compilado.htm: acessado em: 06 de outubro de 2010.

CASA DAS FAMÍLIAS – Santana do Sideró - RN

http://casadasfamiliasss.blogspot.com/2009/07/13-de-julho-aniversario-de-19-anos-do.html: acessado em: 13 de outubro de 2010.

CHAVES, Antonio. Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente. 2. ed. São Paulo: LTr., 1997.

COULANGES, Fustel de. www.eBooksBrasil.org - A Cidade Antiga - Numa- Denys Fustel de Coulanges (1830-1889). Título original - La Cité Antique - Étude sur Le Culte, Le Droit, Les Institutions de la Grèce et de Rome – Tradução © 2006 Frederico Ozanam Pessoa de Barros - Versão para eBook – eBooksBrasil - Fonte Digital - Digitalização do livro em papel - Editora das Américas S.A. - DAMERIS, São Paulo, 1961, © 2006 — Numa-Denys Fustel de Coulanges - http://ebooksbrasil.org/eLibris/cidadeantiga.html - acessado em 04 de setembro de 2010.

CRETELLA JÚNIOR, José. Direito Administrativo Brasileiro. 13. ed. ver. atualizada.  Rio de Janeiro: Forense, 1994.

DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias. 5ª ed. rev., atual. e ampl. - São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009.

_____, Maria Berenice.  Em seu livro “União Homossexual: O Preconceito & a Justiça" (3ª edição, 2006, Livraria do Advogado Editora). Boletim do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFam, nº 4. Ano 1. julho/agosto 2000. http://www.conjur.com.br/2010-jul-08/importancia-reconhecimento-legal-uniao-homoafetiva: acessado em: 01 de agosto de 2010.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro - Responsabilidade Civil. 22. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

______, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro, 5 volume: Direito de Família – 22 ed. ver. e atual. de acordo com a Reforma do CPC. – São Paulo: Saraiva. 2007.

ECA não tem sido eficaz para vencer mazelas a que crianças e adolescentes são submetidoshttp://www.direito2.com.br/stj/2005/jul/11/eca_nao_tem_sido_eficaz_para_vencer_mazelas_a_que_criancas: acessado em: 18 de agosto de 2010.

ESPAÇO VITAL – http://www.espacovital.com.br/colunaespacovital18062004a.htm

http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6247: acessado em: 20 de outubro de 2010.

FACHIN, Luiz Edson. Comentários ao novo código civil: do direito de família, do direito pessoal, das relações de parentesco. V. 18 - Rio de janeiro: Forense, 2004.

______, Luiz Edson. Elementos Críticos de direito de família. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.

FONSECA, Arnaldo Medeiros da. Investigação de Paternidade. 2ª Ed revista e ampliada – São Paulo: Saraiva & Cia, 1947.

GAMA, Guilherme Calmon Nogueira da. Princípios  constitucionais de direito de família: guarda compartilhada à Luz da lei nº 11.698/08: família, criança, adolescente e idoso. São Paulo: Atlas, 2008.

HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes. Pressuposto, elementos e limites do dever de indenizar por abandono afetivo. A ética da convivência familiar e sua efetividade no cotidiano dos tribunais. Rio de Janeiro: Forense, 2007.

__________, Giselda Maria Fernandes Novaes. Os contornos jurídicos da responsabilidade afetiva na relação entre pais e filhos: além da obrigação legal de caráter material. Repertório de Jurisprudência IOB. v. 3. n, 18: São Paulo, 2007.

__________, Giselda Maria Fernandes Novaes. Direito civil: estudos. Belo Horizonte: Editora Del Rey. 2000.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. 3. ed. São Paulo -  Abril Cultural, 1983.

HORCAIO, Ivan. Dicionário Jurídico Referenciado – São Paulo: Primeira Impressão, 2006.

IBDFAM - Presidência da Comissão de Assuntos Legislativos do IBDFAM –http://direitosdasfamilias.blogspot.com/2009/05/projeto-de-lei-pls-7002007-que.html: acessado em 05 de outubro de 2010.

________ - Revista Brasileira de Direito das Famílias e Sucessões. - Porto Alegre: Doutrina, IBDFAM, n. 13, Dezembro/Janeiro/2010.

LEITE, Eduardo de Oliveira (Coord) Villela, João Baptista - Desbiologização da paternidade. Grandes temas da atualidade: DNA como meio de prova da filiação: aspectos constitucionais. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

LÔBO, Paulo. Direito Civil: Famílias. - São Paulo: Saraiva, 2008.

LÔBO, Paulo Luiz Netto. Princípio jurídico da afetividade na filiação. Jus Navegandi, elaborado em março de 2000. Disponível em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=527: Acessado em: 01 de agosto de 2010.

____, Paulo Luiz Netto. Entidades familiares constitucionalizadas: para além do numerus clausus. Jus Navegand, elaborado em outubro de 2001. Disponível em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2552. Acessado em: 01 de agosto de 2010.

LOCKE, John. Segundo Tratado sobre o governo. 3. ed.  SãoPaulo: Abril Cultural (Série – Os pensdores), 1983.

MADALENO, Rolf. Curso de Direito de Família. 1ª ed. - Rio de janeiro: Forense, 2008.

MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 26 ed. São Paulo: Malheiros, 2009.

MENDES, Gilmar Ferreira, A força normativa da constituição / tradução Gilmar Ferreira Mendes, Procurador da República e Doutorado pela Universidade de Münster, Alemanha. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1991.

MIRANDA, Pontes de. Fontes e Evolução do Direito Civil Brasileiro. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1981.

_________, Pontes de. Tratado de Direito Privado/ Direito de Família: Direito parental. Direito protetivo. Rio de Janeiro: 2ª Edição Editor Borsoi, 1947.

MESSINEO, Francesco. Manual de Derecho Civil Y Comerical. Derechos de La Personalidad – Derecho de La Familia. Buenos Aires: Tomo III – Ediciones Juridicas Europa – América, 1948.

MORAES, Maria Celina Bodim de. Danos à Pessoa Humana. – Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

NADER, Paulo. Introdução ao estudo do direito – Rio de Janeiro: 2004.

OLIVEIRA, José Lamartine Corrêa de. Direito Matrimonial – Direito de família. – Porto Alegre: Editora Sergio Antonio Fabris, 1990.

OLIVEIRA, José Sebastião. Fundamentos Constitucionais do Direito de Família. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais. 2002.

PEREIRA, Virgílio de Sá. Direito de Família. São Paulo: 2 ed. Livraria Freitas Bastos S/A.1959.

PEREIRA, Caio Mario da Silva. Instituições de direito civil: direito de família. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

PEREIRA, Rodrigo da Cunha. Princípios fundamentais norteadores do Direito de Família. Belo Horizonte: Del Rey, 2006.

PEREIRA, R. C., & Silva, C. M. (2006). Nem só de pão vive o homem. Sociedade e Estado, 21, 667-680. - http://www.scielo.br/pdf/paideia/v19n42/12.pdf: acessado em: 08 de agosto de 2010.

PEREIRA, Tania da Silva. Boletim IBDFAM – Publicação Oficial do Instituto Brasileiro de Família – ed. 62 – Ano 10 - Editora Magister - maio/junho de 2010.

________, Tânia da Silva. Direito da criança e do adolescente: a convivência familiar e comunitária como um direito fundamental. Belo Horizonte:  Del Rey, 2003.

PIOVESAN, Flávia. Temas de direitos humanos. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

PONTES, Helenilson Cunha. O princípio da proporcionalidade e o direito tributário. São Paulo: Dialética, 2000.

REZAK NETO, Chade. O princípio da proporcinalidade no estado democrático de direito. São Paulo: Lemos & Cruz, 2004.

ROCHA, José Virgílio Castelo Branco. O Pátrio Poder. – Rio de Janeiro: Livraria Tupã Editora, 1960.

ROCHA, Silvio Luís Ferreira da. Introdução ao direito de família. – Editora Revista dos Tribunais. São Paulo, 2003.

SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição federal de 1988. 6ª ed. Ver. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

SILVA, De Plácido e. Vocabulário Jurídico / atualizadores: Nagib Slaibi Filho e Gláucia Carvalho – Rio do Janeiro: Forense, 2008.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 27 ed. São Paulo: Malheiros, 2006.

SILVA, Marcos Alves da. Do pátrio poder à autoridade. – Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

SOUZA, Ivone M. Candido Coelho de. Dano Moral por abandono: Monetarizando o Afeto. Revista Brasileira de Direito das Famílias e Sucessões. - Porto Alegre: Doutrina, IBDFAM, n. 13, Dezembro/Janeiro/2010

TARTUCE, Flávio. Novos princípios do direito de família brasileiro. Jus Navegandi, elaborado em maio de 2006. Disponível em: HTTP://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8468: acessado em: 27 de julho de 2010.

TEPEDINO, Gustavo. A tutela da personalidade no ordenamento civil – Constitucinal brasileiro. In: Temas de direito civil. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.

THOMPSON, Frank Charles, D.D., Ph.D. – Bíblia de Referência Thompson –  Edição em língua portuguesa:  Copyright@ 1992 por The B. B. Kikbride Bible Company, Indianapolis, Indiana, E.U.A. – Deerfield, Florida 33442-8134 E.U.A. São Paulo : Segunda Impressão - Editora Vida, 1993.

UNICEF - http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/c_a/lex41.htm: acessado em: 12 de outubro de 2010.

VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito civil: direito de família. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

VILELLA, João Baptista. Desbiologização da paternidade. Revista Forense. Rio de Janeiro: 1980

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Pedro Batista Marques

- Advogado - Pós Graduado em Direito Civil e Processo Civil - Pós Graduado em Direito Penal e Processo Penal - Pós Graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho - Pós Graduado em Direito Tributário

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos