Perícia: tipologia

Leia nesta página:

A pericia criminal nos diversos ramos do direito.

A título introdutório podemos definir perícia como sendo uma espécie de prova, que demanda do parecer técnico de pessoa habilitada e qualificada para fundamentar essa peça. Segundo o Art. 464 do Código de Processo Civil “A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliação.

A necessidade da perícia se faz imprescindível quando surgirem questões duvidosas sobre determinado fato e para isso exija-se conhecimentos técnicos e específicos, que não podem ser esclarecidos por pessoas comuns e de entendimento mediano.

A perícia legal é o exame de situações e/ou fatos relacionados a coisas e pessoas, realizado por especialistas na matéria que é a mesma é direcionada, com o objetivo de elucidar determinados aspectos técnicos emitindo um parecer elucidativo e eivadas de elementos técnicos, indispensáveis a formulação da prova.

O Perito é o Auxiliar da Justiça, que encontra-se investido da função, com o objetivo de assessorar o judiciário na formulação do seu convencimento. Nesse diapasão citaremos a fim de amparo legal o amparo legal para a nomeação do Perito em alguns ramos do Direito, são eles: CPPM: ART 47 A 53, CPP: ART 275 A 281 e CPC: ART 156 A 158.

Quando nomeado e no exercício da função o Perito deve apresentar as seguintes características para emitir um laudo fidedigno a situação real, devendo ser:

  • CURIOSO – nos fatos atinentes a sua perícia (peça pericial);
  • CIÊNCIA – os laudos deve ser pautados em comprovações científicas;
  • OBSTINAÇÃO – nunca desistir de achar a verdade;
  • COMPROMETIMENTO – dedicar-se a realização de um laudo imparcial;
  • SENTIR-SE NA RESPONSABILIDADE DE “DECIDIR” O PROCESSO – não ficar pressionado em emitir laudo mesmo que não aja peças suficientes para se emitir um parecer onde todos os peritos estejam em acorde, e;
  •  ENVOLVER-SE EMOCIONALMENTE NA QUESTÃO – não criar juízos de valores baseados nas influências externas (mídia, amizades, parte emotiva)

Podemos destacar as esferas mais comuns que a perícia é utilizada.

ESFERA PENAL – apoio da criminalística a solução de conflitos criminais no direito penal

ESFERA CIVIL – confecção de laudos em auxilio a solução de contendas cíveis.

ESFERA MILITAR – apoio a Inquéritos e ações penais militares.

Podemos ainda citar como tipos mais comuns de perícia:

  • ACIDENTE DE TRÂNSITO; LOCAL DE CRIME; PAPILOSCÓPICA; BALÍSTICA; DOCUMENTOSCÓPICA e MEDICINA LEGAL.

Passaremos a definir alguns tipos de perícia, de acordo com sua finalidade:

Acidente de Trânsito é o ramo que estuda as responsabilidades e as causas internas e externas que influenciaram no acidente, apontando os responsáveis e a causa.

Local de crime avalia-se o local como um todo, observando a área externa e interna do fato delituoso, buscando averiguar e identificar o autor, os instrumentos e as circunstâncias.

Papiloscopia é o ramo da perícia que estuda e identifica as linhas digitais, diferenciando os seres humanos por intermédio de suas impressões digitais, palmares e plantares.

Documentoscopia é a parte da criminalística que estuda os documentos para verificar se são autênticos e, em caso contrário, determinar a sua autoria. A documentoscopia, não se satisfaz com a prova da ilegitimidade do documento, mas procura determinar quem foi o seu autor e os meios empregados.

Balística - é a ciência que estuda integralmente as armas de fogo, o alcance e a direção dos projéteis por elas expelidos e os efeitos que produzem.

Medicina legal é a realizada por perito médico, onde, se informa a causa morte, o instrumento utilizado, a evolução da morte (tempo entre a morte e o corpo ser encontrado).

O perito é o olho técnico do Juiz, cabendo-lhe a análise desapaixonada da matéria de fato, abstendo-se de manifestar-se sobre matéria de direito ou fazer conclusões que possam induzir em erro o Juiz da causa, por conterem juízo de valor, mesmo que velado. Às partes e ao Ministério Público, se for o caso, sob a presidência do Juiz da causa, cabe orientar o curso da prova através de quesitos objetivos que removam a cortina de fumaça existente sobre a matéria de fato, não imputando ao perito a responsabilidade de dar rumo definitivo à solução do conflito.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Miroveu Alessandro Rocha Nogueira

militar do Exército Brasileiro; bacharel em Direito

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos