Psicopatia à luz do Direito Penal Brasileiro

Exibindo página 1 de 2
13/10/2016 às 13:49
Leia nesta página:

Há uma linha tênue entre a sanidade mental e a insanidade mental. Nem sempre de fácil constatação. Caberá ao Direito Penal e a Psiquiatria Forense juntas cooperarem, para a aplicação de medidas adequadas e proporcionais aos psicopatas.

Resumo:  A mente humana possui tantos enigmas que carecem  de serem desvendados, pelas ciências médicas. Imagine o desafio para as ciências jurídicas, compreender as mais variadas personalidades e concretamente aplicar a medida mais justa.

Psiquiatria forense e Poder Judiciário deverão interagir em um sistema de cooperação, para compreenderem a psicopatia. Doença que desprovê o indivíduo de qualquer tipo de sentimento. São verdadeiros cidadãos ‘’fora da lei ‘’.

Como tratar e impor limites ao que parece não ter cura? Pena privativa de liberdade e medida de segurança são medidas que o Código Penal impõe as psicopatias, como forma de punição pelo delito praticado.

Clama-se por politicas públicas, medidas preventivas, normas proporcionais e adequadas, para que não se atinja apenas as finalidades de prevenção geral da pena.

Palavras Chave : Direito Penal. Psicopatia. Psiquiatria Forense. Laudo Pericial. Medida de segurança


1 Introdução

Os operadores do direito buscam compreender o indivíduo, analisando sua personalidade, suas motivações delituosas, o ambiente sociocultural em que estão inseridos, com a finalidade de aplicar a sanção penal mais justa, proporcional e adequada com o seu fim maior.

O Direito Penal divide os indivíduos em imputáveis e inimputáveis. Fatores biológicos etários e o grau de desenvolvimento mental os separam. Conforme teoria biopsicológica, adotada pelo Código Penal brasileiro.

De um lado indivíduos mentalmente sãos, de outro indivíduos mentalmente doentes. O sistema Penal não poderia tratá-los de forma igual. Dessa forma estabeleceu para os imputáveis medidas educativas e para os inimputáveis medidas terapêuticas.

Há uma  linha tênue entre a sanidade mental e a insanidade mental. Nem sempre de fácil constatação.
          

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Poliany Cestari

Advogada Italo brasileira. Università di Pisa. Atuante no Brasil e Itália.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos