Análise do processo de formação do Direito Contemporâneo

07/11/2016 às 13:48
Leia nesta página:

Para analisar o processo que originou a formação do que conhecemos hoje por Direito Contemporâneo há a necessidade de se aprofundar as idades antepassadas, o contexto histórico de cada fase e sua evolução.

A Idade Antiga é o período correspondente a invenção da tecnologia da escrita até a queda do Império Romano (de 4000 a.C. até 3500 a.C. e 476 d.C). Muitos caracterizam a Idade Antiga como a época de surgimento das civilizações. Porém, essa ideia nos remete que essa civilização possuía certa superioridade sob as outras que havia no mesmo período, o que não é verídico. A ideia de novas civilizações é a de explicar que nessa época estava por surgir novas formas de política, novas formas de hierarquia dentre outras características. Esse processo não ocorreu em um local específico e sim foi dando-se em várias regiões diferenciadas

A Antiguidade possuiu duas divisões. A antiguidade oriental incluía os egípcios, mesopotâmicos, fenícios, hebreus, hindus, persas e chineses. Uma de suas principais características era a economia que se dava por meio da agricultura. A agricultura era baseada em sistemas de irrigação.  Parte da produção gerada por ela era destinada ao rei, a autoridade mor de todos os habitantes e também de todas as propriedades.

O poder político era baseado na religião. No Egito, por exemplo, o Faraó era o que estava acima de todos na hierarquia, vindo depois dele os sacerdotes, escribas, guerreiros e por fim os camponeses. O regime de trabalho se dava de forma servil ou também escravista. A forma servil consistia no trabalho prestado do servo a seu senhor. Essa forma se difere da escravista pois o trabalho poderia ser mais leve, o servo não era obrigado a permanecer com seu senhor. Os escravos eram considerados bens de seus senhores e nem eram remunerados por seu trabalho.

Já na antiguidade ocidental, o surgimento da civilização greco-romana possuiu mais destaque. Isso deve-se ao fato de que romanos e gregos participaram ativamente na formação de novos conceitos, que permaneceram durante todas as outras fases e permanecem até hoje. Os gregos contribuíram em diversas áreas. Claros exemplos são a filosofia, matemática, história, física entre outras bem como as artes. Roma contribuiu por ser a primeira a implementar a língua latina, originando diversas línguas como o português, espanhol, italiano e diversas outras. 

Outra fase destacável fora a Idade Média, que perdura até o século XV com o renascimento urbano. A Idade Média iniciou-se na Europa, com a queda do Império Romano, causada pelas invasões bárbaras. As suas principais características são a forte influência da Igreja Católica, feudalismo, sociedade com hierarquias e sua economia ruralizada.

O feudalismo (nobreza feudal) possuía terras e cobrava impostos dos camponeses. A Igreja Católica possuía grande influência, pois o clero era considerado protetor espiritual da sociedade e diferentemente dos camponeses, não necessitavam de pagar impostos e possuíam ainda a arrecadação de dízimo. A Igreja possuía grandes quantidades de terras e nelas servos efetuando trabalhos. Influenciava a filosofia e os comportamentos.  Os camponeses e artesãos formavam a terceira camada social e eram os servos. Apesar de serem os mais pobres, deles eram cobrados impostos e taxas aos senhores feudais. Esse período é denominado de Alta Idade Média.

A Baixa Idade Média possui como principal característica a fase em que o feudalismo passava por uma crise. Houve nessa época diversas mudanças de cunho religioso, econômico, político e cultural. Nessa época, os avanços tecnológicos deram-se de forma vasta. Um exemplo é o moinho hidráulico.

Nessa época, que houve o fim das cruzadas, ocorreu uma fase mais pacífica. A população obteve então oportunidade de crescer juntamente com a produção de alimentos, possibilitando melhor qualidade de vida.  Porém a peste bubônica interrompeu esse crescimento populacional, matando milhares de pessoas. No que diz respeito a homicídios, não se pode esquecer também que fora nessa época que ocorrera a Inquisição.  Foi na Baixa Idade Média também o período em que começa surgir uma nova classe social: a burguesia.

Os burgueses possibilitaram a dinamização da economia no final da Idade Média, e isso se deve a sua dedicação ao comércio. Deste modo, surgiam os burgos, originando ao mais tardar várias cidades. O urbanismo crescia devido a maiores oportunidades de trabalho e melhores condições de vida. Isso acarretou em uma significativa diminuição de trabalhadores em áreas rurais, o que fez com que os senhores feudais tomassem a atitude de diminuir os impostos e taxas. Com o crescimento comercial da época, havia a necessidade de banqueiros e cambistas. Estes (banqueiros, cambistas e também os burgueses) viram que possuíam a necessidade de adquirir conhecimentos. Surgiam então as universidades por toda Europa.

Vindo em seguida a Idade Média, a Idade Moderna foi o período em que diversas transformações mudaram a economia, a sociedade e a política. Dentre muitos acontecimentos que possuem significativa importância, o primeiro deles foi denominado de Grandes Navegações. As Grandes Navegações consistiram na descoberta de novas terras e produtos pelos europeus. Tal fato acarretou no aumento de poder exercido por eles. Espanha e Portugal foram os dois países que possuíram maior destaque nesse período de descobrimento.

O Renascimento fora outro movimento que possuiu grande importância e também grande marco na cultura. O Renascimento não atingiu somente as artes, ciência e filosofia. A sociedade, cultura, economia, religião e política também foram atingidas pelo Renascimento, porém o termo procura caracterizar os primeiros aspectos. A mudança do feudalismo para o capitalismo é de extrema importância, pois gerou o que temos até os dias de hoje. O nome Renascimento deve-se ao fato da redescoberta da cultura da antiguidade, sendo mais naturalista. O Renascimento originou-se e teve maior expansão na Itália, espalhando-se depois por toda a Europa Ocidental.

A Reforma protestante também fora outro marco. Temos na Idade Média a Igreja Católica sendo a instituição mais poderosa do mundo, devido a sua rigidez e boas condições de organização. Na Europa possuía diversas riquezas e dentre elas a posse de terras. Educação e cultura eram monopolizadas pela Igreja, bem como outras benfeitorias sociais. Contudo, a Igreja estava passando por momentos difíceis por causa de seu clero. Os padres possuíam amantes, ludibriavam as pessoas dizendo a elas que se pagassem certas quantias de dinheiro seus pecados seriam perdoados, dentre muitos outros fatos.

A Reforma ocorrera então, além de ser pelo fato dessa crise,  por outros motivos como: formação dos estados nacionais (diversos reis viam na reforma uma forma de manter o papa distante da intromissão de seus negócios); desenvolvimento burguês e comercial (apesar de possuir vastas terras e muitas riquezas, a Igreja condenava quem acumulava riquezas. Os burgueses viram na Igreja, deste modo, um empecilho grande e queriam então uma igreja que possibilitasse a eles a expansão de suas riquezas) e renascimento.

A reforma não se deu de forma igual em todos os países, todos tinham a liberdade de seguirem com a mesma da forma que pudessem, de acordo com a cultura, política e sua situação social. Martinho Lutero, alemão, construiu uma doutrina própria e fez uma série de mudanças no modo de realizar cultos, bem como rejeitou a hierarquia. Lutero conquistou seguidores e conquistou também a excomunhão através do Papa Leão X.

Enfim a Idade Contemporânea. Essa fase da história é a atual fase em que vivemos, iniciando-se no final do século XVIII (por intermédio da Revolução Francesa) até os dias atuais. O desenvolvimento do capitalismo é algo realmente visível, gerando a globalização. Tal fato ocorrera com o processo de urbanização e a concentração das pessoas promoveu um espalhar intenso de divulgações informativas e isso fez com que o ritmo de vida das pessoas fosse mais acelerado.

Seu início fora marcado com ideais racionais e isso elevou a ciência mostrando-a como solução para diversos problemas. A progressão da ciência possibilitou o avanço na medicina, bem como o aprimoramento na qualidade de vida propiciada a todos. Deste modo, a população de todo mundo passa por uma espécie de crescimento conjunto. Dá a entender, devido a todas essas transformações, que a expectativa de vida aumentou para todos. Porém, juntamente com o capitalismo e o crescer populacional, temos hoje uma vasta desigualdade social.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Não há como falar de Idade Contemporânea sem citar os conflitos existentes nela. A busca das potências européias por territórios e também pelo topo na economia gerou as duas guerras mundiais. A Primeira Guerra Mundial ocorreu pela partilha da Ásia e África, pela corrida armamentista e nacionalismos. Ocorreu a formação de duas alianças: Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria e Itália) e Tríplice Entente (Rússia, Inglaterra e França).

Após vários conflitos entre as tríplices e também por fatores como o abandonar da guerra pela Rússia, entrada dos Estados Unidos no confronto dentre outros, a guerra somente resultou em consequências vastas para toda a Europa. Os EUA eram agora a outra grande potência estourando a crise de 29.

A Segunda Guerra Mundial ocorreu devido a vários motivos. Objetivos militaristas, nazismo alemão, crescimento do partido fascista na Itália dentre outras causas motivadoras. Ocorreu inicialmente no ano de 1939, quando a Polônia fora invadida pelo exército alemão. A Alemanha conquistou desse modo uma guerra declarada pela Inglaterra e França. Dois grupos se formaram: Eixo (Alemanha, Japão e Itália) e Aliados (Inglaterra, Estados Unidos, França e URSS). O grupo Eixo venceu inicialmente a guerra, o Japão ataca a base militar norte-americana Pearl Harbor, o grupo Eixo passou alguns anos sendo derrotado. No final de tudo, Alemanha e Itália se renderam, em 1945.

O Japão fora o último a se render e ainda vivenciou um forte e desnecessário ataque dos Estados Unidos, mundialmente conhecido: o ataque sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki por bombas atômicas. Os prejuízos foram altamente vastos, principalmente nos países que foram derrotados.

A ONU fora criada no final do conflito para realizar a manutenção da paz entre todas as nações. Após esse conflito, surge então a Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética.

A Idade Contemporânea é o desmontar do feudalismo e ascensão capitalista. O comércio está em alta bem como a globalização. A ciência possui grande importância atualmente, mas ainda não se funde com o cristianismo. A Igreja Católica continua exercendo forte influência a todos, porém de uma forma a seguir realmente o que importa: a fé. Não se sabe ao certo quando esse período irá se modificar.

O mundo, a cada dia que se passa, está dando mais impressão de rapidez e aceleramento. Preconceitos e discriminação estão sendo de pouco a pouco diminuídos e essa difusão da igualdade está se tornando cada vez mais comum. O que faz todos pensarem é se, no futuro tempo histórico, essas relações estarão cada vez mais estreitas, as desigualdades menores e o convivo social cada vez mais pacífico.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Nathalya Meira Carvalho

- Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília. - Realização de diligências perante os Tribunais presentes em Brasília, com o acompanhamento processual, realização de cópias e cargas processuais, audiências, petições e demais atividades inerentes à Advocacia. - Experiências nas áreas: licitações e contratos administrativos; trabalhista; cível; consumidor; penal. - Contato: [email protected]

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos