Reflexão sobre o entendimento do Supremo do aborto para um caso concreto.

30/11/2016 às 01:06
Leia nesta página:

O presente ensaio jurídico objetiva refletir sobre a decisão da Primeira Turma do STF que descriminaliza o aborto em um caso concreto.

“A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu (29) descriminalizar o aborto no primeiro trimestre da gravidez. Seguindo voto do ministro Luís Roberto Barroso, o colegiado entendeu que são inconstitucionais os artigos do Código Penal que criminalizam o aborto. O entendimento, no entanto, vale apenas para um caso concreto julgado pelo grupo nesta terça-feira." 

O primeiro ponto considerado é o entendimento do colegiado sobre a inconstitucionalidade dos artigos do Código Penal que criminalizam o aborto.

Ocorre que o art. 124, CP tipifica o crime de autoaborto e o aborto consentido, tendo como objetividade jurídica do tipo penal a proteção do direito à vida do feto, tutelando como bem jurídico a vida humana intra-uterina, ou seja, tutela-se o direito ao nascimento com vida.

Se o aborto é a interrupção da gravidez com a destruição do produto da concepção e, a vida, no sentido jurídico inicia-se desde a concepção, o sentido jurídico sobre o início da vida, deve contrariar também este entendimento da ciência, alterando em nosso ordenamento jurídico o entendimento do início da vida para um tempo superior ao terceiro mês de gravidez, sendo que desta forma, e neste caso concreto, também não seria uma violação constitucional o direito à vida, extinguindo o elemento subjetivo do sujeito ativo (no caso de crime próprio), o dolo direto ou o dolo eventual, e o elemento subjetivo (dolo direto ou eventual) no caso de crime comum do sujeito ativo.

O segundo ponto considerado, é o fato de a decisão da Turma ter sido tomada com base no voto do ministro Luís Roberto Barroso. O ministro entende que a criminalização do aborto nos três primeiros meses de gestação viola os direitos sexuais e reprodutivos da mulher. Entretanto, os direitos sexuais e reprodutivos versam sobre a realização de aborto legal nos casos de estupro, quando da gravidez decorrer risco de vida para a gestante ou, ainda, quando houver autorização judicial. Os mesmos direitos versam sobre o aborto feito de forma legal, porém,  neste caso concreto, o mesmo foi feito de forma clandestina.

Os direitos sexuais versam sobre o direito ao sexo seguro, para a prevenção de gravidez indesejada, enquanto que os direitos reprodutivos versam sobre o direito das pessoas de decidirem, de forma livre e responsável, se querem ou não ter filhos, quantos filhos desejam ter e em que momento de suas vidas. Direito a informações, meios, métodos e técnicas para ter ou não ter filhos, bem como, direito de exercer a sexualidade e a reprodução livre de discriminação, imposição e violência.  

O terceiro ponto considerado é que no voto, o ministro Luís Roberto Barroso, ressalta que a criminalização do aborto não é aplicada em países democráticos e desenvolvidos, como Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Holanda e outros países.

Ora, fundamentar esta decisão, com o objetivo de descriminalizar o aborto utilizando como parâmetro, condutas de países democráticos e desenvolvidos, como Estados Unidos e outros anteriormente citados, não seria o mesmo que fundamentar a descriminalização da pena de morte para crimes comuns em nosso ordenamento jurídico, utilizando como mesmo fundamento que em países democráticos e desenvolvidos como Estados Unidos e China a pena de morte para crimes comuns também é descriminalizada?

Percebe-se que esta decisão abre precedentes para descriminalização do aborto para novos julgamentos em casos de situações semelhantes, violando os direitos sexuais e reprodutivos, abrindo precedentes para que a prática do aborto seja feita de forma livre por gravidez irresponsável, incitando a falta de uso dos métodos e técnicas para não ter filhos e a continuidade da prática do aborto clandestino até a sua efetiva descriminalização.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Sidmara de Jesus Leocádio

Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos.Pós-Graduada em Gestão de Pessoas.Estudante do Curso de Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni/MG

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos