Da decisão do STF quanto a possibilidade de aborto até 03 meses de gestação

01/12/2016 às 20:23
Leia nesta página:

Sobre a última decisão do STF, em sede de HC a respeito da permissão de aborto até 03 meses de gestação.

A decisão do STF, em Habeas Corpus, quanto a possibilidade de aborto até três meses de gestação, gerou inúmeros comentários nas mais diversas redes sociais. Boa parte da sociedade cantou a vitória da "descriminalização do aborto", como um marco ou como um retrocesso constitucional.
De qualquer forma, vemos que essa decisão, apesar de inédita, não será obrigatória nos próximos julgados. Explico: é uma decisão que tem eficácia apenas entre as partes do processo, vez que está julgando um Habeas corpus e não foi tomada pelo pleno do STF, em que é composta por todos os ministros da Corte Superior.
Assim, em um próximo julgado, ainda que abra precedente, pode-se ter entendimento diverso.

Sendo assim, é interesse a nós pensarmos, diante de caso de aborto, alguns pontos, como por exemplo: O que é vida? O que é morte?

A morte, em que pese erroneamente pensarmos que seria a parada das batidas do coração, é o FIM DA ATIVIDADE CEREBRAL.
Na linha diversa, a vida seria início da atividade cerebral? Muitos entendem que não. O catolicismo, por exemplo, entende que o início da vida humana é tão longo quando ocorre a fecundação. Como a Constituição Federal nos diz que estamos em um Estado Laico, não podemos colocar tal assertiva como certa de forma absoluta.

Para o direito penal e aqui cito dois grandes penalistas, CAPEZ e MIRABETE, o estado embrionário ocorre entre 03 semanas e 03 meses e, posterior a esse período é que podemos falar de feto.
E reforçamos a pergunta: ainda que seja embrião, não há vida?

Nas teorias existentes, há 04 correntes quanto ao início da vida humana:
a) as que defendem que o início da vida começa com a fertilização, já citada.
b) as que defendem que o início da vida começa com a implantação do embrião no útero.
c) as que defendem que o início da vida começa com o início da atividade cerebral; e
d) as que defendem que o início da vida começa com o nascimento com vida do embrião,

Do exposto, nossa reflexão sugere que, a depender da teoria adotada pelo órgão julgador, o resultado de PUNIR ou NÃO PUNIR alguém pela prática de aborto será efetivada.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rodrigo Zarpelão

Advogado, graduado pela PUCRS. pós graduado em direito público IMED; pós graduando em direito constitucional aplicado e direito previdenciário. Já autou como monitor do curso de delegado de polícia, faculdade IDC, RS.página profissional: https://www.facebook.com/zarpelaoadv/?ref=bookmarks

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos