Entenda o que significa a decisão do STF sobre o aborto

02/12/2016 às 08:52
Leia nesta página:

O artigo esclarece, de forma breve, a decisão da 1ª turma do STF sobre o HC 124.306/RJ.

Recentemente, vimos nossas redes sociais tomadas por manchetes e comentários do tipo: “o STF permitiu o aborto” ou “somos provida, não ao aborto” ou ainda “é muito fácil ser a favor do aborto depois que você nasceu”.

Devemos ponderar nos comentários raivosos e escolher com cautela as fontes geradoras de informação para não sermos induzidos a erro.

Em uma síntese rápida, tentarei esclarecer a decisão quanto ao HC 124.306/RJ.

O Supremo Tribunal Federal, mais precisamente sua 1ª Turma, a qual é composta pelos ministros: Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio, Luiz Fux, Edson Fachin e pela ministra Rosa Weber, no dia 29 de novembro deste ano, decidiu sobre um Habeas Corpus para afastar a prisão preventiva dos indivíduos envolvidos em um caso concreto, que foram presos preventivamente em 2013 acusados de atuarem em uma clínica de aborto; foram soltos pelo Juiz de 1ª instância responsável e após recurso do Ministério Público, foram presos novamente, situação em que se encontravam até a data do julgamento do referido HC.

A concessão da ordem foi dada de ofício pelo Presidente, mas não foi conhecida a impetração da medida (HC 124.306).

Para deixar a ideia mais clara, foi decidido que, neste caso específico, os pacientes – assim são chamados os acusados dentro de um Habeas Corpus – não deveriam permanecer presos ao longo do processo, pois ausentes os requisitos do Artigo 312, do Código Penal que traz que:

“A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria.”

Foi decidido também que, dentro das circunstâncias específicas deste caso, o Aborto previsto nos Artigos 124 e 126, do CP, se praticado no 1º trimestre da gestação não é considerado como crime. Esse foi o voto do ministro Barroso e não de todos da Turma.

Cabe ressaltar que, o tema era acerca da prisão preventiva dos indivíduos e não a tipicidade da conduta, não foi declarado inconstitucional o crime de Aborto, pois o Código Penal é anterior à Constituição Federal, e a jurisprudência da Suprema Corte não permite a declaração de inconstitucionalidade de lei anterior à Magna Carta.

Para concluir, independente do ponto de vista de cada um quanto ao Aborto, a decisão da 1ª Turma foi em um Habeas Corpus específico, que não descriminalizou nada. O aborto ainda é crime previsto nos Artigos 124 a 128, do CP, e a decisão não é vinculante.

Leia a íntegra do voto do ministro Luís Roberto Barroso.

http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/HC124306LRB.pdf

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Laís Macorin Pantolfi

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista - FADAP; Pós-Graduada em Direito e Processo Penal pela Universidade Estadual de Londrina - UEL; Advogada; Membro da Comissão de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos OAB - Tupã e Presidente da Comissão de Proteção a Criança e Adolescente OAB-Tupã. "Tem fé no Direito, como o melhor instrumento para a convivência humana; na Justiça, como destino normal do Direito; na Paz, como substituto bondoso da Justiça; e, sobretudo, tem fé na Liberdade, sem a qual não há Direito, nem Justiça, nem Paz." - Eduardo Couture

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos