A COMPREENSÃO DO PROBLEMA DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO POR MEIO DE DADOS E ESTATÍSTICAS

Leia nesta página:

A situação do judiciário pátrio por meio de dados estatísticos

A COMPREENSÃO DO PROBLEMA DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO POR MEIO DE DADOS E ESTATÍSTICAS

Dados recentes do Relatório da Justiça[1] em números, produzido pelo CNJ, referentes ao ano de 2014, apontam que o Poder Judiciário iniciou o ano com um estoque de 70,8 (setenta, ponto oito) milhões de processos, sendo estabelecido uma perspectiva que ao final daquele ano o número já tivesse aumentado para 71,2 (setenta e um, ponto dois) milhões de processo. Nesse mesmo relatório é trazido outro dado que gera grande preocupação: o número de processos baixados (julgados) é inferior ao número de novas demandas.

Mesmo havendo um maior número de julgamentos de casos pelos juízes (aumento de 1,1% referente ao relatório anterior), contabilizando um total de 28,5 (vinte e oito, ponto cinco) milhões, o número de novas demandas atingiu 28,9 (vinte e oito, ponto nove) milhões de processos, causando um aumento na taxa de congestionamento[2] do Poder Judiciário para 71,4% (setenta e um, ponto quatro por cento) em 2014. Há um constante aumento percebido no número de casos pendentes desde o ano de 2009 (dois mil e nove), destacando que se o poder judiciário conseguisse parar suas atividades para julgar apenas os casos ainda não analisados, levar-se-ia quase 2 (dois) anos e meio para zerar o número de processos em estoque.

Destaca o relatório que a Justiça Estadual é detentora de 70% (setenta por cento) dos casos novos e quase 81% (oitenta e um por cento) de todos os casos pendentes.

Outro ponto importante a ser observado é que, dos 70,8 (setenta, ponto oito) milhões de processo que tramitavam em 2014 (dois mil e quatorze), 51% (cinquenta e um) por cento desse acervo são referentes à fase de execução. Essa fase também apresenta um outro indicador preocupante: 86% (oitenta e seis por cento) de taxa de congestionamento. E o que mais chama a atenção é que dos casos de execução pendentes, 75% (setenta e cinco por cento) são de casos de execução extrapatrimonial fiscal, apresentando uma taxa de congestionamento de 91% (noventa e um por cento).

Tais dados servem para ilustrar o quanto o modelo e a cultura judicial atual não apresentam expectativas de melhoria ao jurisdicionado que venha precisar de ajuda do Poder Judiciário. Cada dia mais, com a sistemática atual, se caminha para o colapso. Cada dia mais se mostra tal Poder incapaz de trazer a solução célere e adequada que trouxesse o bem da vida buscado. Não se deve esquecer que quando alguém busca a tutela estatal, na maioria das vezes, aquela é a última esperança para uma solução sobre o que se litiga. A falta de resposta é a falta de justiça. Não adianta garantir acesso e não garantir concretude.

O sistema atual pede socorro. E somente uma ampla remodelagem como a trazida legislativamente pelo Novo CPC pode implementar a mudança. Questionar, debater, ponderar... tudo isso é salutar. Mas o que não se pode esquecer e se levar em conta diante de qualquer que seja o cerne da discussão é que como está não pode continuar.

Notas

[1] Principal fonte das estatísticas oficiais do Poder Judiciário, produzidas anualmente, desde 2004. Divulga a realidade dos tribunais brasileiros, com muitos detalhamentos da estrutura e litigiosidade, além de indicadores essenciais para subsidiar a gestão judiciária brasileira.

[2] Mede a efetividade de um tribunal/juízo em  um período, levando-se em conta o total de casos novos que ingressaram, os casos baixados e o estoque pendente ao final do período anterior ao período base.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
José Carlos Ferreira Pereira

Estudante do curso de Direito da Faculdade Paraíso do Ceará - FAP-CE.<br>Bolsista PROUNI.

Francisco Gleison de Melo Alencar

Graduando em Direito pela Faculdade Paraíso do Ceará

Jorge Augusto Gonçalves Dantas

Aluno do 10º semestre de Direito da UNILEÃO.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos