Aborto no Brasil: proposta de descriminalização

03/01/2017 às 09:48
Leia nesta página:

O presente trabalho tem o intuito de apresentar ao leitor o conceito de aborto no mundo jurídico conceituando-o com os melhores doutrinadores no ramo do direito Penal e mostrando como este crime é tipificado com o auxílio do artigos do Código Penal.

O cerne desse estudo é abordar quais são os argumentos propícios à descriminalização do aborto e se é possível que isso ocorra. Até o momento, foram apresentados argumentos que vão contra à legalização do aborto, todos escorados na religião e no direito à vida.

Porém, existe um ponto congruente nesses argumentos desfavoráveis ao aborto em relação aos argumentos favoráveis: que é o direito à vida.

Uma gravidez pode ser de uma complexidade tamanha, podendo ter como exemplo de conseqüência a trombose que a gestante possa vir a adquirir, que muitas vezes coloca a vida da mãe em perigo.

É fato que a maioria das mulheres preferem fazer um tratamento preparatório para contrair uma gravidez do que serem pegas de surpresa sem um mínimo preparo, como o exame pré-natal.

E, se por ventura, algo sair do padrão de segurança da vida da mulher não há nada que se possa fazer. A mulher deve arcar com as conseqüências da gravidez como se esta fosse uma coisa obrigatória, um ato sacro de cunho divino. A barriga da mulher se torna uma propriedade eclesiástica.

Percebe-se nesse cenário religioso e que protege a vida do feto, mesmo que essa ainda não seja totalmente delimitada de maneira pacífica, que a mulher fica em segundo plano criando, com isso, um paradoxo tamanho em relação à vida da mãe face à gestação e, por conseqüência, a do futuro ser vivo.

É desproporcional dizer e colocar a vida de uma gestante em segundo plano quando a vida do feto depende de uma condição futura que é seu nascimento com vida. Além dessa desproporcionalidade, existe, aqui, nessa carência de permissão para o aborto uma falha na laicidade do Estado.

Como o Brasil se diz laico, deveria haver mais abertura para aqueles que não pertencem a alguma crença ou, que até pertencem, mas compactuam com a possibilidade de se abortar uma gravidez de risco, por exemplo.

Essa falha na laicidade corrompe o pensamento democrático que a Carta Magna traz em seu corpo além de criar uma insegurança quando se diz que o país não tem um pensamento religioso pré determinado pois manter o aborto criminalizado, excluindo a vontade da mulher é uma prova cabal de que a religiosidade também influencia no legislador.

Falando especificamente da gravidez, ela ocorrerá quando acontecer a fecundação. Contudo, tal fecundação pode ser de algumas maneiras, como o descuido com medidas anticoncepcionais. Imagine a gravidez de uma mulher que não tem capacidade financeira ou psicológica para lidar com a gestação. De fato, o vínculo sentimental entre mãe e filho pode ser considerado um dos mais fortes que existem, porém, uma gravidez fruto de descuido, deve gerar um certo sentimento de incerteza na gestante em relação ao filho e ao futuro de ambos.

Neste quadro geral, imagine que ela não consiga abortar. Existe uma potencialidade enorme para que ocorra um infantício, conforme elenca o artigo 123 do CPB. Vejamos: “Infanticídio. Art. 123 - Matar, sob a influência do estado puerperal, o próprio filho, durante o parto ou logo após: Pena - detenção, de dois a seis anos”.

Tal potencialidade se reflete na medida da insegurança da gestante em relação à tudo que um filho traz consigo de responsabilidades e de mudança nos hábitos e na vida dessa nova mãe.

O infanticídio seria provocado por uma omissão do Estado em não permitir ao abortamento da gravidez inusitada. Indo além, essa omissão poderia resultar até na morte da mãe caso a gravidez fosse de risco. Não que a mãe deva sair impune da situação, poderia até criar medidas sócio educativas como forma de coibir um futuro abortamento e como meio de instrução da mulher que preferiu pelo aborto.

E essa intervenção do Estado seria de maneira indireta, seria a possibilidade criada através de lei para a realização do aborto. Desta maneira, não ocorreriam abortos em clínicas clandestinas que colocam em risco a vida da gestante, além da própria gravidez, e não fazem dela uma criminosa conforme elenca o artigo 124 do CPB: “Aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento. Art. 124 - Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque: Pena - detenção, de um a três anos”.

 O aborto não pode ser banalizado de forma que tudo que lhe compete se torne banal, também. Mas vale uma visão mais ampla dos motivos que podem trazer o aborto à legalidade em determinadas situações e, além disso, serve como assunto de saúde pública haja vista a precariedade de atendimento e infra estrutura.

De sorte, existe um projeto de lei de número 4.360/04 que inseriria um novo inciso ao artigo 128 do Código Penal, qual seja esse projeto:

PROJETO DE LEI Nº 4360, DE 2004

Autor: Deputado Dr. Pinotti

Acrescenta inciso ao artigo 128 do Decreto-Lei n.º 2.848, de 7 de dezembro de 1940

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º É isenta de ilicitude a interrupção da gravidez em caso de gestante portadora de feto anencéfalo.

Art. 2º O art. 128 do Decreto-Lei n.º 2.848, de 7 de dezembro de 1940, passa a vigorar acrescido do seguinte inciso:

“Art. 128..................................................................................

I -.............................................................................................

II -............................................................................................

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

III – se o feto é portador de anencefalia, comprovada por laudos independentes de dois médicos (NR).”

Art.3º  Esta lei entra em vigor na data da sua publicação.

Esse projeto ganha força e da mostras de que o poder legislativo se apresenta apto à discutir o aborto se legalizar quando do risco de morte apresentado à mulher. O projeto é de 2004, antigo, claro, mas ainda sim já é um passo rumo à mudança geral no pensamento retrógado que retira da mulher o seu direito à vida e seu direito de escolha e coloca, no lugar desses direitos, o dever de a mesma se comportar como um receptáculo, um casulo para proteger a possível vida de um feto que ainda está por nascer.

Coadunando com esse projeto o Supremo Tribunal Federal, em meados de 2012, votou a favor do abortamento da gestação com fetos anencéfalos. Sim, é o poder judiciário criando uma espécie de legislação, porém, é um avanço para o mundo jurídico. Segue trecho da notícia publicada no jornal eletrônico ‘Migalhas’ de 15 de junho de 2015:

No dia 13 de abril de 2012, chegava ao fim no STF o julgamento de um dos mais importantes e históricos casos que já aportaram na Corte Suprema: podem grávidas de fetos anencéfalos optar por interromper a gestação com assistência médica? Capitaneados por memorável voto do ministro Marco Aurélio Mello – que completa 25 anos de brilhante atuação no Supremo – 8 dos ministros votaram que sim, e o STF julgou procedente a ADPF 54, para declarar a inconstitucionalidade da interpretação segundo a qual a interrupção deste tipo de gravidez é conduta tipificada nos artigos 124, 126, 128, incisos I e II, do CP.

De acordo com o entendimento firmado, o feto sem cérebro, mesmo que biologicamente vivo, é juridicamente morto, não gozando de proteção jurídica e, principalmente, de proteção jurídico-penal. "Nesse contexto, a interrupção da gestação de feto anencefálico não configura crime contra a vida – revela-se conduta atípica", afirmou o relator.

"No ponto, são extremamente pertinentes as palavras de Padre Antônio Vieira com as quais iniciei este voto. O tempo e as coisas não param. Os avanços alcançados pela sociedade são progressivos. Inconcebível, no campo do pensar, é a estagnação. Inconcebível é o misoneísmo."

A Ação de Descumprimento dos Preceitos Fundamentais (ADPF) fui ajuizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde – CNTS e sua abertura se dá: “ESTADO – LAICIDADE. O Brasil é uma república laica, surgindo absolutamente neutro quanto às religiões. Considerações.” (vide in: http://www.migalhas.com.br/arquivos/2015/6/art20150603-07.pdf. Acesso: 22 de junho de 2016).

A CNTS usa em seus argumentos que não haveria suporte fático exigido pela norma na hipótese do anencéfalo pois apenas o feto com potencialidade para nascer com vida pode ser pessoa.

O parâmetro para a discussão se inicia ai. Este ponto que gera argumentação para todos os lados favoráveis ou desfavoráveis para o aborto dos anencéfalos. Contudo, resta confirmar que é uma das decisões mais impactantes na história do STF haja vista a repercussão que ocorreu front ao aborto.

Se a comunidade judiciária se unir com a comunidade legislativa é possível que uma revolução social ocorra dentro do nosso ordenamento jurídico de acordo com aquilo que se espera de uma sociedade laica, o direito de escolher sem influências religiosas.

Para tanto, é preciso que se afaste as crenças daqueles que detém esse poder para que sejam tomadas as decisões corretas à respeito do aborto.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos