Inconstitucionalidade da reeleição do Presidente da Câmara dos Deputados.

Quando a Constituição não distingue, não poderá o intérprete distinguir, em distorção da norma do artigo 57 § 4º, da Carta Magna

01/02/2017 às 15:32
Leia nesta página:

A tese que admitiu a reeleição do Deputado Rodrigo Maia não encontra sequer precedente que a possa justificar, em consonância com o artigo 57 § 4º, da Constituição, porque este dispositivo constitucional é explícito em vedar a recondução.

Não é constitucional a reeleição do atual Presidente da Câmara dos Deputados para o mesmo cargo, ainda que se sustente que seu atual mandato seja complementar ao mandato do presidente anterior.

Trata-se de inconstitucionalidade irrefutável, haja vista que o núcleo da dicção contida na injunção do artigo 57 § 4º da Constituição Federal não veda a um mandatário, deputado ou senador, reeleger-se nas atuais circunstâncias, para a direção de suas casas legislativas, mas, sim, que os mandatos dos dirigentes das mesas destas casas legislativas possam ter duração superior a dois anos, o que conseguintemente impede que alguém, como o Presidente da Câmara dos Deputados, tenha um mandato de três anos, como acontecerá, se o Deputado Rodrigo Maia for reeleito Presidente da Câmara dos Deputados.

O constituinte foi expresso nesta questão e onde a Constituição não distingue, não poderá o intérprete distinguir, em distorção da norma do artigo 57 § 4º, da Carta Magna, de clareza cristalina e irrefutável, ao vedar mandato superior a dois anos, proibindo não apenas um de quatro anos, mas também um de três.

A interpretação deste dispositivo constitucional por nossas casas legislativas admite a reeleição dos detentores de mandatos em suas mesas diretivas, apenas na hipótese em que o dirigente mesário da Câmara dos Deputados ou do Senado, for reeleito para um novo mandato parlamentar e, neste ponto, reconhece ser inconstitucional a reeleição para um mandato de presidente ou membro da mesa diretora de qualquer das casas congressuais, na mesma legislatura.

Assim, a tese que admite a reeleição do Deputado Rodrigo Maia não encontra sequer precedente que a possa justificar, em consonância com o artigo 57 § 4º, da Constituição, porque este dispositivo constitucional é explícito em vedar a recondução do valoroso parlamentar para a próxima Mesa da Câmara dos Deputados, dando-lhe um mandato de três anos, na mesma legislatura.

Esta questão de relevante evidência não poderia ter colhido o julgamento de um juiz monocrático federal, como recentemente se dera, proibindo o Deputado Rodrigo Maia de ser candidato à reeleição, o que, aliás, foi objeto de desconstituição pelo Tribunal Regional competente, porque o tema é de competência do Supremo Tribunal Federal, haja vista a prerrogativa de foro do Presidente da Câmara dos Deputados.

Nos próximos dias, deverá o Supremo Tribunal Federal decidir sobre a juridicidade desta reeleição, mas nos cabe cidadãos igualmente discutir e fazer cumprida a Constituição.    

Coerentemente com o constitucionalismo vicejado após a II Guerra Mundial, em especial a se ter em conta a Alemanha, reconstruída depois da queda de Hitler ou especialmente os estados ibéricos, de Portugal e Espanha, restou comezinho que o Direito Constitucional é uma interpretação dos comuns, não sendo tarefa que se perfaça exclusivamente nos tribunais.     

No Brasil, a defenestração dos mistérios do Judiciário, que o vem expondo ao controle popular e social, graças à liberdade de imprensa, fará, cada vez mais, este importante Poder reagir em face da realidade contextual dos fatos da vida e a consideração de um tema, como o que trato aqui, faz parte de um processo de redemocratização do aparato da Justiça, não apenas dele, como também de todo o Estado porque a democracia é mais que eleições livres e periódicas, sendo consequência da eterna vigilância da cidadania em face de seus poderes.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Luiz Antonio Sampaio Gouveia

advogado, sócio de Sampaio Gouveia Advogados Associados, Mestre em Direito Constitucional pela PUC-SP, conselheiro do Iasp e do Consea/Fiesp.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos