Breves apontamentos sobre improbidade administrativa

16/02/2017 às 18:58
Leia nesta página:

A improbidade administrativa, antes de ser incluída na administração pública pela Constituição Federal de 1988, já se encontrava prevista em outros ramos do Direito. Dessa forma, o combate à improbidade já podia ser percebido no âmbito civil onde havia o Decreto-lei federal 3.240, de 08 de maio de 1941, o qual previa sequestro e perda dos bens de indivíduos que na condição de agente público, fossem indiciados por crimes que acarretassem prejuízos para a Fazenda Pública, com a condição de que ocorresse locupletamento ilícito.

BREVES APONTAMENTOS SOBRE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

A improbidade administrativa, antes de ser incluída na administração pública pela Constituição federal de 1988, já se encontrava prevista em outros ramos do direito. Dessa forma, o combate à improbidade já podia ser percebido no âmbito civil, pelo Decreto-lei federal 3.240, de 08 de maio de 1941, o qual previa sequestro e perda dos bens de indivíduos que, na condição de agente público, fossem indiciados por crimes que acarretassem prejuízos para a Fazenda Pública, com a condição de que ocorresse locupletamento ilícito.

Nesse sentido, podemos mencionar outra base legal que deu continuidade ao combate a improbidade administrativa foi a promulgação da Lei Complementar nº 135/2010, denominada de Lei da Ficha Limpa, que alterou a Lei Complementar nº 64/1990, com objetivo de inserir novas possibilidades de inelegibilidades. Além disso, houve o advento da Lei nº 8.429/1992, Lei de Improbidade administrativa, que objetiva combater atos ímprobos e exigir uma probidade dos agentes da administração pública.

O instituto da improbidade administrativa tem sido um assunto de bastante repercussão nos dias atuais, isso porque é grande a incidência de casos de improbidades na atual sociedade.

Nos últimos anos, a atual sociedade tem presenciado um vasto histórico de atos ímprobos praticados por agentes públicos, principalmente agentes políticos, por outro lado, é inegável que houve um avanço na legislação vigente no combate a improbidade administrativa.

Nesse sentido, é valido mencionar que além de novas normas, a atuação firme e constante de alguns órgãos estatais, juntamente com a população e a imprensa, deram origem a uma maior notoriedade ao ato de improbidade, o que enfraquece a pratica dessa atuação ilícita.

A análise do instituto da improbidade administrativa se mostra relevante, pelo fato do referido instituto está diretamente ligado à administração pública. Com isso é necessário o combate de atos ímprobos para que haja uma administração pública eficiente. Atuar com ato probos na administração pública é um dos mais importantes deveres do administrador público, o qual deve sempre observar os princípios constitucionais que regem a administração, e dessa forma, honrar o interesse público.

O instituto da improbidade administrativa está intimamente ligado com o desrespeito aos princípios que regem a Administração Pública, previstos no art. 37 da Constituição Federal, especialmente à moralidade.

Com isso, é percebível que com o advento da Constituição Federal de 1988 houve um significativo avanço ao combate à corrupção, através da inserção da moralidade administrativa como princípio constitucional, passando a constituir pressuposto de validade de todo ato da Administração Pública.

 Ademais, ficou inserido em seu artigo 37, § 4º, que os atos de improbidade administrativa importarão: a suspensão dos direitos políticos; a perda da função pública; a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

Com isso, podemos mencionar a importância do tema está caracterizada no sentido de proteger os atos probos da administração, bem como na imputação ao responsável das sanções correspondentes.

Outra relevância que envolve o estudo desse projeto, está relacionada a proteção patrimonial, que consiste no combate às lesões que afetam o patrimônio público, como por exemplo o combate ao desvio de bens da administração pública.

Como foi abordado, a improbidade administrativa traz consigo uma serie de assuntos preocupante, isso porque a prática de atos fora da moralidade, resulta em prejuízos para a Administração Pública.

 Os graves acontecimentos que se verificam atualmente na sociedade, os quais se destacam as violações explicitas ao ordenamento jurídico, como por exemplo, os desvios de verbas públicas, institui a importância do dever de probidade. Assim, surge a importância do presente projeto que servirá para mostrar os reflexos que as condutas de improbidade administrativa ocasionam na sociedade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

______. Lei n. 8.429, de 2 de junho de 1992. Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências.

________. Constituição da República Federativa do Brasil: 1988 - Texto constitucional  promulgada em Cinco de outubro de 1988 com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais de nos. 1/92 a 53/2006 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos. 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2007.

BRASIL. Código Civil. Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. 19. ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2007.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 18. ed. São Paulo: Atlas,

2005.

FAZZIO JÚNIOR, Waldo. Atos de improbidade administrativa: doutrina, legislação e jurisprudência. São Paulo: Atlas, 2007.

GALLIANO, A. G. O Método Científico: Teoria e Prática. São Paulo: Harbra, 1979.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: 2007.

MARTINS JÚNIOR, Wallace Paiva. Probidade administrativa. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. São Paulo: Saraiva, 2011. p. 478.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 32. ed. São Paulo: Malheiros, 2006.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional Administrativo. São Paulo: Atlas, 2002.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo . 14ª edição. São Paulo: Malheiros Editores Ltda., 1997, 94 p. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos