A importância do senso comum, da religião, da ciência e da filosofia.

Uma brevíssima discussão sobre a teoria do conhecimento

16/02/2017 às 20:19
Leia nesta página:

Uma breve divagação sobre as fases do conhecimento humano.

A epistemologia, mais popularizada como teoria do conhecimento, dedica grande parte de sua preocupação acadêmica com as categorias do conhecimento humano, que pode ser dividido em quatro itens: senso comum ou conhecimento vulgar, o teológico, o científico e o filosófico.

O conhecimento pautado no senso comum, por mais prosaico e paradoxal que ele seja, é, deveras, relevante para o desenvolvimento cultural, científico e social, embora seja oriundo, muitas vezes, de boatos, superstições, tradições, costumes e preconceitos arraigados, dado que têm o mérito de fazer surgir a dúvida, o questionamento, o espanto, o incômodo e a inquietação, que, via de regra, dão o "start" para desencadear todo o processo cognitivo. O senso comum é tributário e fruto da intuição e do imaginário coletivo, ou seja, trata-se de conhecimento realizado pela observação, não raro, despropositada e desinteressada dos fenômenos que nos circundam. A Mitologia Grega, grosso modo, é pródiga nesse sentido, sendo exemplo plausível da manifestação do senso comum, pois tentava explicar a realidade, a natureza, a vida e a morte mediante a narrativa de personagens míticos criados pela tradição popular.

O conhecimento teológico, a seu turno, tem por objeto a fé, a crença e o dogmatismo, principalmente no fato de que a criação do mundo, dos seres animados e inanimados que o habitam e do homem é obra de um ser divino, espiritual, sobrenatural, transcendente, metafísico e soberano que habita um plano superior da nossa existência, para o qual o conhecimento científico e filosófico não encontraria explicação mediante a demonstração racional e metódica comprovando a existência e o poder desse ser inefável. Fé e razão, crença e conhecimento, atuariam em planos completamente definidos pelo objeto a que suas atividades se sujeitam.

Já o conhecimento científico, além de possuir princípios, métodos e objetos próprios, específicos e determinados, utilizando-se da razão para fundamentar suas teses e conceitos, tem caráter eminentemente instrumental, provisório e transitório no manejo das ideias e das teorias. Aqui, como na Filosofia, a dialética e o contraponto são elementos importantíssimos para o desenvolvimento científico. Em ciência, o dogmatismo e a aceitação de verdades absolutas adulteram-lhe a essência, contaminando o processo cognitivo, de modo que torna, às vezes, uma determinada teoria em doutrina religiosa, descaracterizando-o como ciência. Voltando à noção de instrumentalidade, o conhecimento científico não importa um fim em si mesmo, mas serve de meio para se atingir certos objetivos: seja para melhorar a saúde das pessoas, para aumentar a produtividade no campo e na cidade, para otimizar os modais de transporte e os meios de comunicação, para organizar a sociedade de forma mais justa, ou para preservar o meio ambiente.

Por fim, temos o conhecimento filosófico que, apesar de recorrer sistematicamente à razão como acontece com o conhecimento científico, dele se distingue por não ser um conhecimento instrumental. Na verdade, o conhecimento filosófico consiste no fato de ser um conhecimento em si e ter por objeto temas dos mais variados matizes. Nesse contexto, a ética, a moral, a justiça, o belo, o bom, a lógica, o próprio conhecimento (epistemologia) etc. podem ser submetidos ao crivo filosófico. Ortega e Gasset, filósofo espanhol do século XIX e XX, jocosamente, discutindo a utilidade da Filosofia, dizia que ela era uma coisa com a qual e sem a qual o mundo continua tal e qual. No fundo, queria ele instigar o debate, por conta de, aparentemente, a Filosofia ter um certo distanciamento da realidade, do mundo e da concretude da vida. Mas o fato é que, em última análise, ela se preocupa com tudo que diga respeito à natureza humana, pelo que busca aperfeiçoar a convivência do homem consigo mesmo, com seu semelhante, com a sociedade e com o mundo.

Portanto, o conhecimento filosófico, dentro da gradação proposta, encerra uma discussão mais apurada e requintada sobre os assuntos que afligem o homem sob o ponto de vista racional, tendo em vista a abrangência com que aborda e expõe as grandes questões da humanidade.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcos Antônio da Silva

Mestre em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Discutir, ainda que superficialmente, as formas do conhecimento humano.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos