Narcotráfico: breves relatos

19/02/2017 às 19:56
Leia nesta página:

Uma forma simplificada para que a sociedade entenda como se inicia o tráfico de drogas, posteriormente entraremos mais profundamente no assunto.

Muitos dos problemas encontrados nos países Sul-americanos são conseqüência de políticas econômicas equivocadas e combate sem inteligência ao tráfico de drogas alimentado indiretamente pelo desemprego galopante comum a todos os países integrantes desse eixo, gerando um aumento sem controle da prática de crimes e barreiras sociais acentuando ainda mais a desigualdade social já tão marcante nesses países, crimes como seqüestro, tráfico de armas, roubo a bancos, homicídios variados, quase sempre todos ligados ao narcotráfico.

O Comércio ilegal de drogas (Tráfico) está inserido em toda essa região tendo como seus maiores produtores de matéria prima (Coca) a Bolívia, Peru e Colômbia. Essa atividade é considerada o segundo ramo econômico do planeta onde gera anualmente algo em torno de 500 bilhões de dólares, perdendo apenas para o tráfico de armas. O Narcotráfico se enquadra no mundo criminoso através de sua cadeia de atuação, produção, comercialização e distribuição em suas mais variadas formas e substâncias, tais substâncias ilegais levam seus consumidores/dependentes a comportamentos hostis a sociedade, provocando dependência física e psíquicas conseqüentemente agregam outras modalidades criminosas para buscar a manutenção do uso contínuo. A decomposição familiar é o primeiro resultado direto do uso dessas substâncias, colocando gerações em desamparo e segregação social, aumentando a despesa pública na área de saúde e retirando mão de obra do mercado.

A Droga mais produzida na América Latina é a cocaína tendo a maconha como porta de entrada para aliciar jovens, essa produção precisa de toda uma logística, pois é da América do Sul que se abastece o mercado internacional do tráfico, as diversas etapas para chegar ao consumidor/usuário, iniciando-se pelo cultivo nos países andinos já mencionados anteriormente, a coca é a planta que da origem a pasta base que após ser processada será a substância de pó branco que chamamos de cocaína, em seguida a etapa do cultivo e refino será preciso a realização do plano de distribuição por se tratar de atividade fora da lei é evidente a criação de caminhos não muito usuais para resguardar a atividade evitando ‘prejuízos’. Nesse momento entra o Brasil com território vasto e cerca de 17.800 km de fronteira seca é hoje rota entre os produtores e consumidores, após adentrarem nossas fronteiras seja via “rota do Solimões” ou Ponta Porã/Pedro Juan Cabalero elas cortam nosso país das mais variadas formas em direção a aeroportos, pistas clandestinas e portos com destino a Europa, Ásia e África. Quando chegam ao seu destinatário(grandes traficantes) é realizada a distribuição em pontos específicos para aumentar toda a cadeia de consumo até o usuário final que contribui na ponta para o aumento do comércio ilegal e toda cadeia de crimes agregado ao tráfico.

Os recursos conquistados com o tráfico como dito anteriormente são vultuosos e precisam ser objeto de declaração idônea o que gera a chamada “lavagem de dinheiro”, normalmente utilizando-se de obras de arte, ações em bolsa, jogos, estabelecimentos comerciais e hotéis, outra parte para realimentar a continuidade delitiva do comércio ilegal de drogas. O Narcotráfico mesmo sendo uma prática delituosa é formado por grupos organizados semelhantes às máfias Italianas, chinesas e japonesas daí sendo estes grandes destinatários finais. Enfim superficialmente e em poucas linhas foi possível descrever parte do mundo ilegal das drogas, nos próximos artigos vamos aprofundar o assunto citando as organizações que atuam direta e indiretamente inclusive esclarecendo alguns pontos da Lei 11.343/06 e da Portaria 344/98.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Valdo Tavares

Pós Graduação em Penal e Processo Penal Especialista em gestão de Segurança Pública Mestre em Ciências Penais e Criminologia. Professor em Cursos Preparatórios

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos